Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Esse Rio é Meu: pesquisa de campo junto a moradores da Ilha do Governador impulsiona conscientização entre estudantes da EM Rodrigo Otávio

Escola municipal trabalha com o programa desde 2023.

Pelo segundo ano consecutivo, a professora Érika Franco está à frente do programa Esse Rio é Meu na Escola Municipal Rodrigo Otávio, localizada na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. No ano passado, quando estava em sala de aula, responsável pela disciplina de Geografia, Érika começou do zero, instigando os estudantes a pesquisarem sobre as origens do Rio Jequiá que fica próximo à escola.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

A partir daí, uma série de atividades foi desenvolvida. Uma delas consistiu em entrevistar a comunidade para resgatar histórias e memórias sobre o rio.  De acordo com Érika, foi um processo de descobertas e curiosidades, nem sempre agradáveis. “Descobrimos que muitas construções irregulares e estabelecimentos comerciais descartam lixo e óleo no córrego. Também foi muito elucidativo a pesquisa de campo que deixou claro que a urbanização sem planejamento acaba por intervir em diversos aspectos da geografia da localidade, trazendo diversas consequências para o nosso cotidiano”, destacou.

Todos os moradores que foram abordados se mostraram bastante receptivos às perguntas e questionamentos feitos pelos alunos. Já os responsáveis foram solícitos ao permitirem que os estudantes ficassem até mais tarde na escola para desenvolver a pesquisa de campo.

Com diversas e diferentes informações, o grupo do segundo segmento do Ensino Fundamental decidiu produzir folders informativos em defesa do meio ambiente, de preservação do rio e do descarte responsável do lixo.

“Agora, neste ano, estou trabalhando na Sala de Leitura da escola, mas continuo à frente do programa na unidade. Decidimos confeccionar os folders neste semestre e distribuir na comunidade. Estamos trabalhando com os estudantes técnicas de editoração para que o produto final fique bem-feito e possa cumprir da melhor forma o seu objetivo”, esclarece Érika.

Para elaboração do folder será realizado, inclusive, um concurso para a escolha do melhor design, envolvendo assim toda comunidade discente.

Na avaliação da professora, o programa Esse Rio é Meu tem o grande mérito de trazer para a realidade do estudante, de forma concreta e real, os problemas que a sociedade mundial vem enfrentando por conta, inclusive, das mudanças climáticas. “A discussão, por exemplo, sobre aquecimento global muitas vezes fica numa esfera macro que é de difícil compreensão por parte dos estudantes. Quando trabalhos a questão do rio próximo da casa deles, a temática da sustentabilidade ganha outra significação e isso muda tudo. Os estudantes passam a ter um olhar diferenciado”, comemora.

Para a diretora da escola, Margareth Rocha, o trabalho busca alcançar, por meio dos estudantes, a conscientização do maior número possível de indivíduos da comunidade que vive e trabalha no entorno. 

“O Esse Rio é Meu faz com que os alunos entendam a importância dos recursos hídricos e a preservação dos leitos, para o benefício de toda comunidade e deles próprios. A direção espera uma interação maior entre a escola e a comunidade para que ambas possam trabalhar juntas na perspectiva de uma sociedade melhor”, destaca Margareth.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Nobrega
Leonardo Nobrega
1 mês atrás

Muito bom o projeto, trazendo a comunidade escola e moradores locais para uma ampla discussão e concientizacão ambiental.

Categorias

Arquivos

Tags