‘Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática’ é o tema da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), cuja etapa nacional será realizada em setembro deste ano. Trata-se de um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem, ao menos, uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). As comunidades escolares são chamadas a participar deste processo, realizando pesquisas e produzindo conhecimentos com o propósito de contribuir para a adaptação de seus territórios a essa nova realidade. O evento faz parte da preparação do Brasil para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
O calendário está dividido da seguinte forma: conferência das escolas (até 30 de maio); conferência municipal/regional (prazo ainda a ser definido); conferência estadual (até 20 de junho); conferência nacional (2 a 4 de setembro); e pós-conferência (encontro de avaliação a ser definido também).
Na primeira etapa, cada unidade escolar interessada deverá: elaborar um projeto de ação com base na temática; criar uma peça de educomunicação que traduza o projeto coletivo; eleger um delegado/delegada e suplente (estudantes entre 11 e 14 anos); e cadastrar a escola no site da VI CNIJMA, confirmando sua adesão.
Para auxiliar as escolas, foi produzido um caderno digital com todas as informações. O Passo a passo para a conferência na escola traz de forma bem didática todas os dados e detalhes do processo. Vale a pena ler. Trata-se de um guia que orienta cada ação escolar.
A conferência está sendo organizada e promovida pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).