Crianças entre 4 e 12 anos podem ajudar a formular políticas públicas? Não só podem como devem. E se alguém tem alguma dúvida de como ouvi-las neste processo de escuta, o projeto Criança Pequena em Foco, do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) dá boas pistas. Ao longo de 2012, cerca de 100 crianças das favelas Santa Marta, Babilônia e Chapéu-Mangueira, localizadas no Rio de Janeiro, foram convidadas a participar de diferentes oficinas para retratarem as comunidades e identificarem as necessidades locais, auxiliando assim a construção de políticas públicas.
As dinâmicas foram sistematizadas e reunidas na publicação Vamos ouvir as crianças? que acaba de ser lançada pelo Cecip. O livro divulga as metodologias utilizadas nas oficinas. “A publicação surge no contexto da iniciativa Cidade Amiga da Criança do Unicef, que defende que o respeito aos direitos das crianças nas cidades passa por incluir sua participação no planejamento e execução de ações a elas destinadas. O Projeto Criança Pequena em Foco também acredita nessa ideia e esse caderno é uma ferramenta que convida órgãos públicos e organizações não-governamentais, escolas e organizações comunitárias a incluir nas suas práticas a escuta das crianças. Seria um desperdício não aproveitar sua criatividade, imaginação e desejo de contribuir com o diagnóstico e com a solução para os problemas que afetam a todos”, destaca Moana Van de Beuque, coordenadora do Projeto Criança Pequena em Foco.
A obra traz os detalhes de cada uma das dez oficinas realizadas: confecção de crachás, leitura do livro crianças como você; brincadeira lugares da comunidade; jogo os caminhos das crianças; como se brinca na rua?; mapa afetivo; linha do tempo; o que é bom e o que é ruim na sua comunidade?; vídeo jornal das crianças; e passeio fotográfico. “A metodologia não é um camisa de força para a elaboração das oficinas, mas uma referência, apenas. A partir das experiências dos facilitadores e das características de cada grupo, novas propostas serão construídas e adaptadas, em um aprendizado constante. A metodologia apresentada também pode servir de inspiração para que outros temas e questões sejam trabalhados e pesquisados com crianças”, destaca trecho da obra.
Faça o download do livro
Sou pai de dois filhos, de 3 e 4 anos. Eles adoram que eu leia para eles. Sei que vocês oferecem um ótimo trabalho. Por isso, gostaria de receber.
Abraços!
MARCELO.
Adoro esses livros gostaria de receber alguns, sou pro de educaçao infantil, por favor me mande alguns livros.
Belo e rico trabalho! Parabéns! Muitas ideias para trabalhar com meus alunos.
Adorei! Maria do Carmo. Sou professora da rede Municipal do Rio de Janeiro e tenho uma turma do Projeto Autonomia Carioca que é linda demais! Os trabalhos dos alunos são muito criativos e colocados no mural da sala de aula.
Cara Maria do Carmo, ficamos felizes em saber que gostou do trabalho que desenvolvemos! O trabalho de seus alunos devem ser realmente ricos! Te estimulamos a utilizar as metodologias da publicação “Vamos ouvir as crianças?” com seus alunos. Caso as utilize, adoraríamos receber um pequeno relato sobre a experiência. Cordialmente! Moana Van de Beuque (Coordenadora do Projeto Criança Pequena em Foco).