Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Dia do Cordel

Acervo à disposição do público.

Da Revista Brasileiros

Comemora-se no dia 1º de agosto o Dia do Poeta do Cordel. Você sabe o que é a poesia de Cordel? Está aí uma boa oportunidade para conhecer esta arte tão rica e presente no Brasil. A Literatura de Cordel pode ser considerada uma das mais eficazes formas virais de se disseminar a literatura em tempos antigos. Presente na Península Ibérica desde o século XVI, os poemas, que eram expostos e comercializados em barbantes e cordéis (daí o nome), foram trazidos para o Brasil através dos portugueses e ganharam força inicialmente na Região Nordeste. Ali o formato se espalhou e ganhou novos estilos, sendo vendidos principalmente nos mercados e feiras populares.

Os temas dos versos e quadras, no Brasil, eram os mais variados, desde prosas cotidianas até feitos de personagens de nossa cultura popular, caso do cangaceiro Lampião, muitas vezes retratado nos poemas. Para celebrar a data, a Fundação Casa de Rui Barbosa mantém um  site dedicado ao tema. O acervo de literatura de cordel, com mais de 9.000 folhetos, está disponível na base de dados do portal da Fundação por meio de suas referências catalográficas, que podem ser consultadas por índices, como o de autor, título, assunto, local de publicação, editora/tipografia, data, gênero literatura de cordel.

Acesse o acervo

Deste total, cerca de 2.340 folhetos dos autores relacionados em poetas e cantadores, poderão ser acessados em versão digital, com suas versões originais e variantes. O site está inserido na seção conteúdos digitais deste portal. Podem ser consultadas também as biografias de poetas e a bibliografia sobre cordel disponível no acervo da Fundação, com 400 referências, dentre artigos, livros, recortes, teses e dissertações. O acesso é gratuito e livre, sem necessidade de inscrição on-line. O projeto tem o patrocínio da Petrobras e o apoio da Faperj.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar