Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados às chamadas “telas digitais”: internet, celular, televisão e videogames. Com que frequência e de que forma costumam utilizá-las em seu cotidiano? Para analisar esse fenômeno e chamar a atenção de pais e educadores para a importância da mediação educativa, foi criado o projeto iberoamericano Gerações Interativas, idealizado pela Universidade de Navarra (ES).
O principal objetivo do projeto é promover a realização de uma pesquisa bianual de caráter comportamental em escolas espanholas e latino-americanas, visando conhecer, em detalhes, o quanto os alunos dos seis aos 18 anos estão envolvidos com as mídias digitais, e os respectivos impactos desse hábito nos meios familiar e escolar.
O estudo está aberto a todas as escolas brasileiras. Para isso, basta que a unidade tenha computadores conectados à web. A pesquisa será aplicada por meio de um questionário on line que os estudantes respondem, anonimamente, em suas escolas. Cada escola recebe uma senha de acesso para ser utilizada por todos os alunos. Para receber essa senha, a escola deve preencher um formulário na internet .
Clique aqui para acessar o formulário
A escola participante da pesquisa receberá relatórios personalizados sobre os dados coletados na sua instituição. A partir desse diagnóstico, espera-se que a escola incorpore em seu planejamento pedagógico uma proposta de uso dessas informações para desenvolver atividades voltadas para educadores, alunos e suas famílias relacionadas ao uso responsável das telas digitais. A primeira edição deste estudo aconteceu no ano passado. A pesquisa teve como resultou a publicação do levantamento A Geração Interativa na Ibero-América.