Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Manifesto planetapontocom: Cidades, Salvem seus Rios

Às vésperas de novas eleições, planetapontocom propõe que todos os candidatos endossem a importância da recuperação e preservação dos rios brasileiros.

Com a missão de desenvolver soluções inovadoras para a educação brasileira, o planetapontocom criou, em 2016, o programa Cidades, Salvem seus Rios. Concebido a partir da metodologia Educação com e por meio de causas, o programa investe na defesa da recuperação e preservação dos rios brasileiros.

Ao perceberem a existência e a importância do rio em suas cidades, as crianças, adolescentes e jovens, com e por meio das instituições de ensino, tomam consciência dos problemas sociais do seu entorno, chamam para si e para suas famílias a responsabilidade do cuidado com o meio ambiente, desenvolvem competências socioemocionais e constituem conhecimentos curriculares de maneira significativa, exercendo a cidadania e o protagonismo.

De lá para cá, o programa vem alcançando e conquistando o apoio de prefeituras e governos comprometidos com a causa do meio ambiente, da sustentabilidade e da educação integral. Na cidade do Rio de Janeiro, inclusive, foi sancionada a lei nº 6.535, de 22 de abril de 2021 que estabelece a criação, no âmbito das escolas da Rede Municipal de Ensino, o Projeto Esse Rio é Meu de conscientização acerca do uso sustentável e da preservação dos corpos hídricos da cidade.

Às vésperas de novas eleições a cargos públicos por todo o país, o planetapontocom convida e propõe que todos os candidatos endossem, ratifiquem a importância da recuperação e preservação dos rios brasileiros, investindo em iniciativas contundentes e eficazes junto às redes de ensino público e privadas. Que tais ações e medidas estejam, de fato e de direito, traçadas em seus respectivos planos e programas de governo.

Neste sentido, o planetapontocom estabelece cinco principais compromissos a serem assumidos pelos candidatos na defesa da recuperação e preservação dos rios brasileiros.

1 – Mobilizar escolas das redes públicas e privadas a conhecerem o rio mais próximo de suas unidades, articulando saberes e conhecimentos;

2 – Estimular a reflexão sobre o papel de cada membro das escolas de todo país – diretores, professores, funcionários, estudantes e suas famílias – na recuperação do patrimônio hídrico, histórico e cultural da cidade;

3 – Investir em ações locais/comunitárias na recuperação e preservação dos rios;

4 – Sensibilizar crianças, adolescentes e jovens para serem protagonistas do processo de recuperação dos rios; e

5 – Capacitar professores e gestores da rede de ensino público e privado para a mobilização das escolas e das comunidades do entorno na defesa dos rios brasileiros.

Com esta inciativa, o planetapontocom espera e acredita na força e na importância da educação para salvar os nossos rios.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar