Relato de experiência da equipe da Creche Municipal Maria Arminda Falabella Souza Aguiar, localizada na Ilha do Governador. Professora de Educação Infantil – Andréa Abreu; Agente de Educação Infantil – Andréa Batista, Eliane Bottino, Fátima Mendes e Soraia Gallo.
A proposta do projeto Esse Rio é Meu foi enviada para todas as unidades escolares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para que ele fosse articulado na comunidade escolar, conforme suas peculiaridades.
O projeto Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade. A creche está desenvolvendo ações em torno do Canal dos Bancários (canal da Ilha das Enxadas).
Partindo da premissa que devemos colocar as crianças como protagonistas do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, o projeto foi dividido por bimestre. Neste 1º bimestre de 2023, demos o pontapé inicial com a turma do berçário (na nossa unidade contamos com cinco turmas, sendo uma de berçário, duas de maternal I e outras duas de maternal II).
Trabalhar com a Educação Infantil é um desafio lindo! Somos inseridos em todos os projetos da Prefeitura do RJ, mas as nossas devolutivas são as mais criativas, pois nossas crianças estão completando 1 aninho no Berçário. Os responsáveis são engajados nas atividades da nossa creche e entendem que cada proposta apresentada pela equipe pedagógica será para beneficiar a criança em seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.
Neste sentido, o grupamento E.I-11 propôs uma atividade externa, para além dos muros da creche. Uma atividade exploratória, com conversas sobre o nosso Canal Ilha das Enxadas (Canal dos Bancários). Um passeio com responsáveis, as crianças (protagonistas), as educadoras e a direção. Durante a atividade, falamos sobre a importância que o nosso canal tem para o meio ambiente, para os moradores do entorno e para a comunidade de pescadores.
No 2º bimestre deste ano, faremos levantamentos sobre a problematização da situação atual do Canal, que tem sido chamado de “valão”. Vamos procurar também fotografar a área, fazer entrevistas com moradores mais antigos e contar com a ajuda da Subprefeitura da Ilha do Governador, mantendo a manutenção certa do Canal e não somente passando máquinas, mas, sim, retornando com serviços de capina, recolher a grama e o lixo jogados indevidamente. Pensamos também em algo para conscientizar os moradores sobre a importância de não jogar lixo, móveis, etc. Acreditamos, assim, que o Canal possa “respirar” melhor.
Temos também vários órgãos públicos para acionar e nos ajudar neste projeto, mas isto ficará para o 3º bimestre. Todas as escolas da 11ª CRE estão engajadas no Esse Rio é Meu, pois possuímos diferentes rios e canais importantes para todos os moradores da Ilha do Governador e toda a cidade do Rio de Janeiro.
Acreditamos no potencial de nossas crianças, dos nossos responsáveis, Diretores, Coordenadores, PAs, Professores, Agentes, ou seja, todos que constituem e representam tão bem a nossa comunidade escolar.