Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Seminário de Segurança Hídrica, realizado pela Firjan, discute soluções baseadas na natureza

Hoje e amanhã, dia 16 e 17 de abril, a Firjan está sediando O Seminário de Segurança Hídrica – desafios e oportunidades na gestão da água. O evento é um ponto de encontro de associados, especialistas e profissionais de instituições públicas e privadas e do terceiro setor interessados em debater desafios e oportunidades relacionados ao tema. O encontro conta com painéis técnicos e palestras que abordarão soluções baseadas na natureza, reuso de água, dessalinização, saneamento, tecnologias de eficiência hídrica na indústria e muito mais. 

A programação conta ainda com um convidado especial: Kongjian Yu, urbanista da China e decano da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim, que irá compartilhar suas visões sobre as cidades-esponja na China.

“O foco será na gestão da água de forma sistêmica: desde a sua gestão interna, como eficiência hídrica, reúso, reutilização; até a gestão que extrapola os limites físicos das empresas, em uma escala de paisagem, considerando a infraestrutura natural, e outros aspectos como engajamento da comunidade e impactos de eventos climáticos extremos”, destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan.

O evento vai tratar de diversas temáticas e vai se dividir em oito painéis. Apesar do foco no ramo empresarial, pautas mais amplas também serão discutidas. Alguns exemplos são infraestrutura verde, conservação de áreas estratégicas para adaptação aos eventos extremos.

A palestra principal do primeiro dia será “Segurança Hídrica em um Contexto Estratégico”, com Gregory Holliday. Haverá também a apresentação do Guia Bioeconomia, Natureza e Negócios da Firjan em português. A publicação foi oficialmente lançada na COP 28, em Dubai, em dezembro passado. Em seguida, os temas “Tecnologias e Práticas e Saneamento e Reúso” reunirão especialistas de projetos e empresas das áreas correspondentes.

O painel “Cidades Esponja – Prevenção de Inundações Urbanas no Contexto das Mudanças Climáticas”, com o urbanista Kongjian Yu será o destaque do segundo dia de evento. As palestras “Infraestrutura Verde e Cinza para Segurança Hídrica” e “Eficiência no Uso da Água” e o painel “Estratégias de Adaptação e Resiliência para Enfrentamento das Mudanças Climáticas” completam a programação.

O encontro é gratuito e acontece na Avenida Graça Aranha, 1 – Centro, no Rio de Janeiro.

Mais informações em:
https://www.firjan.com.br/noticias/seminario-de-seguranca-hidrica-firjan.htm

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar