Eles fazem a diferença? Para o júri do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores Brasil/2011, não há dúvidas. Depois de analisar cerca de 1.400 projetos de professores de diversos cantos do país, a coordenação divulgou no início deste mês a relação dos vencedores. Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, professora do Paraná, foi escolhida como o Educador Inovador da edição deste ano. Seu trabalho com jornais mudou a relação dos estudantes do Colégio Estadual Eron Domingues com a Língua Portuguesa.
Além de Vera, outros professores também foram contemplados nas categorias inovação em colaboração, comunidade, conteúdo, educador inovador escola técnica, educador inovador, educador inovador escola particular. Cada um ganhou um notebook, um pacote do software Office 2010 e um troféu. Os seis vencedores de escolas públicas também irão representar o Brasil na etapa mundial do Prêmio, a ser realizada em Washington, no mês de novembro.
Criado em 2006, o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores busca reconhecer os melhores projetos educacionais de professores brasileiros que utilizam a tecnologia de forma inovadora para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos.
A revistapontocom publica abaixo a lista dos vencedores e um pequeno resumo dos trabalhos apresentados.
Confira:
– Educador Inovador
Nome do projeto: Jornal: Diferentes suportes, diferentes generos discursivos
Autor: Vera Beatriz Hoff Pagnussatti
Escola: Colégio Estadual Eron Domingues
Cidade: Marechal Cândido Rondon. Estado: PR
Para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais produtivas e interessantes, a professora idealizou a produção de um jornal impresso e online como recurso didático, visando à interação dos alunos com a comunidade, tornando-os leitores e autores de diferentes gêneros textuais, inclusive para as mídias sociais. Os alunos puderam se familiarizar com os diversos recursos tecnológicos utilizados na elaboração do projeto, que teve duração de cinco meses. A 1ª edição do Jornal do Colégio foi enviado gratuitamente junto com o jornal local O Presente (com tiragem de 4 mil exemplares) para todos os assinantes e alunos do colégio.
– Educador Inovador – Escolas Técnicas
Nome do projeto: ConstruCoco – Edificando Ideias
Autor: Eraldo Martins Guerra Filho
Escola: Escola Técnica Professor Agamenom Magalhães
Cidade: Paulista. Estado: PE
O projeto teve como princípio a elaboração de uma mini empresa de construção civil voltada para o desenvolvimento de materiais para edificações sustentáveis que fossem provenientes das sobras de lixo de alguma matéria prima barata, como o resíduo do coco, por exemplo. Os alunos planejaram toda a viabilidade da aplicação das ideias, usando softwares do pacote Microsoft Office, como Word, Excel e Power Point, para documentar o processo de coleta de dados, elaboração de gráficos, apresentação de demonstrativos e divulgação de indicadores. Aprenderam também a organizar o tempo e gerenciar os recursos para atingirem os resultados desejados.
– Educador Inovador – Escolas Particulares
Nome do projeto: Radio História
Autor: Marcus Vinícius Leite
Escola: Fundação Torino
Cidade: Belo Horizonte. Estado: MG
Por meio do recurso de podcast, os alunos das turmas do 8º ano do Ensino Fundamental se transformaram em locutores e repórteres de uma rádio virtual, onde narraram eventos da história do Brasil e do mundo como se fossem fatos contemporâneos. O projeto consistiu na pesquisa de conteúdo histórico em livros didáticos, produção e correção dos textos para narração, gravação e edição do áudio no computador, montagem de áudio-imagens no Movie Maker para publicação do conteúdo em um blog na internet e divulgação em redes sociais. O trabalho teve como objetivo tornar a história mais tangível e próxima a vida cotidiana dos estudantes.
– Educador Inovador – Uso avançado de tecnologias Microsoft na aprendizagem
Nome do projeto: Explorando o Universo através das TIC´s
Autor: Alex Vieira dos Santos
Escola: Centro Estadual de Educação Profissional em Logistica e Transportes Luiz Pinto de Carvalho
Cidade: Salvador. Estado: BA
O projeto teve como objetivo a contextualização de tópicos relativos à astronomia e astronáutica. Depois de diversas atividades, teóricas e práticas, os alunos participaram de debates entre grupos de discussão no Windows Live, utilizaram o software Word Wide Telescope para testarem algumas hipóteses além de utilizarem o Microsoft Office. Ao final, foram produzidos uma rosa dos ventos, um foguete, jornais informativos com o uso da ferramenta Publisher e um diário de bordo reforçando a prática da pesquisa e investigação na educação básica.
– Educador Inovador em contextos desafiadores
Nome do projeto: Educação Além dos muros
Autor: Sandra Maria Saragoça
Escola: Colégio Estadual Luiza Mahin
Cidade: Rio de Janeiro. Estado: RJ
Meninas de 12 a 21 anos, que cumprem medida socioeducativas de internação, buscam se restabelecer repassando os conhecimentos adquiridos nesse projeto. Por meio dele, as alunas aprenderam a fazer animações em Stop Motion e, utilizando o Movie Maker, criaram vídeos educativos sobre diversos temas da vida cotidiana que envolvem cuidados com meio ambiente, uso correto da água, poluição dos rios, entre outros. Esses vídeos são apresentados por elas para alunos de outras escolas, e isso tem promovido uma quebra de paradigmas, tanto de quem assiste, que se surpreende pelo fato de estarem aprendendo com as internas, quanto de quem apresenta, que se vê capaz de transmitir conhecimento às outras pessoas.
– Educador Inovador em conteúdo
Nome do projeto: Resgatando o Folclore através das TIC´s
Autor: Ana Paula Krumel Huzalo
Escola: Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim
Cidade: General Câmara. Estado: RS
Com base nos estudos realizados sobre folclore, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Filosofia e História, a professora incentivou os alunos a criarem vídeos digitais de curta duração feitos a partir de câmeras, celulares e palmtops e editados no Movie Maker, para promover a difusão de conteúdos folclóricos, com o uso do conhecimento de computação e comunicação. Houve o sorteio de uma lenda para cada turma, e após uma apresentação na escola, os vídeos vencedores foram compartilhados com outras quatro escolas, proporcionando a inclusão digital por meio das ferramentas como MSN, SkyDrive, Blog, para a troca de ideias e comentários.
– Educador Inovador em comunidade
Nome do projeto: Cyberbulling – Qual o seu Papel: Vítima ou espectador?
Autor: Lúcia Regina Silva dos Santos
Escola: Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco
Cidade: Manaus. Estado: AM
O projeto foi pensado para minimizar os conflitos físicos e verbais, iniciados e organizados em discussões de redes sociais, entre os alunos da escola e da comunidade escolar ao redor. A ideia da professora estava fundamentada no desenvolvimento de ações que tivessem como foco o uso consciente e responsável do ciberespaço e na divulgação das consequências do cyberbullying, para sensibilizar os alunos na manutenção de um ambiente mais saudável e acolhedor. A partir disso, foram feitos vídeos no Movie Maker, slides no Power Point, desenhos, murais, folder, enquetes e blogs. Os dados obtidos com esse trabalho foram catalogados em planilhas no Excel e utilizados nas palestras realizadas na escola.
– Educador inovador em colaboração
Nome do projeto: CBB Web TV
Autor: Jorge Cesar Coelho
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros
Cidade: Campo Bom. Estado: RS
Estruturado pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto consiste em um canal de comunicação jovem onde são publicadas enquetes, votações on-line, trabalhos escolares e demais conteúdos que possam interessar a própria comunidade escolar. O canal é formado por uma convergência midiática e envolve a utilização de um blog, do Live Messenger, um canal no YouTube, entre outras redes sociais. Esses alunos se reúnem semanalmente para definirem as pautas que irão ao ar, fazerem as coberturas jornalísticas, elaborarem as matérias no Word, editarem os vídeos dos eventos escolares no Live Movie Maker e apresentá-los via web.