Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

REcine homenageia o rádio brasileiro

Em sua oitava edição, o Festival Internacional de Cinema de Arquivo (REcine), promovido pelo Arquivo Nacional, vai homenagear o rádio, que completa 86 anos de história no país. De 21 a 25 de setembro, serão prestadas homenagens aos grandes locutores, cantores, atores de radionovelas, apresentadores de programas de auditório e técnicos do rádio. Na programação: oficinas, exposições, mostras de filmes e debates.

A mostra informativa levará ao público os principais títulos de filmes sobre rádio. Já a mostra competitiva exibirá filmes que reutilizam imagens de arquivo em suas produções, como parte de uma política de estímulo ao reaproveitamento de imagens e sons em acervos de relevância histórica.

Para acrescentar títulos inéditos à mostra competitiva, o Arquivo Nacional promoverá, a exemplo das edições anteriores, uma oficina de vídeo, na qual doze alunos selecionados pelos organizadores do evento terão a oportunidade de realizar curtas-metragens a partir do acervo público filmográfico da instituição. A oficina será coordenada pelo curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), que completa 40 anos de existência. As inscrições estarão abertas a partir deste mês.

As mesas de debates, homenagens e exposição de fotos e modelos de aparelhos de rádio serão realizadas em parceria com as rádios MEC e Nacional. Pesquisadores franceses também participarão das atividades, já que o evento deste ano integra as festividades do Ano da França no Brasil.

O Festival Internacional de Cinema de Arquivo é um evento anual que acontece nas instalações do Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. Criado em 2002, em parceria com a empresa Rio de Cinema, o festival pretende resgatar, restaurar, rememorar, reviver e reutilizar as relíquias do audiovisual brasileiro.

Saiba mais no site do festival

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar