Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

A importância das TICs na educação

“Eles  [crianças e jovens] ‘vivem’ tecnologias e quem não vive sonha em viver. É o mundo deles. Isto é fato. Como ignorar este potencial? Como permanecer no cuspe e giz?”, Marise Brandão.

marise

Por Marcus Tavares

Marise Brandão é Orientadora Tecnológica Educacional do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Até pouco tempo era professora de Atividades Integradas – Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes – na Escola Estadual Dr. Álvaro Rocha, localizada no município de Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro. Quem a conhece pela primeira vez rende-se logo à sua simpatia. Mas, em seguida, impressiona-se com o seu trabalho de dedicação ao ensino e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula.

Não é à toa que Marise, hoje, também atua como Orientadora Tecnológica do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Capacidade reconhecida internacionalmente desde 2008, quando ela ganhou o título de Embaixadora da Microsoft e o prêmio Microsoft Educadores Inovadores – categoria Educador Inovador.

Leitora assídua da revistapontocom, Marise conversou com a equipe sobre o projeto, ações e sonhos.

Acompanhe:

revistapontocom – O que é ser um educador nos dias de hoje?
Marise Brandão
 – Hoje, ser educador exige muito mais do que ter somente conhecimento sobre sua área específica. É preciso ser um estimulador do prazer em construir o conhecimento. O educador tem que ensinar seus alunos a pensarem, a descobrirem, a desenvolverem suas competências e habilidades. O professor do século XXI é um estimulador, motivador no desenvolvimento de habilidades e  potencializador de competências nos alunos. Mas para isto, ele tem que quebrar os velhos paradigmas da escola tradicional, deixando de ser somente um transmissor de informações.

revistapontocom – Neste sentido, qual é o papel das tecnologias da comunicação no processo de ensino e aprendizagem das atuais gerações?
Marise Brandão
– Elas devem ser um dos instrumentos para a construção do conhecimento. No mundo de hoje, as tecnologias são indispensáveis na educação das crianças e dos adolescentes. Eles ‘vivem’ tecnologias e quem não vive sonha em viver. É o mundo deles. Isto é fato. Como ignorar este potencial? Como permanecer no cuspe e giz? Todo professor deveria assistir a este vídeo antes de se negar a usar as TICs com seus alunos.



revistapontocom – Há dois anos, você recebeu o prêmio Microsoft Educadores Inovadores, na categoria Educador Inovador. A premiação foi fruto do projeto o Vôo BPF Brasil, Portugal e França. Que projeto foi esse?
Marise Brandão
 – Utilizando como temática o centenário de Santos Dumont, o projeto teve o objetivo de criar uma comunidade de aprendizagem em rede, estabelecendo um intercâmbio com escolas do Brasil, Portugal e França. O projeto foi desenvolvido por quatro escolas, duas no Brasil, uma em Portugal e uma na França. Criamos uma aprendizagem em rede, onde os alunos se tornaram os autores, construindo o conhecimento de uma forma muito participativa e colaborativa. Partimos da leitura do livro de Claudio Fragata, Seis Tombos e um Pulinho, que fala sobre Santos Dumont. As atividades envolveram 115 alunos de seis turmas do Ensino Fundamental dos três países.

revistapontocom – O projeto foi inovador ao aliar as TICs e outras escolas de outros países?
Marise Brandão
– Acredito que o projeto foi bastante inovador porque ele foi ousado. Não foi um projeto de consumo de informações, mas de produção de conhecimento por meio da autoria do aluno. O projeto inovou por ultrapassar os muros da escola, tornando a aprendizagem mais flexível no tempo e no espaço e unindo dois continentes. O planejamento do trabalho começou com uma reunião inicial com os alunos, explicando a importância de eles estarem inseridos no projeto. Após uma pesquisa na internet para recolher material sobre Santos Dumont, foi criado o blog Vôo BPF com a finalidade de publicar os trabalhos, as imagens e a opinião dos envolvidos. Todas as atividades de realização dos trabalhos publicados no blog utilizaram tecnologia digital e informática que permitiram desenvolver nos alunos competências que levam à infoinclusão e literacia digital. Ao final das atividades, houve a realização de uma videoconferência envolvendo representantes do Brasil, Portugal e da França. O MSN Messenger foi o principal veículo de comunicação e troca de informações entre os professores.

revistapontocom – E quais foram os resultados?
Marise Brandão
– Bem, durante o desenvolvimento do projeto, fui chamada de muitas coisas, todos achavam que eu estava delirando, sonhando e que eu tinha perdido o rumo. Chamava meus colegas para participarem e eles me olhavam de modo estranho. Eu falava em videoconferência com Portugal, França. Falava em blog colaborativo, em webquests. Falava em crianças de uma escola estadual que nunca haviam tocado em computadores, crianças que estavam rotuladas, recuperando os conteúdos, e, agora, tendo prazer em estudar. Falava em apoio das famílias, enquanto sempre falavam na falta de apoio das famílias. Os resultados foram os melhores possíveis. Houve uma grande mudança de comportamento por parte dos alunos, aumentando o interesse pelos estudos, o desenvolvimento de competências e habilidades, elevando a auto-estima de todos os envolvidos. Acho que a maior conquista deste trabalho foi a verdadeira inclusão digital, que mudou a história de vida de vários alunos.

revistapontocom – E de lá para cá?
Marise Brandão
 – O trabalho com as TICs na sala de aula continua até hoje. A diferença é que a Microsoft me apóia atualmente. Ano passado, a Microsoft e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro me levaram a Washington para participar de um congresso, onde tive a alegria de ver o projeto valorizado e conhecer outros maravilhosos. Hoje, faço parte dos Educadores Inovadores em Rede da Microsoft. Estamos sempre juntos, seja presencialmente ou online, trocando experiências e fazendo reflexões. A Microsoft conseguiu unir todos os Educadores Inovadores do Brasil com os Professores Nota Dez de 2009, imagina no que isto vai dar. Principalmente em nosso estado, onde a Secretária de Educação e sua equipe acredita e apóia o uso das TICs para a evolução e revolução na educação.  Ainda estou à frente do portal www.webeducacional.com, onde professores e estudantes de vários estados do Brasil e de Portugal criam suas webquests, baixam softs, pesquisam e recebem informações e orientações. No ano passado, desenvolvi o projeto Reciclar é um Barato. O projeto promoveu o intercâmbio de profissionais do Brasil, Guatemala e EUA (http://reciclareumbarato.blogspot.com/).

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
80 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patricia Zimmer
Patricia Zimmer
7 anos atrás

Somos todos capazes, vamos trabalhar juntos para que nosso trabalho melhore a cada dia.

Leidiane Ferreira da Silva
Leidiane Ferreira da Silva
9 anos atrás

parabéns professora! com a transmissão da informação ,na instrução de ambientes de aprendizagem , é onde o aluno realiza atividades e constrói o seu conhecimento.Com as TIC,s uma nova pratica de educação ocupa lugar de destaque na pedagogia,quebrando barreiras e limites.

ed garcia
ed garcia
9 anos atrás

Tudo é mais fácil quando se tem recursos, se vire nos 30 em um interiorzinho e com multisseriado ,educação infantil.

Evandro Ribeiro de Souza
Evandro Ribeiro de Souza
9 anos atrás

É muito importante a existência de espaço onde se possa discutir matérias importantes como essa entrevista sobre a inclusão das TICs na sala de aula, e promover debates nas redes sociais de forma que os particantes posam expor suas ideias e agregar conhecimentos que possam contribuir para sua prática pedagógica.

Carmen Correia
9 anos atrás

Parabéns pela coragem e ousadia em inovar. Sonhar e pôr em prática é fator fundamental. Continue investindo em seus planos e projetos, que visam enriquecer o conhecimento de muitos, tenho certeza que serás muito abençoada por isso.

Amadeu José da Silva
Amadeu José da Silva
9 anos atrás

Gostei do trabalho que você vem realizando, professora Marise Brandão, porque o Brasil precisa por demais de pessoas como você, com toda essa disponibilidade para levar a educação avante. Ter conhecimento das TIC s e indispensável para todo educador. Parabéns, professora, pelo seu desempenho.

Maria Inez
Maria Inez
9 anos atrás

Achei extraordinário o Projeto, ainda mais que fala sobre o imortal Santos Dumont. Gênio brilhante, mestra brilhante. As TICs nas escolas hoje faz parte do cotidiano e do imaginário do aluno e não inserir conhecimentos voltados para este tipo de aprendizagem é ficar para tráz.
Parabéns mestra Marise, você valoriza demais a educação.
Abraços: Maria Inez

MARLENE NUNES SILVA PINTO CATE-D14S10-G4
MARLENE NUNES SILVA PINTO CATE-D14S10-G4
Reply to  Maria Inez
9 anos atrás

Olá, Boa noite!!!

Parabéns, Marise Brandão, fiquei bastante vislumbrada com a idéia que você teve de compartilhar seu projeto com outras nações, deve ter sido muito interessante o trabalho desenvolvido pelos alunos sob sua orientação.

Cláudia Cardoso Brandão (MD) (CHQ)
Cláudia Cardoso Brandão (MD) (CHQ)
10 anos atrás

Parabéns, Marise Brandão, o Brasil está precisando de professores como você criativos, inovadores, visionário e que não tem medo nem preguiça de por em prática mesmo com os olhares de desconfiança dos colegas.

Professora Janea Dias
Professora Janea Dias
10 anos atrás

Olá,Marise Brandão!
Parabéns pelo seu belíssimo projeto! Com certeza, acreditar que como educador no século XXI poderemos continuar lecionando nos moldes tradicionais, com “cuspe e giz”, é no mínimo ingenuidade. O vídeo nos mostra a pura realidade dos jovens brasileiros. Mesmos os maiis carentes, os menos favorecidos fazem uso das Tics diariamente. Sou professora da Rede pública do Rio de Janeiro e leciono em dois colégios em bairro humilde da baixada fluminense. Ambos se localizam no alto do morro, numa região de difícil acesso. Os alunos dessas escolas são bem carentes, mas a maioria tem celular. Aproveitando a sala de multimeios de uma dessas escolas, criei um projeto em que pude compartilhar os trabalhos de meus alunos em blogs: (http://blogdaprofessorajaneadiasturma602.blogspot.com.br/search/label/F%C3%A1bulas%20-%202%C2%BA%20bimestre%20de%202011). Esse blog tem mais de trinta mil acessos. Atualmente, trabalho com o Ensino Médio e, observando o uso constante que os alunos fazem do Facebook, criei outro projeto utilizando essa Rede Social como mais uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Formei um grupo separado para cada turma e nesses espaços disponibilizo para os alunos vídeos, links, fotos e sites referentes à matéria . Além disso, eles interagem continuamente, tiram dúvidas, ajudam um ao outro e, sobretudo, tornarm-se mais achegados a mim. Resultado muito positivo, pois os conhecendo melhor procuro ajudá-los ainda mais.

Alessandra Fu
10 anos atrás

Aos professores que buscam uma boa ferramenta sugiro o site http://www.examtime.com.br ele é ótimo online e grátis. Possui suporte para criar Mapas Mentais, anotações, quiz, flashcards, plano de estudos e mto mais. É interativo e super fácil de usar pelos alunos também!
Recomendo

samuel da silva alencar
10 anos atrás

Não posso deixar de reconhecer o excelente trabalho. Só quem vivencia sabe o quanto é gratificante!

samuel da silva alencar
10 anos atrás

Parabéns pelo ótimo trabalho desenvolvido. Auspiciosos horizontes despontarão!

ABRAHÃO SANTANA
ABRAHÃO SANTANA
11 anos atrás

Fiquei maravilhado com o seu trabalho, sou estudante do curso de Sistema da Informação na UNDB em São Luís do Maranhão, e estou desenvolvendo minha Monografia neste tema; “A importância das TIC’s na Educação”, queria parabenizá-la pelo trabalho que vem desenvolvendo, que considero de suma importância para o desenvolvimento do conhecimento. Gostaria de saber como a senhora poderia contribuir com meu trabalho monográfico. Que Deus abençoe sua vida e seus trabalhos, aguardo contato!

Suseli Dantas
Suseli Dantas
12 anos atrás

Fiquei impressionada com um projeto tão ousado como este. Realmente, o nosso país precisa de educadores assim: ousados, que não tem medo de novos desafios. Certamente ele servirá de incentivo para que outros educadores também se engajem em projetos ousados como este. Parabéns, professora! Fiquei impactada com a leitura desta entrevista, ao ver a forma como você encara a educação. Espero conseguir inovar também a minha prática pedagógica.

Suzana
Suzana
12 anos atrás

Olá mestra!!! Estava eu navegando como de praxe pela internet procurando ideias para o meu projeto envolvendo as tecnologias para uma escola pública daqui de Manaus-Am, quando me deparei com sua reportagem neste site, e ao ler fui ficando muito contente em saber que não estou navegando sozinha por estes mares da educação, pois professora Marise Brandão,nós professores deste país acabamos sendo muito abençoados, pq a esperança paira 24 horas em nossas vidas, este Brasil tão lindo merece sair em destaque neste campo tão necessário para o desenvolvimento de nossa nação, temos que fazer a diferença, inovar sempre e procurar estar conectados com os alunos dos “novos tempos ” , gostaria muito de poder trocar ideias contigo, pois estou fazendo meu primeiro projeto para colocar em prática ainda este ano de 2012 e ficaria muito grata com suas orientações e ajuda nesta área professora. Sem mais aguardo um contato. email [email protected]

elissandra
elissandra
12 anos atrás

Achei muito importante esse projeto , ta de parabéns Marise Brandão ,precisava de mas pessoas assim para expor esta visão de futuro que todos nós precisamos .

Deise Lourenço
12 anos atrás

São profissionais como Marise, que não nos deixam perder a capacidade de sonhar e criar novidades interessantes, quando outros nos julgam sonhadores, “inventores de moda” ou coisa semelhante. Acompanho a jornada dessa incrível profissional desde que fiquei sabendo que uma de nossas colegas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro apresentou um projeto inovador e ganhou o prêmio e incentivo da Microsoft.
Parabéns Marise! Continue inovando, criando, produzindo conhecimento. Ainda precisamos aprender muito contigo.

Joel Batista de Souza
Joel Batista de Souza
12 anos atrás

Realmente, não podemos mais ficar de fora ,vendo nossos filhos emaranhados nas redes sociais e muitas das vezes lhes pedindo para fazer isso ou aquilo na NET e nem pensar em romper paradigmas tolos que nos causam perdas irreparáveis relacionadas ao saber, a Prof Marise está com a bola Cheíssima, meus parabéns !!!

gianyabreu
13 anos atrás

É muito bom saber que pessoas como você existem de verdade!!! Continue sendo semeadora de coisas boas!!
Bj!!
Giany Abreu NTEVR – RJ

Marise Brandão
13 anos atrás

Vocês não tem idéias de como os comentários de todos estão me fazendo bem hoje.
Saber que tudo que passei e ainda passo, pois para nós educadores nada é fácil, que saio hoje da educação, mas que meu trabalho está servindo de exemplo para muitos, gente isto é bom demais!
Obrigada por todas estas palavras carinhosas e que Deus ilumine o caminho de todos.
bjs

Rosenilde e Thaiane
Rosenilde e Thaiane
13 anos atrás

Professora Marise sua iniciativa é muito interessante, pois leva os alunos a produzirem seu próprio conhecimento e dismistifica aquele paradgima que só o professor é dono de todo conhecimento. Apesar das dificuldades (falta de recursos, colaboração etc.) nos mostra que é possível inovar e colher bons frutos, isso é um estímulo a nós professores das futuras geracões.

garcienhe s. paulino e claudiana agrela
garcienhe s. paulino e claudiana agrela
13 anos atrás

os trabalhos de marise muito nos estimulam, nos incentivam, nos fazem refletir em nossa vida como futuros educandos. Não á conheço pessoalmente,mas, sem dúvida é uma pessoa admirável em seu percurso como educadora, orientadora, enfim, conhecer sua prática educativa.

nubia gama e leandro pinho
nubia gama e leandro pinho
13 anos atrás

Não tive acesso antes a este site. Agora virtualmente através de alguns de seus trabalhos que muito nos encorajam, nos motivam, nos fazem pensar muito em nossa caminhada como educadores. Gostaria de conhecê-la pessoalmente e saber mais de seu percurso como educadora, orientadora, enfim, conhecer sua prática educativa. O incentivo nessa nossa busca pelo conhecimento é essencial para melhorarmos como pessoas e isso é que realmente faz a diferença no campo de trabalho e no campo pessoal da vida de cada um de nós. Parabéns pelos incentivos dados e pela dedicação em fazer seu trabalho como educadora.

Claudia e Cimália
Claudia e Cimália
13 anos atrás

Inovar parece quase impossivel, quando a realidade de muitas escolas, mesmo com salas de informatica, ainda está aquém ( como não poderia deixar de mencionar a esfera pública, e os seus recursos destinados a educação).
Como inovar se as mesmas têm como “semente” educandos funcionais, que só lêem para passar de ano ou pior, nem lêem?
Projetos como o seu podem funcionar. Entretanto, depende muito do papel gradual e constante do educador à frente das salas dessas escolas.

helen e francisca
helen e francisca
13 anos atrás

A iniciativa do projeto da professora Marise, é muito importante para o futuro da educação em nosso país, pois é de projetos como esse e de profissionais como ela, que precisamos para mudar o futuro dos nossos alunos, tendo em vista os inumeros problemas que envolvem o uso das tecnologias nas escolas, quando os alunos são privados de tal recurso gera um atraso na questão de aprendizagem. O papel dessa educadora é de conscientizar os profissionais da educação em promover novas mudanças. Parabéns professora Marise.

Francinalva/Luza
Francinalva/Luza
13 anos atrás

Muito interessante a criação desse projeto pois o mesmo promete uma grande inovação do processo educacional estimulando os alunos a galgarem novos caminhos e ampliar os já adquiridos com a inclusão digital que os ajudarão também na troca de conhecimentos com outros alunos conectados em rede. e incentivar o próprios professores a buscar novos meios didáticos.

Gabriel e Ariadne
Gabriel e Ariadne
13 anos atrás

É de extrema relevância a evolução, a vicissitude, que este projeto vem acalhar, edificando, transformando a vida educacional desses alunos, que muitas das vezes é totalmente esquecido devido fazerem parte de uma realidade diferente. Você está de parabéns Professora Marise Brandão. É desse estilo de profissional que o nosso Brasil está carente. A educação agradeçe, pois é o berço da civilização.

Alberto Luis Gulele
Alberto Luis Gulele
Reply to  Gabriel e Ariadne
8 anos atrás

Eu nao tenho muito a dizer se nao reconher a mama Marise Brandao pelo aquilo que voce merece esse projecto e tao Inportante para nos joens. Isso me faz sentir o Seclo XXI.Forca Mae…. “mae para todos”

Evilson e claudio
Evilson e claudio
13 anos atrás

Em forma de uma aula em sala da minha graduação,tive a oportunidade de conhecer esse projeto,achei muito interessante!!Pude perceber que com projetos dessa categoria houve uma relação e interação de pessoas do nivel,de outros paises e etc…Mas com projetos dessa naturalidade poderiam existir mas ideias que levassem comunicação,interação e envolvimento de informação!!!porque na realidade projeto significa apontar ideias significativas a quem ira aplica-las!!porque na verdade é muito legal a frase que vc usou.”Eles vivem tecnologias e quem não vive sonha em viver”.Isso implica que vc agredita na capacidade que jovens e crianças tem em desenvolver e praticar informação e comunicação..

Delmária e Marcia Raquel
Delmária e Marcia Raquel
13 anos atrás

Professora Marize, é gratificante para nós futuros educadores tormarmos ciência que existe um projeto dessa grandeza que insentiva alunos de escola pública a utilizar as tecnologias e desenvolvendo seus talentos. Realmente pricisa-se de alguém que acredite na capacidade de cada uma dessas crianças, que muitas vezes não tem oportunidade de obter o conhecimento que as TIC’s pode oferecer.
Também concordamos que “cuspe e giz” já está ultrapassado e apoiamos o uso das TIC’s em sala de aula no processo de ensino apredizagem.

Tatiana Ataujo Nunes
Tatiana Ataujo Nunes
13 anos atrás

Olá,

Professora Marise Brandão.

Em primeiro lugar adimiro sua coragem por ficar a frente de um dos problemas que temos no nosso pais, que é a educação este problema que depende de todos nós educadores para conseguirmos dá um basta na falta de conhecimento que nossos alunos não conseguem ter por motivos da própria população que não dá importância a educação.É de mera importãncia o conhecimento tecnológico, não dedicando somente a uma língua que é complexa por regras e normas.
A educação deve ser sempre inovada, mas só depende de cada um de nós.
´´

Stefany
Stefany
13 anos atrás

Acredito na força das TIC´s, assim como acredito que futuramente se nós como professores e futuros
professores não nos adequarmos às novas tecnologias, provavelmente seremos taxados como atrasados
e perdidos no tempo. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação estão cada vez mais essencias para o desenvolvimento de qualquer atividade de trabalho. Infelizmente existem escolas que possuem laboratórios de informática completíssimos, mas não utilizam.
É preciso que haja maior conscientização, pricipalmente dos educadores, afim de estimular e aumentar o interesse para as TIC’s não só dos alunos como dos proprios educadores.

Suziane e Vanessa
Suziane e Vanessa
13 anos atrás

A iniciativa do trabalho foi ousada, pois o envolvimento dos alunos no projeto foi marcante, pois a maioria dos alunos de escola publica nao tem acesso a computadores nem internet. Esse projeto foi uma novidade e tudo que e novidade chama muito a atençao , pois eles mesmos tiveram a oportunidade de se comunicar com crianças de outros paises como Portugal e França.E ouve um feed back tanto da parte dos alunos quanto da parte da professora.

Adriana Silva e Poliana Nobre
Adriana Silva e Poliana Nobre
13 anos atrás

Professora Marise Brandão,

Nos sentimos extramamente motivadas como acadêmicas do curso de Letras, em conhecer projetos que estimulem a educação. Sabemos o quanto é importante levar os educandos a produzirem trabalhos para um melhor desenvolvimento educacional. É um desafio que certamente estamos enfrentando, porém temos a certeza de que a curto ou longo prazo os resultados serão obtidos,principalmente se tratando de escola pública. Parabéns pela iniciativa.

Camila e Gleiciane Costa
Camila e Gleiciane Costa
13 anos atrás

Professora Marise Brandão, lendo sobre o projeto podemos perceber o quanto é importante a postura diferenciada de um educador, não aquele que se prende a algo rotineiro,a leituras e pronto, e sim aquele que estimula o educando a algo novo,usa o dinamismo, busca o conhecimento de formas variadas. Sabemos que as vezes a realidade não permiti que possamos desenvolver projetos como esses, porém é possivel e preciso que cada um de nós futuros educadores façamos nossa parte.

Greice e Lucianne Mayra
Greice e Lucianne Mayra
13 anos atrás

Como é bom ter pessoas como a professora Marise Brandão dentro da área da educação. Precisamos de professores assim, dispostos a ajudar na educação do Brasil. Realmente é fato a importância da tecnologia na sala de aula, e podemos comprovar isso a exemplo de Marise com seu glorioso projeto: “Houve uma grande mudança de comportamento por parte dos alunos, aumentando o interesse pelos estudos, o desenvolvimento de competências e habilidades, elevando a auto-estima de todos os envolvidos.” Então ,há trabalho mais eficiente do que esses, dentro da educação, que encontram méritos tão satisfatório? Não. Os alunos então que fizeram parte que o digam!

Murilo
Murilo
13 anos atrás

Marise, parabéns pela ótima iniciativa de inclusão e de estimulo aos alunos na apremdizagem, que muitas vezes necessitam de projetos como esses para desenvolverem seus conhecimentos e habilidades de forma inovadora na educação globalizada.

gilmara e rosielce
gilmara e rosielce
13 anos atrás

O projeto é bastante criativo e interessante, porque além de levar os alunos á interagirem com outros alunos de outras nacionalidades,incentivou para que os mesmos utilizem este aplicativo com o intuito de adquirir novos conhecimentos e novas formas de aprendizagem que ultrapassem as barreiras encontradas na sala de aula.

Leonardo de Lima
Leonardo de Lima
13 anos atrás

O trabalho da Marise Brandão é de suma importância já que utiliza os recursos tecnólogicos na escola como meio de propiciar a busca pelo conhecimento.Este projeto promoveu a interação de estudandes de três países diferentes e dois continentes distintos por meio do msn(recurso que permite conversar on line no computador).
Seus resultados foram extremamente satisfátorios já que fomentaram a busca pelo conhecimento por parte dos alunos e aliou a educação a um realidade trivial “A tecnologia”.

jardson santos diniz - emanuelle lima
jardson santos diniz - emanuelle lima
13 anos atrás

Muito boa a iniciativa, pois, o ponto de vista da educação em relação aos tics está muito aquém do esperado;a educação vive um momento de dinamismo precisando assim acompanhar todas as tranformações ocorridas no sistemas,espero que mais educadores tenham essa mesma mentalidade e contribuam para termos uma educação inovadora, abraços…

Ilana Landim
Ilana Landim
13 anos atrás

É bom saber que podemos ultrapassar os muros da escola.Projetos como o da professora Marize só nos mostra que podemos sim mudar a educação do nosso país.Acredito que se cada professor colocasse seus sonhos no papel muitas vidas serão transformadas e muitas crianças e jovens terão mais entusiasmo para irem à escola.Parabéns profº Marize.

Pricesa Eliane
Pricesa Eliane
13 anos atrás

Senhora Marise Brandão, achei espetacular a sua iniciativa por fazer este projeto voltado para a educação e isto me inspira ainda mais a fazer algo que faça a diferença e torne o ambiente educacional mais agradável e atraente,tenho que estudar muito para chegar no seu nível,mas sei que com esforço e criatividade consigo chegar lá.Admiro sua maneira de se expressar,gostei do seu conceito sobre o que é ser um educador isto me levou a refletir a minha futura profissão e não quero ser apenas mais um educador no mercado de trabalho mais uma” investidora de potenciais”.
Parabéns mesmo,você merece.

Graciente e Maria
Graciente e Maria
13 anos atrás

Parabéns professora, pelo seu projeto maravilhoso. Esse projeto é uma verdadeira inclusão social, pois mudou vidas de alunos. Alunos que não acreditavam mas em seu potencial, pois conseguiu fazer com que os alunos conhecessem, interagissem etc.Se todos os educadores quebrassem com o velho paradigma da escola tradicional, deixando de ser somente transmissor de informações, a maioria dos nossos alunos já teriam uma nova visão de conhecimento. bjos

glqaucia dutra vianna de oliveira
glqaucia dutra vianna de oliveira
Reply to  Graciente e Maria
6 anos atrás

Que iniciativa corajosa que só estimula a todos a buscarem meios dentro das tic’s em nossas precárias instituições brasileira para disponibilizarmos aos nossos alunos ideias de como o Brasil pode evoluir através da educação tecnológica. Muito obrigada por isso!

Eliete Santos
Eliete Santos
13 anos atrás

Profª Marise, é muito interessante e estimulador conhecer um projeto tão inovador que oportuniza às crianças e adolescentes uma relação com as TIC’S que não se atém apenas ao entretenimento, mas que propicia uma aprendizagem significativa. É uma esperança para os educadores que pensam em dar oportunidade semelhante àqueles que não tiveram acesso às tecnologias _ pelo menos não com este caráter_ o passaporte a este universo de conhecimento, leituras e ludismo que as TIC’S podem oferecer.

Elizeu Pereira dos Santos
Elizeu Pereira dos Santos
13 anos atrás

Parabéns pela iniciativa professora Marise, eu sou aluno do curso de Letras e sempre sonhei em ser professor, acho que nós devemos sempre nos mover para que o ensino saia deste estado de estagnação que você denominou muito bem de “cuspe e giz”, o ensino precisa decolar para um avanço.
Só assim o ensino sairá da pequena dimensão de sala de aula e alcaçará o ambiente do aluno, inclusive sua família.

Felipe Rodrigues
Felipe Rodrigues
13 anos atrás

Oii Marise!

Achei super interessante a sua iniciativa, pois educar com as tic’s é o melhor caminho para realmente alcançar o objetivo maior que é fazer com que as crianças e jovens possam, cada vez mais, encontrar nas Tecnologias de Comunicação um verdadeiro aliado para o desenvolvimento de suas habilidades e competências. A valorização desses meios, sem dúvida, acordarão muitos professores para a realidade que os cercam, pois elas são as realidades de muitos alunos. Trazendo e usando as tecnologias para nosso lado, com certeza, facilitarão no processo ensino-aprendizado em sala de aula.

Fabiana e Ana Regina
Fabiana e Ana Regina
13 anos atrás

Olá Marise você é uma excelente professora, pois conseguiu desenvolver um projeto inovador e que mereceu prêmio. Iniciativas como esta que educadores devem ter, para estimular o prazer em construir conhecimento. Parabéns!!!

Natha e Carla Julia
Natha e Carla Julia
13 anos atrás

Marise é uma grande professora pois conseguiu atingir seu objetivo, elaborando um projeto onde venceu suas dificuldades. Soube se expor de maneira correta e utilizar as tic´s em sala de aula, onde trabalhou o desenvolvimento dos alunos de forma espontanea.
Adoramos o modo significativo como trabalha em sala de aula,inovando cada vez mais e trazendo para os alunos as diversidades de recursos para se utilizar em sala de aula, favorecendo melhor o desempenho de cada um.
Marise, concordamos plenamente com sua iniciativa, todos os professores deveriam usar esse recurso, pois só assim o conceito de sala de aula pode melhorar, e estimular os alunos a se interessarem mais por seus estudos.

Bruna Castro
Bruna Castro
13 anos atrás

Realmente, esse trabalho é de grande importância para que os alunos de diversos lugares possam se comunicar, interagir, conhecer novas culturas, e outras realidades… E isso mostra que as Tics não podem ser vistas apenas como uma novidade, mas sim, como uma nacessidade, que se bem usada pode trazer grandes beneficios para nossa educação.

Késia e Sabrina
Késia e Sabrina
13 anos atrás

Parabéns professora pelo seu trabalho, você nos deu um insentivo de desenvolver projetos e renovar nossas aulas utilizando recursos para chamar atenção dos adolescentes muito obrigada pelo seu trabalho.

OBS:alunas do curso de letras português 5° periodo.

BOA SORTE.

Felix Ribeiro (sao luis-ma)
13 anos atrás

Que trabalho lindo,e nos professores que estamos iniciaando
agora temos que nos espelharmos em professores assim.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar