Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

UFSC oferece conteúdos de realidade aumentada para escolas públicas

Acesse o site do projeto e conheça mais detalhes.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem desenvolvendo iniciativas que oferecem ferramentas de realidade aumentada para as escolas públicas, com o objetivo de disseminar o uso de novas tecnologias educacionais no Ensino Fundamental e Médio. As ações estão ligadas ao projeto RAEscolas, do Laboratório de Tecnologias Computacionais da UFSC (LabTeC) Financiada pelo CNPq, a iniciativa conta com um repositório on-line de artefatos de realidade aumentada.

O projeto tem parceria com The Open University, de Londres, e representa uma importante ação de pesquisa e extensão, integrando professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de graduação em Engenharia de Computação e Medicina, e interagindo com professores da rede municipal de educação na promoção de conteúdos com o uso da tecnologia de realidade aumentada.

Alexandre Marino, professor da UFSC, conta que o processo de aprendizagem do RAEscolas acontece por meio de cards que contemplam diversas áreas, como Saúde, Física, Química e Astronomia. “Esses cards, de fato, estimulam o aprendizado de forma criativa onde todos podem ter acesso por meio de recursos digitais, tablets, celulares ou até mesmo o datashow em salas de aula com recursos digitais e com uma animação em 3D”, afirma Marino.

O acesso a todos esses conteúdos é aberto e gratuito, e eles podem ser acessados no site do projeto ou por meio do QRcode dentro do RA Repositório. Os cards são apresentados em categorias e com opções para serem baixados e impressos. Além de práticas integrativas e oficinas com alunos nas escolas, o projeto prevê ainda uma capacitação dos professores para uso da tecnologia em sala de aula. 

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar