Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Brasil conquista 4 medalhas em informática para garotas

Ao lado de 43 países e 157 meninas competindo, a equipe brasileira que participou da Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI) obteve quatro medalhas, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. O evento, que aconteceu de forma virtual, aconteceu em junho deste ano. Carolina Moura Valle Costa, 16 anos, conquistou 8º lugar geral e uma medalha de Ouro; Luana Amorim Lima, 16 anos, conquistou medalha de Prata; e Letícia Barbieri Stroeh, 17 anos, e Maria Elaine de Holanda Cavalcante, 16 anos, ficaram com a medalha de Bronze.

A Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI) é uma nova competição de programação apenas para meninas e funciona nos mesmos moldes da Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO), da qual o Brasil participa desde 2017. O objetivo do EGOI é fornecer uma plataforma para que as meninas possam desfrutar e aprofundar o seu interesse pela Ciência da Computação e incentivar a participação feminina em Olimpíada internacional de Informática que possui apenas 2% de meninas.

A base da equipe foi formada a partir do Torneio Feminino de Computação, criado no ano passado pelo Movimento Meninas Olímpicas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Olimpíada Brasileira de Informática, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde 2002 o Governo Federal apoia essas iniciativas por meio de chamadas públicas lançadas pelo CNPq, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). Todos os anos, são apoiadas entre 10 e 15 olimpíadas, nacionais e internacionais.

Fonte: CNPq

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar