Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Histórias e meio ambiente: planetapontocom indica livros para celebrar o Dia das Crianças

No dia das crianças, que tal apostar em livros que reforçam, por meio da criatividade, o convívio da infância com a natureza? De acordo com o relatório ‘Crianças, Adolescentes e Mudanças Climáticas no Brasil’, do Unicef, mais de 60% de meninos e meninas estão expostos a mais de um risco ambiental. Por isso é tão urgente priorizar crianças e adolescentes nos debates sobre meio ambiente e mudanças climáticas. E, neste contexto, envolvê-los com histórias e narrativas sobre o assunto é um primeiro passo para conquistar a atenção.

Para contribuir nesta discussão, o planetapontocom selecionou cinco títulos. Confira a lista: 

Turma do Planeta
A Coleção Turma do Planeta (Editora Yellowfante – Grupo Autêntica), de autoria de Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom, mostra a possibilidade da convivência harmônica na diversidade e as vantagens da colaboração em contraponto à competição, tendo o lúdico como estratégia para construir conhecimento e um mundo onde as crianças se tornem indivíduos comprometidos com a natureza. 

O Planeta está com febre
Que tal uma dica de livro que fala sobre o aquecimento global? O tema atual é abordado na  obra escrita por Luciana Rosa (Editora Zit) que conta a história do planeta Terra que precisou ir ao médico e descobriu que a febre era causada por uma grave doença: o aquecimento global. No final, o livro mostra que com amor as pessoas podem mudar e até mesmo salvar o planeta. 

Chico, homem da floresta
Uma das obras que faz parte da coleção Brasileirinhos, uma série de títulos que conta histórias de grandes personalidades brasileiras.  ‘Chico, homem da floresta’ apresenta a trajetória de Chico Mendes, defensor da natureza e dos povos originários do Amazonas. A obra é de autoria de Lúcia Fidalgo (Editora Paulus).

O quintal da minha casa 
Animais, plantas, paisagens e climas de todos os tipos estão presentes no quintal deste livro ilustrado, que será a porta de entrada para que os leitores reflitam sobre o meio ambiente e como estamos cuidando de nosso planeta. Escrito por Fernando Nuno (Companhia das Letrinhas), o livro tem como objetivo de mostrar a criança a importância de se preservar a natureza e a sua diversidade. 

Azul e Lindo – Planeta Terra, nossa casa 
Escrito por Ruth Rocha (Editora Salamandra), o livro foi inspirado na Declaração Mundial sobre o Meio Ambiente.  O que fazer para impedir que os solos se tornem desertos, que as águas fiquem envenenadas e que as florestas sejam devastadas? Como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo?

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar