Práticas Pedagógicas na Educação Básica: o que evidenciam as pesquisas em educação é o nome da pesquisa desenvolvida por uma equipe de professores da Fundação Carlos Chagas em cooperação com a Representação da Unesco no Brasil. O estudo traz dados e análises que apoiam o debate nacional e o desenvolvimento de políticas públicas necessárias para fortalecer a formação docente, tarefa essencial para assegurar a educação de qualidade para todos.
Baseado em pesquisas científicas produzidas e publicadas no Brasil no período 2008-2018, o levantamento traz práticas que mostram alternativas pedagógicas diferenciadas e que têm potencial para se tornarem referência na formação inicial e continuada de professores(as) que atuam ou atuarão na educação básica.
No dia 28 de outubro, uma live reuniu diretores e representantes da Unesco no Brasil, da Fundação Carlos Chagas e da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação para a divulgação de dados inicias do estudo. As pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas Bernardete Gatti, Liliane Bordignon, Patrícia Albieri e Gisela Tartuce apresentaram os objetivos do estudo, metodologia, resultados e recomendações. O sociólogo e consultor de Educação da Unesco no Brasil, Wagner Santana, foi o moderador do evento.