Por Marcus Tavares
Com 5,6 km de extensão, o Rio Valqueire nasce na parte alta da área militar da Força Aérea Brasileira. Ele cruza a Estrada Japoré, o Condomínio Splendore e segue pela Avenida Jambeiro até o trevo da Estrada Intendente Magalhães, quando muda de nome para Rio Tinguí. Próximas ao seu curso estão algumas unidades escolares, como é o caso do Espaço de Desenvolvimento Infantil Debret, localizado em Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio. E foi lá que neste ano uma turma da pré-escola, liderada pelas professoras Rafaela Moreira e Andréia Abreu, desenvolveu uma série de atividades para conhecer o rio e promover ações de conscientização a respeito da importância de preservar o leito.
O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade. O Espaço de Desenvolvimento Infantil Debret vem trabalhando com o Rio Valqueire.
O trabalho começou com uma pesquisa sobre o Rio Valqueire. As crianças descobriram que o leito já foi limpo e servia, inclusive, de irrigação para certas atividades locais. “As crianças ficaram muito preocupadas com as águas poluídas do Rio Valqueire e então decidiram que seriam os Protetores e Defensores da natureza, mas para isso precisavam de uma capa colorida e dos óculos de visão vermelha”, conta Rafaela.
Com materiais recicláveis, produziram as roupas e os óculos. Também elaboraram um mural com a realidade do rio e o sonho de ter ele recuperado e limpo. Como ‘Protetores e Defensores da Natureza’, tiveram a ideia de reutilizar e descartar de forma correta o óleo de cozinha usado em casa, transformando em sabão, detergente e sabonete líquido. Criaram ainda um livro interativo e a moeda Debret Real, que de forma lúdica era usado para comprar e vender o sabão produzido com o óleo.
“Em todas as etapas fizemos diversas e divertidas experiências, plantamos, pescamos, brincamos e exploramos. Foi ótimo ver que como as crianças aprenderam sobre a importância de cuidar da natureza e preservar o meio ambiente. Ensinar sobre a água, um recurso tão essencial para a vida, é fundamental para que elas compreendam o impacto das ações humanas e desenvolvam hábitos sustentáveis. Incluímos temas como: economizar água, evitar o desperdício e promover o uso responsável de recursos naturais. Esses ensinamentos são essenciais para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do planeta”, destaca Rafaela.
Segundo a professora, o processo de aprendizado também foi muito valioso para a equipe docente. “Ao observar como o rio, que antes era limpo e servia para a irrigação, foi se tornando poluído, as crianças começaram a perceber o impacto das ações humanas no ecossistema e nós professoras também. O jardim que plantamos é um exemplo prático de como pequenas ações, como regar as plantas, podem fazer a diferença. Isso ajuda as crianças e nós adultos a entendermos o ciclo da vida e a importância de cuidar de todos os elementos da natureza, desde os rios até as plantas e animais. Além disso, ao envolver as crianças diretamente nesse processo, elas se tornam mais conscientes e responsáveis pela preservação do meio ambiente no futuro”, explica.
Rafaela também afirma que o envolvimento das famílias foi essencial para fortalecer a conscientização ambiental e promover um aprendizado mais significativo. “Ao trazerem os materiais recicláveis, como CDs, tampinhas, caixas de leite, garrafa pet, caixa de ovos, rótulos de refrigerante, sobra de papéis, sacos de plástico e outros itens, as famílias não só contribuíram para a criação de roupas e acessórios, mas também ajudaram as crianças a entenderem a importância da reciclagem e reutilização de materiais.
O fato de as crianças terem participado ativamente da iniciativa, não apenas como aprendizes, mas como agentes de mudança, fez a diferença. “Elas levarão essas lições para a vida, influenciando suas atitudes e, possivelmente, as de suas famílias. A ação de cuidar do presente, com um olhar no futuro, é uma das maneiras mais eficazes de criar uma geração mais responsável e comprometida com a preservação do planeta. Foi uma experiência extremamente satisfatória”, finaliza a professora.