Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

‘Unir educação e ações para salvar a natureza é falar do essencial’, destaca atriz Malu Mader

Atriz é embaixadora do programa Cidades, Salvem seus Rios.

Por Marcus Tavares

Acompanhamos a trajetória da atriz Malu Mader há bastante tempo, afinal como não lembrar e reconhecer tantos papeis memoráveis na televisão, no cinema e no teatro, bem como suas experiências como diretora. O que talvez pouca gente sabe é o quanto ela também é comprometida com as causas sociais, como a campanha da Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria, já na década de 90.

Além de outras bandeiras, hoje a atriz é embaixadora do programa Cidades, Salvem seus Rios, idealizado pela presidente do planetapontocom Silvana Gontijo, que tem o objetivo de investir em soluções inovadoras na recuperação e preservação dos rios por meio da Educação. O programa, incorporado na Prefeitura do Rio, foi batizado como o nome Esse Rio é Meu e vem sendo desenvolvido junto às escolas da rede, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o planetapontocom.

Em entrevista à revistapontocom, Malu Mader conta como se aproximou da programa. Diz que é urgente a sociedade olhar para a natureza e que unir educação e ações para salvar o meio ambiente é essencial. “Vivemos um colapso. Sabe aquela imagem do carro desgovernado? Muita gente parece estar com essa sensação. Não sabemos qual incêndio apagar. O mais próximo? O maior? Repito: nós somos a natureza. A natureza diz respeito a todos os seres vivos, não só aos humanos. Natureza é saúde. E só a educação, a arte e a cultura poderão explicar isso para crianças, adolescentes e adultos”, destaca.

Acompanhe a entrevista:

revistapontocom – Qual é a importância e o lugar do programa Cidades, Salvem seus Rios e, consequentemente, do projeto Esse Rio é Meu?
Malu Mader –
O programa Cidades Salvem Seus Rios é importante e urgente. Me parece óbvio que um programa como esse já deveria ter sido pensado há muito tempo, quando os primeiros sinais de poluição das águas se iniciaram, desde que os primeiros humanos começaram a usar os rios, lagos e mares como lixo ou esgoto. Nós somos a natureza, precisamos parar de nos separar dela. Destruir a natureza é uma forma de suicídio. Unir educação e ações para salvar a natureza é falar do essencial: vida, beleza, saúde, paz e alegria. Precisamos de tudo isso agora mais que nunca para combater de forma positiva a tragédia de destruição desse governo.

revistapontocom – De que forma você tomou conhecimento do programa? E por que decidiu apoiar?
Malu Mader –
Silvana Gontijo foi quem criou esse programa/projeto. Nos conhecemos na ocasião da Ação da Cidadania contra Fome e a Miséria, projeto maravilhoso do Betinho. Silvana participava pra valer e agora nos reencontramos em um grupo de WhatsApp com pessoas que admiro muito. Acho que foi nesse grupo que soube do projeto e logo me interessei em colaborar. Decidi apoiar porque acredito que não podemos apenas reclamar de tudo aquilo que nos rouba a esperança, nos revolta e choca, devemos fazer algo para tentar transformar esse estado de coisas.

revistapontocom – Num país com tantas prioridades e necessidades, como conscientizar a sociedade e nos mesmos da importância da preservação e recuperação dos rios?
Malu Mader –
Sim, são muitas as prioridades e necessidades. Compreendo a dificuldade das pessoas que não sabem o que fazer e se sentem paralisadas e impotentes. Está realmente difícil saber a quem ajudar primeiro, qual causa escolher. Vivemos um colapso. Sabe aquela imagem do carro desgovernado? Muita gente parece estar com essa sensação. Não sabemos qual incêndio apagar. O mais próximo? O maior? Repito: nós somos a natureza. A Natureza diz respeito a todos os seres vivos, não só aos humanos. Natureza é saúde. E só a educação, a arte e a cultura poderão explicar isso para crianças, adolescentes e adultos.

revistapontocom – Você lembra de alguma ação de preservação ou recuperação dos rios quando você estava na escola?
Malu Mader – Não. Imagino que há 40 anos as pessoas ainda não tinham consciência de onde a situação poderia chegar.

revistapontocom – Mas você acha que escola rima com consciência ambiental? Essa parceria pode fazer, de fato, diferença no presente e no futuro?
Malu Mader – Sim, claro. A Escola é a principal arma contra a inconsciência, a ignorância e o negacionismo.

revistapontocom – De que forma a cultura pode ajudar programas como Cidades, Salvem seus Rios?
Malu Mader –
De muitas formas. São inúmeras possibilidades e acho que a Silvana já tem muitas ideias incríveis, que precisamos apenas colocar em prática.

revistapontocom – Como você avalia os primeiros resultados do projeto junto às escolas do Rio?
Malu Mader
– Tem sido uma grata surpresa. Pelo que tenho acompanhado, o planetapontocom e a própria Prefeitura do Rio não tinham ideia de que a resposta das escolas fosse tão imediata, efetiva. As escolas estão participando de uma forma bem ativa. E isso nos inspira a fazer mais e mais, provoca uma corrente.  Das 127 escolas participantes, todas estão envolvidas e muitas criaram páginas nas redes sociais, no facebook e no instagram, para divulgarem suas atividades, propostas e iniciativas, o que é muito bom, pois o projeto sai dos muros da escola e tem um efeito multiplicador. As escolas postam fotos, vídeos e muitas mensagens, inclusive, das próprias crianças. Isso mostra o quanto esse trabalho está alinhado com as expectativas de futuro das crianças e dos jovens. Afinal, o desejo de cuidar e preservar os rios tinha sido destacado em uma pesquisa realizada pelo planetapontocom que identificou as causas que mais motivam as crianças e os jovens do Brasil. Quando a gente responde a uma demanda, temos muito menos chance de errar. Está mais do que claro que essa causa emplacou. No ano que vem, o projeto estará presente na metade da rede de escolas da Prefeitura, em 750 escolas. Em 2024, veja só: vai chegar às 1.543 unidades, 100% da rede. Nesta semana, soube que houve mais uma formação de professores e, mais uma vez, foi observado o quanto os articuladores e professores estão envolvidos, trazendo a temática para a realidade local. É emocionante.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar