Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Aluno, professor e desrespeito

Projeto de Lei é aprovado por unanimidade pela Comissão de Seguridade Social e Família.

Há um ano, a revistapontocom divulgou aqui que a Câmara dos Deputados estava analisando o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece sanções para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. As sanções envolvem suspensão e encaminhamento aos órgãos judiciários competentes, em caso de reincidência. Pois bem, depois de um ano, o texto foi aprovado por unanimidade, no último dia 28, pela Comissão de Seguridade Social e Família.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, agora segue para as comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, será encaminhado para o Senado.

“Infelizmente, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras, e o número de casos de violência contra professores por parte de alunos aumenta assustadoramente. Trata-se de comportamento decrépito, inaceitável e insustentável, que deve ser prontamente erradicado da vida escolar com a adoção de medidas próprias”, destaca a deputada.

De acordo com o projeto, o estudante infrator pode ser suspenso e, caso repita o ato, encaminhando para a Justiça. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), uma vez que estabelece o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece inúmeros direitos e garantias para a criança e o adolescente e as respectivas obrigações a serem cumpridas pelo Estado e pela sociedade. Todavia, inexistem dispositivos a disciplinar as obrigações que essas pessoas, na condição de estudantes, devem ter perante seus mestres”, afirma a parlamentar.

Acompanhe a tramitação do projeto de lei

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
117 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anonimo
6 anos atrás

Gostaria de saber se há lei para proteção dos professores e profissionais de apoio!
Muitos professores sofrem agressões fisicas e verbais, emocionais!
Inclusive de alunos de inclusão!

Emely
Emely
6 anos atrás

“Antiético o aluno falar mal de um professor para outro”
Na verdade, por mais que seja direito do aluno, que o professor saiba dar e explicar a matéria não cabe aos alunos reclamar de um professor para outro.Os alunos devem falar em particular com o diretor (a). Se o problema não for resolvido, o correto é ir até a subsecretaria da educação e fazer a reclamação.

“Antiético um professor falar de outro”
É bastante antiético, pois os professores estão ali para exercerem sua função e não para falarem mal de seus colegas de trabalho, até porque isso cabe a pessoas com o cargo de trabalho superior.

Espero ter ajudado
Apenas os conhecimentos de uma jovem de 14 anos que sonha em ser advogada…

pablowelly@hotmail.com
6 anos atrás

Os alunos que não desfilam são obrigados a ficar na escola. É queria saber se isso e correto ou se tem algum lei.

Débora
Débora
6 anos atrás

Oi Bom Dia Gostaria de saber se existe alguma lei onde diz que alunos São obrigados a fazer trabalho em grupo ? Tenho bastante dificuldade com isso e prefiro realizar minhas atividades sozinha porém gostaria de saber se é obrigatório

Moisés Veiga
Moisés Veiga
6 anos atrás

Boa noite. Sou professor de Santa Catarina e queria entrar em contato com professores de outros estados, pois será bom ver e ter a visão de outros lugares. Abraço Moisés

Marco Antônio Francatô
Reply to  Moisés Veiga
6 anos atrás

Bom dia!
Sou professor de escola pública estadual em São Paulo e a situação aqui não é diferente em relação a outros estados. Já vi e ouvi colegas meus serem xingados e agredidos fisicamente no exercício de suas funções. Isso tudo é lamentável, pois só o menor tem direitos e nós professores quem os olha. Graças a Deus, estou me aposentano, pois não teria mais forças físicas e psicológicase de continuar um ambiente extremamente insalubre que virou a sala de aula. Agora a situação tende a piorar com a perda da aposentadoria especial e a obrigação de aguentar essa situação de altíssimo perigo nas escolas brasileiras.

Bruna
Bruna
6 anos atrás

Olá meu nome é Bruna, trabalho em uma escola de educação infantil, sou professora de uma criança que tem sérios problemas de comportamento, porém não à laudo médico relatando qualquer doença, a convivência com o mesmo esta insuportável, o aluno agride colegas e quando é chamado a atenção me agride, já quebrou objetos pessoais meu e me bateu no rosto, apesar da pouca idade dele,as agressões são tão fortes que fico dias com hematomas.Os responsáveis parecem ignorar o assunto e é inútil chamar o concelho tutelar.
A alguma lei que possa me amparar?

Kallyl Eduardo
Kallyl Eduardo
Reply to  Bruna
6 anos atrás

Contra a criança não, mas faça relatórios e informe os responsáveis e se mesmo assim mantiverem o descaso procure um advogado. …ah…A unidade escolar precisa preservar sua integridade física e mental. …Se persistir o problema procure um médico e se afaste por um período para você não adoecer.

Kallyl Eduardo
Kallyl Eduardo
Reply to  Bruna
6 anos atrás

Em resposta a professora Bruna …Contra a criança não, mas faça relatórios e informe os responsáveis e se mesmo assim mantiverem o descaso procure um advogado. …ah…A unidade escolar precisa preservar sua integridade física e mental. …Se persistir o problema procure um médico e se afaste por um período para você não adoecer.

Sandra Rodrigues
Sandra Rodrigues
Reply to  Bruna
6 anos atrás

Bruna. Claro que não existe lei que a proteja da criança. kkkkkk. Você precisa conversar com a escola e com os pais para juntos procurarem uma solução para essa criança que como é da educação infantil, imagino que tenha entre 1 e 5 anos. É isso? É necessário verificar o porque a criança está reagindo assim.

Evelize
Evelize
Reply to  Bruna
6 anos atrás

Gostaria de saber se há lei para proteção dos professores e profissionais de apoio!
Muitos professores sofrem agressões fisicas e verbais, emocionais!
Inclusive de alunos de inclusão!

Tainara
7 anos atrás

Me chamo Tainara a coordenadora da sala disse que a representante tá sala não Sérvia para nada só que no caso eu. Ela falou isso por que todos estava em pe e brincando. Mesmo ela dentro da sala de aula nenhum alunos a respeitou só eu e minha amiga. Aí ela perguntou quem Era o representante eu disse que era eu aí ela falou : ERA MELHOR QUE NÃO TIVESSE POIS AQUÉ TEM NÃO SERVI
Todos riu d3 de mim. Gostaria de saber se tem alguma lei ou artigo contra o que ela fez pois eu tenho certeza que eu estou na minha razão.

Laís
Laís
Reply to  Tainara
6 anos atrás

Olá!! Meu nome é Laís e tenho 17 anos e nunca disse não a nenhum professor, só q nesse ano tem um professor meio bipolar que fica mandando eu me levantar pra dar exemplo junto com ele (e quando eu nn sei fazer oq ele pega no meu braço com ignorância, sendo q ele poderia me falar oq fazer), e ainda tem 15 alunos na sala, mas ele só me pede, então eu tomei uma decisão e disse q não ia dar exemplo dessa vez, então ele virou pra mim e disse: “Eu não estou pedindo, estou mandando!”, E pra nn “desrespeitar” ele, eu me levantei, mas me fiz de grossa (mas nn disse uma palavra) e no final ainda me chamou de ignorante. Eu estaria desrespeitando o professor??

Marcos Vinicius
Marcos Vinicius
Reply to  Tainara
6 anos atrás

São atitudes como essas que fazem com que os alunos REAJAM À violência cometida pelos professores. O problema é que o professor nunca assume a responsabilidade dos seus atos. Quando o problema explode todos são culpados menos o professor. Os alunos, hoje, estão mais violentos? Sim. Mas essa violência é uma AÇÃO ou uma REAÇÃO a outra forma de violência. Sou professor de Ensino Médio e nunca sofri qualquer tipo de violência dos meus alunos. E sempre que procurei dialogar com eles sobre as causas da violência cometidas pelos alunos, a resposta é sempre a mesma: uma REAÇÃO aos atos desrespeitosos do professor, que muitas vezes nem percebe que ofendeu ou feriu seus alunos com algumas palavras, atos ou brincadeiras de mau gosto. Portanto, se queremos acabar com a violência é necessário irmos na causa, segundo um filósofo alemão Friedrich Nietzsch: Educar os educadores!
Mas os primeiros devem começar
Por se educar a si próprios.

Jô
Reply to  Marcos Vinicius
6 anos atrás

Concordo com vc.
Tenho sofrido implicâncias de um tutor, ele chama alunos de burros. Não tem paciência pra ensinar, fala com tom de voz alto. Grita, xinga. Faz intrigas, eu não aceito falta de respeito de ninguém. Mas nessa situação ele está abusando de autoridade. O que fazer?

Camille Silva
7 anos atrás

Olá meu nome é Camille tenho 14 anos e tenho um professor de inglês que gostava muito dele mas hj(28/03/17) ele falou que queria ter pego o nono A e B as salas q na minha escola todo professor ama e falou que não queria dar aula para salas igual o D (no caso a minha)mas fiquei meio chatiada por que faço todas as lições passadas e ele falou que ninguém da sala faz nada e queria saber qual atitude deveria tomar em conta disso

EUNICE PINHEIRO
Reply to  Camille Silva
7 anos atrás

Olhe minha querida o q o professor falou foi um desabafo, cansado de sofrer nesta sala de aula em q vc estuda, mas apenas ele esqueceu de dizer q nem todos os alunos estavam incluídos nesse meio, ou seja, ELE estava tão contrariado q falou sem meditar. Perdoe o seu professor, faça sua parte e vc será sempre bem sucedida. Eu também sou professora e entendo a situação! Bjs querida e q DEUS te abençoe!

Barbara
Barbara
7 anos atrás

Oi sou Barbara tenho 16 anos estou no ultimo ano escolar esse ano esta sendo o mais dificil tenho que fazer muitas escolhas para o meu futuro. Mais tenho uma duvida … Tenho um professor homosexual nao tenho nenhum preconceito mais ele nao respeita ninguem a sua volta ja fui na direçao muitas vezes e eles dizem que nao podem fazer nada e nao sei mais oque fazer alguem pode me ajudar ? me dzer oque fazer ?
#Desculpe a falta de pontuaçao

Anonimo
Anonimo
Reply to  Barbara
7 anos atrás

Voce estuda no mascarenhas né barbara

Elani
Elani
Reply to  Barbara
7 anos atrás

Sabe minha filha, tem 13 a professora de português dela chama a sala de inferno e manda os alunos se lascar que num tá nem aí pra eles que atitude devo tomar

MARCIA
MARCIA
Reply to  Elani
7 anos atrás

Se a professora fala isso, é porque a sala deve estar realmente difícil com alunos agressivos…Converse com todos os pais, para que oriente seus filhos a prestar atenção e ser mais calmos em sala..Tudo isso vai se resolver..

Katy
Katy
Reply to  MARCIA
7 anos atrás

Márcia ..Por mais que os aulos sejam barulhentos. .Vc acha normal uma professora de referir aos alunos com palavras de baixo calão???

Humberto Santos
Humberto Santos
7 anos atrás

Colegas, realmente a coisa está preta. Ser professor não está nada fácil. A cada novo dia, novas tecnologias impulsionam os alunos a caminharem em caminho oposto ao ensino ministrado, principalmente nas escolas públicas. As famílias por sua vez ainda que com poucos recursos consideram importante a escola, mas, jamais investir na aquisição de um livro. Preferem comprar um lanche diferente e ou algo que não esteja relacionado a melhoria do processo de construção de novos conhecimento na área formal.

lulita
lulita
Reply to  Humberto Santos
6 anos atrás

Olha francamente! A maioria dos comentários que li tem a ver com o vitimismo do aluno quando a reportagem fala justamente ao contrário. Sou professora, já fui ameaçada de morte por pai de aluno que nem minha sala de aula frequentava, já fui punida por corrigir comportamento errado de aluno. Será que é normal professor ser chamado de vagabundo, folgado (pra citar os mais leves), é correto ameaçar e pressionar professores a cumprir a vontade de pais e crianças sem o comprometimento com o que é pedagogicamente correto? É perfeitamente compreensível o desgaste e o exagero dos professores. O Estatuto da Criança e Adolescente foi um erro crasso a partir do momento em que somente se estabeleceu direitos e direitos para crianças e adolescentes e poucos ou nenhum dever correspondentes tantos e tais direitos. A impunidade na nossa sociedade começa na creche.

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Nesta sexta feira (05/08/2016), fui entregar o caderno p/ professora vistar (visando q estava todo completo) ela quando olhou vendo q ainda havia 20 minutos de aula, mandou eu fazer mais a pesquisa q era p ser feita em casa, me recusei começou a me dirigir a palavra dizendo q ela está lá para ensinar já q o aluno não quer aprender não tá nem aí pois o salário dela está na conta, achei uma falta de respeito por parte dela pois a educação só tem a retroceder enquanto estiver pessoas na área da educação utilizando esta frase pois já não existe apoio por parte do governo e ainda nossos professores falam essas coisas desestimulam o aluno em estudar.

Fernanda
Fernanda
Reply to  Leandro
7 anos atrás

Vdd Colega.. Muito triste e trágico ouvir isto de um professor, aquele que deve ensinar e motivar, ainda mais nos dias de hoje. Acordam professores vocês formam a educação do nosso país.

MÁRCIA ROSÁRIO
MÁRCIA ROSÁRIO
Reply to  Fernanda
6 anos atrás

o estímulo deve vir dos pais e não do professor. Exemplo: Meu filho você deve estudar se quiser ser alguém na vida, a vida lá fora vai cobrar, tem coisas que são chatas mas vai futuramente precisar etc…. Isso é dever dos pais, é de profunda irresponsabilidade querer empurrar esse tipo de dever e outros tantos para professores ou terceiros como avós cansados, tios ou babá. Esses pais de hoje em dia só querem saber de por filho no mundo, mas capacidade, vocação e vontade eles não tem nenhuma…

Fernanda
Fernanda
Reply to  Leandro
7 anos atrás

Vdd Colega.. Muito triste e trágico ouvir isto de um professor, aquele que deve ensinar e motivar, ainda mais nos dias de hoje. Acordam professores vocês formam a educação do nosso país.

Pedro
Pedro
7 anos atrás

Tenho 23 anos e já estou desistindo da profissão, pois não sou respeitado nem pela direção da minha escola. Trabalho numa das melhores escolas de Brasília. Lamentável.

Pedro
Pedro
7 anos atrás

Professor jovem aqui, 23 anos, nem formado em Letras Inglês e já querendo abandonar a profissão. Só estou esperando terminar o ano pra pedir demissão. Hoje tentei tirar pontos dos alunos indisciplinados( escrevi o nome deles no quadro com -1 na frente) e o MEU coordenador disse que não poderia fazer isso pois estaria expondo os alunos. O argumento dele foi de que os pais vêm até a escola com esse argumento. É uma escola particular, na verdade considerada a melhor escola da minha cidade. A própria direção e coordenação que poderiam enfrentar os pais e dizer que não aceita isso, não o faz e ainda aceita pais que bem fazer barraco na escola.

O pior que não são todos alunos. Na minha turma são 2 em 11. Mas 2 em 11 já estraga a aula e impede que os 9 restantes aprendam. Os próprios bons alunos pedem silêncio e tentam me auxiliar, mas não conseguem.

O caso de hoje mesmo foi um aluno desrespeitando uma aluna.

Enfim, um pequeno desabafo e um apelo às autoridades e aos pais conscientes para que se mobilizem.

Contudo, creio que as visualizações desse site sejam centenas de vezes inferiores aos dos vídeos de funk de bandido no YouTube….

Ana Paula
Ana Paula
Reply to  Pedro
7 anos atrás

Oi Pedro. Sou professora há 15 anos. Não fosse minha idade e saúde, também dava o fora. Não vale a pena acabar com sua juventude com a “deseducação” desse país. Abraços e boa sorte pra você.

Sheila
Sheila
7 anos atrás

Parabéns deputada sua PL precisa ser aprovada urgentemente, pois, professores estão sofrendo com atitudes criminosas de alunos e país condescendente, diretores omissos dão lugar ao tratamento desumano aos educadores, intimidação, agressão verbal, vias de fato, desacato, desrespeito, alunos não levam material para a escola, levam o celular apenas, querem fotografar a Lousa, passar a aula em conversas alheias a materia, não fazem trabalhos, quando o professor é exigente é chamado de chato, e outras palavras de menosprezo, se tem a atenção chamada, respondem das mais variadas formas agewssivas! Progressão Continuada no estado de São Paulo aprova alunos sem saber, para diminuição de gastos com educação! Já passou de absurdo, vilipendio! Que seja logo aprovada pelos parlamentares! Obrigada.

Giani Cristina Candido
Giani Cristina Candido
Reply to  Sheila
6 anos atrás

Eu tbm esta semana passei por tudo isto em sala de aula em um 1 ano C do ensino medio da escola EE Clóvis de Lucca em SBC dia 06/06/17. Eram seis alunos, eles diziam”-que quem mandava na aula eram ele”. Eles fizeram uma roda do lado esquetdo da ala e ficaram cantando alto e batucando, atrapalhando a aula, isso tudo no período da manhã, na 3 e 4 aulas. Não me deixaram dar aula. Fizeram assédio moral comigo. Não realizaram a atividade proposta na qual tive muito trabalho para preparar e também para xerocopiar do meu próprio bolso pois a Escola não me forneceu nem as folhas de sulfite.

iago
8 anos atrás

muitas das vezes os PROFESSORES que agridem o aluno ,o q nos devemos fazer

Walder Luiz Colodetti Fonseca (G_Fis 1S13 S6)
Walder Luiz Colodetti Fonseca (G_Fis 1S13 S6)
Reply to  iago
7 anos atrás

a é facil, é só denuncia-lo que ele levará um processo administrativo a não ser que o professor tenha agido em auto defesa.

jane marcella
jane marcella
8 anos atrás

hoje depois de quase 15 anos de sala de aula…
senti me muito constrangida e denegrida a minha imagem perante a todos…da escola

4 alunos resolveram passar cola na cadeira em que iria me sentar… e passou… e agora professora? o que fazer? somente interrogação, pois ao aluno todo direito….ECA

4

Vanilda Cerqueira
Vanilda Cerqueira
Reply to  jane marcella
8 anos atrás

Infelizmente, os maiores responsáveis são os pais alem da lei é claro que apoia os erros das crianças. Meu filho não mente é o que ouvimos constantemente, afirmando ele que os mentirosos somos nós professores. Os alunos aprontam e os pais acusam os professores. Daqui há alguns anos não haverá professores, ou muitos estarão presos inocentes por causa dessa frase, se as nossas leis não mudarem.criancas não só mentem como inventam incentivadas de certa forma pelos pais. Não estamos aguentando mais.

Fernanda Almeida
Fernanda Almeida
Reply to  Vanilda Cerqueira
7 anos atrás

o aluno mente cada vez mais e em idades bem pequenas.O professor é culpado de tudo.Sempre adorei a minha profissão.Hoje não a escolheria.

André de Carvalho
André de Carvalho
Reply to  jane marcella
8 anos atrás

O professor é o trabalhador mais oprimido há décadas no Brasil. Agredido pelo Governo na falta de remuneração digna, agredido por outros profissionais, por alunos e seus familiares. E não são aquelesaqueles que “merecem”, se é que existe isso, somente os que são agredidos…

Professores Educadores, competentes, responsáveis, respeitosos, que fazem de tudo pela Educação – mesmo com toda desvalorização – e ainda assim passam por situações de agressão moral, física e, em grande número e frequência, psicológica.

É mais que necessário limites melhores definidos para coibir que essas agressões ocorram. Liberdade de expressão do aluno não significa liberdade para agredir, faltar com respeito ou torturar psicologicamente o profissional que ali está para contribuir à sua formação.

Grandes problemas do Brasil surgem da precária educação que temos. Não existe Educação de qualidade se não há qualidade de vida profissional ao professor, que é aquele à frente, fator indispensável.

Esse PL é urgente para se tornar Lei e ser respeitado e seguido como tal em nossas escolas, não somente para assegurar dignidade e respeito ao trabalho do professor, como, consequentemente, beneficiar o Direito de aprender dos alunos.

Walder Luiz Colodetti Fonseca (G_Fis 1S13 S6)
Walder Luiz Colodetti Fonseca (G_Fis 1S13 S6)
Reply to  jane marcella
7 anos atrás

eca mesmo.

hudson mattos
hudson mattos
8 anos atrás

boa noite,muitas palavras nos perdemos,poucas palavras nos achamos,o problema sempre vai existir,agora ganhamos tempo para achar soluçoes.

ELISABETE SANTOS
ELISABETE SANTOS
8 anos atrás

Diante de todos estes comentários quero também me posicionar .Leciono há mais de 20 anos e nunca me senti tão desmotivada como hoje.Não consigo mais dar uma aula numa sala de 30 alunos (adolescentes) ;eles gritam e fazem baderna durante a aula .As vezes reclamo e eles riem,outras vezes fico calada e continuo a dar aula assim mesmo.Não tem com aprenderem nada. Oras batem na cabeça do colega, jogam bolas e mais bolas de papel,gritam uns com os outros,fazem brincadeiras perversas,brigam ,furam com lápis e quando eu os chamao para conversar se sentem ofendidos na sua razão.Alguns , os mais baderneiros vão para casa e inventam uma história para a mãe que no dia seguinte vai a escola querendo esfolar o professor.
Não aguento mais! este ano ainda vou fazer outro curso e me preparar para mudar de profissão.

Nayra Lucia
Nayra Lucia
Reply to  ELISABETE SANTOS
8 anos atrás

Olá colega!! Estou me sentido do mesmo jeito.
Compatilho com suas angústias. Boa tarde! !

José Geraldo
José Geraldo
Reply to  ELISABETE SANTOS
8 anos atrás

Infelizmente, os pais são algozes na maioria das vezes, quanto a indisciplina. Compreendo suas angustias.

Marcela Sparapan
Marcela Sparapan
Reply to  ELISABETE SANTOS
8 anos atrás

Concordo plenamente!!!! Estamos nas mãos de um sistema educacional falido. Depois de 26 anos lecionando minha frustação só aumenta. Sofremos preconceitos, somos desvalorizados desrespeitados e não temos quem nos defenda.Como acreditar que a “educação” é o futuro desse país????????????????????????????????????????? Sinto-me INDIGNADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rochane
Rochane
Reply to  Marcela Sparapan
8 anos atrás

Os professores que querem fazer a diferença propondo mudanças são crucificados, apedrejados pelos próprios colegas, não sentimos apoio nem de quem deveria estar junto nessa luta.

¹Rodolfo H Worms
¹Rodolfo H Worms
Reply to  ELISABETE SANTOS
7 anos atrás

Compartilho de uma situação complicada com uma de minhas turmas. Todos os dias em minhas aulas o aluno sempre puxa briga com os colegas. Se realizo uma atividade que náo é de seu gosto o mesmo reclama e “agasalha” com a aula. Se ele gosta ele faz mas de algum modo arranja briga com alguém. Entendo que devem haver falta de valores mas náo está adiantando chamar os pais.

suely
suely
8 anos atrás

Eu acredito na rigidez da educação em casa! Aqui em casa , tenho duas. Não leva celular pra escola, no lugar leva um dicionário. Tem que ler um livro por mês, Treina a letra cursiva todo dia, faz Kumon diariamente, faz o dever todos os dias, eu ajudo ensinando procurar a resposta. Se cumpriu seu dever direito tem com prêmio revistas em quadrinhos para ler , passeios ao ar livre etc….Se desrespeitar professor na sala, tem castigo em casa! A mais velha tem 26 anos e a mais nova 11 anos, nenhuma tem trauma, o contrário, são super responsáveis e humanas!

MARCIO RODRIGUES
MARCIO RODRIGUES
9 anos atrás

TANTOS COMENTÁRIOS DIZENDO QUE O PROFESSOR ESTÁ DESPREPARADO E ISSO E AQUILO…. MAS QUANDO TEM REUNIÃO DE PAIS E MESTRES OS POUCOS PAIS E MÃES QUE APARECEM NAS REUNIÕES VEM SEMPRE RECLAMANDO QUE NÃO SABEM MAIS O QUE FAZER COM OS PRÓPRIOS FILHOS E QUE NÃO AGUENTAM MAIS… SE UM PAI E UMA MÃE NÃO TEM CONDIÇÃO DE EDUCAR UM FILHO, PORQUE UM PROFESSOR TEM O OBRIGAÇÃO DE EDUCAR EM MÉDIA 30 ALUNOS (ISSO SÓ EM UMA SALA) PORQUE NÓS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDÍO TEMOS NO MÍNIMO 10 (DEZ) TURMAS PARA EDUCAR OU MELHOR ENSINAR AS DISCIPLINAS PORQUE O PAPEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DISCIPLINA É DEVER DOS PAIS… OS FILHOS FAZEM O QUE QUEREM E OS PAIS ACEITAM TUDO… BASTA TIRAR O VIDEOGAME, CELULAR, COMPUTADOR QUE RESOLVE, NÃO PRECISA USAR DE VIOLÊNCIA… MAS NÃO A RESPOSTA É SEMPRE A MESMA ” SE EU FIZER ISSO ELE FAZ ESCÂNDALO, BRIGA COMIGO, FAZ GREVE DE FOME E NÃO QUER IR PRA ESCOLA”…. APRENDAM A EDUCAR SEUS FILHO ANTES DE FICAR CRITICANDO O QUE VOCÊS PAIS NÃO TEM NOÇÃO DO QUE É AGUENTAR O FILHO QUE NEM VOCÊS AGUENTAM DENTRO DE SUAS PRÓPRIAS CASAS”… OS ALUNOS SÃO NOSSOS… MAS OS FILHOS SÃO SEUS……… NINGUÉM FORÇOU A GERÁ-LOS…….. FALANDO EM TECNOLOGIA, TEM MUITOS PAIS E RESPONSÁVEIS QUE NÃO CONSEGUEM FICAR SEM ESSAS PORCARIAS NAS MÃOS O TEMPO TODO E AINDA VAI CULPAR O POBRE DO FILHO… “TAL PAI, TAL FILHO”.

ana caroline
9 anos atrás

olá , só aluna e a minha coordenadora me chamo de lixo é levando a mão é falo “que vontade de esmurrar sua cara” isso pode ser falada pra uma aluna gostaria de saber o que eu poderia fazer

Claudia
Claudia
Reply to  ana caroline
8 anos atrás

Você é a professora? Gostaria de entender a ordem do seu comentário que me chamou atenção, mas não consegui compreender o que houve de fato.

Walder Luiz Colodetti Fonseca (G_Fis 1S13 S6)
Walder Luiz Colodetti Fonseca (G_Fis 1S13 S6)
Reply to  Claudia
7 anos atrás

olha, provavelmente vc não estava rezando. mas ela errou. porém será que você não errou também a mesma altura? você estaria disposta a pagar pelos seus erros da mesma forma que quer fazer a coordenadora pagar pelos dela?

Lidiane Costa
Lidiane Costa
Reply to  ana caroline
8 anos atrás

Ana Carolina,isso não é conduta de uma coordenadora,não sei o motivo que levou a isso.Mas você deveria ver seus direitos de aluna em uma secretaria de educação ou ate mesmo com um advogado.

Sidney
Sidney
Reply to  ana caroline
8 anos atrás

“Oh anjinho, coitadinha….”!!! Com certeza ela errou!!!! DEVIA TER IDO AS VIAS DE FATO!!!!!

Vanilda Cerqueira
Vanilda Cerqueira
Reply to  ana caroline
8 anos atrás

Não acredito que um coordenador é capaz de dizer algo assim, você deve estar eequivoca. Cuidado com o que diz .ninguém chama alguém assim por nada.

Vanilda Cerqueira
Vanilda Cerqueira
Reply to  Vanilda Cerqueira
8 anos atrás

Não esqueça que há sempre dois lados da moeda.

Rute Ribeiro Dâmaso
Rute Ribeiro Dâmaso
Reply to  Vanilda Cerqueira
8 anos atrás

Olha acho que você esta errada em falar que teve um motivo ou ensinuar que a garota esteje mentindo, todos nós temos o direito de defesa e não pode a ver um motivo que dá a um coordenador o direito em falar assim com um aluno, pois ás vezes acaba descadeando um agressão física, então você está erradíssima em falar do tal motivo em que levou a coordenadora a falar assim com a adolescente ou criança, tanto faz, acho que a coordenadora tem que seguir os direitos legais dela caso aja um conflito, caso contrário ela perde todos os direitos dela com palavras agressivas contra qualquer aluno, aliás a coordenadora é estudada para agir de maneira correta e está alí para ensinar, então devemos ensinar violência em vez do que realmente importa?

cristian
cristian
Reply to  ana caroline
8 anos atrás

Basta uma simples análise do que foi dito pela sua coordenadora, que podemos perceber que “boa gente” você não é. Sem dúvida nenhuma você foi, no mínimo, rude com ela, ninguém maltrata uma pessoa e ainda sente vontade de bater nela sem que essa pessoa realmente mereça tal atitude. Antes de querer começar a tomar providências sobre o que sua coordenadora disse, avalie melhor as suas atitudes, aprenda a ter educação e a respeitar os mais velhos. Depois disso dedique-se mais aos estudos, para aprender a escrever.

Cristian M.
Bacharel em Adm de Empresas/ mestre.
graduado em Pedagogia.
Bacharel em Direito.

Rosalie
Rosalie
Reply to  cristian
7 anos atrás

Parabéns.. Pela ótima resposta!

Armanda Leão
Armanda Leão
Reply to  Rosalie
6 anos atrás

Independente do que um aluno faz, um coordenador jamais deve agir de tal forma. Ai inves de formar pessoas de bem na escola, ela vai ensinar agressão? Nem os pais hoje e dia podem agir dessa forma.

Carla Manso Sant'Anna
Carla Manso Sant'Anna
Reply to  ana caroline
7 anos atrás

Depende do que você fez, não é mesmo, garota. Agora, se você acha que desrespeitar não apenas o professor como qualquer outra pessoa que se dirigir a você é estar no seu direito, é bom que você reveja o que é realmente ter direitos e deveres, que são barbaramente equivocados. Cresça e apareça, garota!

MÁRCIA ROSÁRIO
MÁRCIA ROSÁRIO
Reply to  ana caroline
6 anos atrás

O que você poderia fazer Ana carolina, em primeiro lugar é aprender a escrever direito, depois tentar convencer que a sua coordenadora fez isso do nada e quanto ela poder falar isso, o problema é que vocês gostam de falar e fazer o que querem, mas na hora de ouvir ai não gostam né e ainda são as vitimas. Corrija esse só ( sou) e chamo (chamou), falada etc… se preocupe mais com o seu português em vez de se preocupar em detonar sua coordenadora.

Ocivaldo
Ocivaldo
9 anos atrás

Se Eu não educar meu filho ele vai fazer coisas erradas em sala de aula ou onde ele chegar, mas se o meu filho for bem educado e chegar em sala de aula e encontrar um professor despreparadado e mal educado com toda certeza ele vai sofrer de alguma forma seja pela despreparo, seja pela falta de educação do professor. Portanto o problema não esta somente no aluno ou no professor, se cada um fizer sua parte tudo ficará bem. O problema é que o cada ser humano só pensa em si, desrespeitando o espaço, direito dos outros, INFELIZMENTE!

luiza
9 anos atrás

QUERO FAZER UMA PERGUNTA; UMA PROFESSORA SEMPRE RECLAMA QUE A SECRETARIA NÃO IMPRIME AS SUAS ATIVIDADES, MAIS QUANDO A SECRETARIA ENTRA NA SALA E PERCEBE QUE MESMO A QUE ELA DAR PARA FAZER NÃO ESTÁ SENDO DISTRIBUÍDA COM OS ALUNOS E PEGA AS ATIVIDADES E MOSTRA PARA A DIREÇÃO ELA AGIU DE FORMA SEM ÉTICA?

rosa de melo silva
rosa de melo silva
9 anos atrás

CONCORDO COM A INGRID MILLER E COM ALGUNS OUTROS COMENTÁRIOS .ACHO QUE A LUNOS E EDUCADORES PEDEM SOCORRO;QUE TEM PROFESSORES DESPREPARADOS E QUE ACHAM FÁCIL A TAREFA A ENFRENTAR E DIANTE DE ALGUNS ALUNOS TENTA SE IMPOR SEM DAR MUITAS VEZES UMA CHANCE PARA A CRIANÇA OU JOVEM EU TINHA VONTADE MUITAS VEZES DE ESGANAR MEU PROFESSOR DE MATEM´ATICA E O DE PORTUGUES ERA AVANGÉLICO E SÓ DAVA ATENÇÃO AOS COLEGAS QUE TINHAM A RELIGIÃO DELE OS DEMAIS ELE MARCAVA COMO OS PIORES ;RESULTADO:DESISTI DE FAZER O SEGUNDO GRAU E AOS 57 ANOS FICO TRISTE POR VERAS DIFICULDADES DO MEU NETO DIANTE DE ALGUNS PROFESSORES AUTORITARIOS QUE FAZEM COM QUE ELE DESEJE SEMPRE NÃO ESTAR PRESENTE NESSAS AULAS E PRA PIORAR A COORDENADORA E O DONO DA ESCOLA QUEREM MANDAR ELE AO CONSELHO TUTELAR PELAS FALTAS E NOSSAS RECLAMAÇÕES CONSTANTES UM ABSURDO.

Juliano Santos
Juliano Santos
Reply to  rosa de melo silva
9 anos atrás

Engraçado, mas parece que tudo é culpa dos professores. Você joga tudo como obra de despreparo e aponta um defeito a cada professor. De repente seu neto não quer estudar, ou, os colegas de sala são tão “encapetados” que fica difícil lecionar. Sou professor e te digo: “essa geração está perdida”…a falta de respeito e educação é fora do limite, só estando em sala de aula pra saber. Os alunos não respondem nem ao “bom dia” do professor, e isso independe de preparo ou despreparo do docente.

Olicio Duarte
Olicio Duarte
Reply to  Juliano Santos
9 anos atrás

Concordo com você, as vezes a vontade que da e de dar um grito e sair correndo, nossas crianças são extremamente inteligentes e a muito já perceberam que em tudo a lei os protege dando-lhes o aval para ignorar toda e qualquer forma de disciplina, verdade seja dita nossos alunos perderam totalmente o norte no que tange a sociabilidade, e não tem nenhum desejo em estar na escola para aprender, a informação hoje em dia vem em tempo real no toque de uma tela de um celular, e cabe ao professor a ingrata tarefa de manter as vezes 30 adolescentes dentro de uma sala de aula tendo que prender a sua atenção a um quadro negro.
Situações como deboche, insubordinação, agressão verbal, e outras associadas ao fato de que nosso modelo de escola ja não atende as necessidades e uma equação simples onde o resultado e oque podemos ver hoje em dia nas salas de aula como bem disse o colega acima

Nair cristina santos
Reply to  Juliano Santos
9 anos atrás

Ao meu ponto de vista os alunos e professores devem se respeitar ,alunos não tem direito de achar que podem fazer o que quiser e menos professores achando no direito de pegar crianças pelo braço e jogar na secretaria como se fossem animais ,nenhum tem razão ,o aluno deve respeito sim e o professor deve honrar ao seu diploma pois não esta ali para disciplinar e sim para ensinar as crianças o aprendizado.

karen
karen
Reply to  rosa de melo silva
9 anos atrás

Sou contra a agressão aos professores vseja ela verbal ou física, porem encaminhar um aluno ao conselho tutelar por ele ser criativo e questionador e a mesma coisa que criar cordeirinhos.Educacao em massa.
E por estas e outra que nosso pais esta como está, inibindo questionamentos criando uma sociedade apática.

eliane
eliane
10 anos atrás

Essa nova lei não servirá para nada, pois veja bem o ECA! protege nossas crianças de professoras agressivas e descontrolada que agridem física e psicologicamente pequenos alunos ainda no prézinho? NÂO NÂO e NÂO, esse alunos adultos agressivos hoje foram formados lá no prézinho, quando a professora puxavam seus cabelos, arremessavam a criança sobre a cadeira para sentar- se a força, e quando a professora na frente da mae é uma e quando está a sós com a criança é uma loba diante de sua presa!!!! isso é umabola de neve. necessitamos de humanização de fato!

Adriane
Adriane
Reply to  eliane
9 anos atrás

Descordo de você, uma criança que sempre foi agredida e coagida, jamais fica agressiva, em sua maioria é uma criança quieta, medrosa, e pouco comunicativa.
As crianças e adolescentes que são agressivos e não obedecem regras são aqueles que não foram disciplinados, a falta de respeito com os professores e pais, fazem parte desta nova sociedade desestruturada, limites e equilíbrio, fazem parte de uma sociedade justa e saudável.
Não é trazer novamente a repressão da Ditadura Militar, nem tão pouco proteger de todas formas os transgressores de regras socialmente aceitas, e sim, equilibrar regras e direitos.
Falta em nossa sociedade o respeito pelo direito dos outros, os pais são obrigados a educar, no entanto, só podem educar sem punição, o ser humano só aprende se tiver dor ou alguma perda, isso é fato, se não tiver punição, estaremos nos direcionando diretamente a extinção de uma raça pensante.

Ana Paula
Ana Paula
Reply to  Adriane
9 anos atrás

concordo com você, muitos pais acham que a escola é lugar de dar educação, para vcs que pensam assim,
sinto em lhe dizer que estão enganados….esse é o papel de vcs….e a escola pra ensinar e não educar….
então a valorização dos professores começa dentro de casa e transmitam isso a seus filhos..fica a dica!!!
ACORDA GENTE!!!

Nalva
Reply to  Ana Paula
9 anos atrás

Bom eu concordo com o seguinte, a escola é a continuação sim da educação que nós pais passamos, para nossos filhos, e hoje sinto em dizer principalmente em Itu tem um bando de professores despreparados. A mesma educação que tive dos meus pais, estou passando para meu filho. Tive ótimos professores, até mesmo na faculdade…e hoje o que vejo são professores com a mesma idade que tenho, que não sabem respeitar, quanto mais ensinar aos alunos. Falo com a certeza de que esses professores, tiveram ajuda de psicólogos, mas em nenhum momento se prontificaram a serem ajudados. Sei que existem bons professores por aí, mas infelizmente a escola que meu filho estuda de longe é exemplo.

Laila
Laila
Reply to  Adriane
9 anos atrás

Muito Bem, que Deus abençoe e coloque suas Santas mãos e faça a comunidade, e toda a civilização entender que a escola só vai avançar, a partir dessa idéia da deputada. Quem protege o profissional que está ali, porque gosta , porque só sabe ministrar aulas, e precisa trabalhar. Hoje é necessário o estatuto do professor, os direitos humanos do professor, pois seus deveres ele cansa de saber… Vai ficar numa sala com no mínimo 30 estudantes, enquanto vc dá atenção á aprendizagem de um, existem 2 se agredindo, daí vc deixa quem tá aprendendo para resolver o conflito, mas adiante aqueles que vc acabou de chamar atenção, se levantam e conversam e fazem que nada aconteceu, e se mandar pra direção o professor não domina a classe, se é atendido pelo supervisor se tem uma conversa e a atitude em classe quase não muda, quando se convoca pais, eles não comparecem, qdo comparecem, não sabem muito o que fazer pois a grande parte perdeu o controle sobre os filhos ou são desestruturados o suficiente, pois nem exemplos conseguem passar…O professor é pago para ensinar o que sabe. Precisamos além do que a deputada propõe, de psicólogos pagos para atender essa demanda problemática de crianças e adolescentes, que não são amparados nem pelos pais entende, assistentes socias, terapeutas, o orientador educacional que desempenha um papel importante na escola , alémdos disciplinários transitando pela escola e intermediando e encaminhando os diversos casos, elementar que a assistência de um outro professor é uma excelente idéia do proposta lá atrás por Serra sem partidarismos, falo pela idéia não pelo partido.Cameras nas salas talvez seria bom também… como diz o saudoso Chico Anísio – professor Raimundo e o salário ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, Vcs sabem, temos que nos desdobrarmos para sobreviver, e te admira o estresse sofrido pelos profisssionais. Reforma já com respeito ao ECA, LBD , etccc etcccc, a presidente está aberta á diálogos, esse é um bom motivo para irmos para as ruas não? O futuro de nossos filhos depende disso povo !!!!!!!!!!!!!!

Marco Avicena
Marco Avicena
Reply to  eliane
9 anos atrás

Voce nunca pisou numa sala de aula……..não sabe o que está falando.

Lena Vieira
Lena Vieira
10 anos atrás

Uma amiga minha, diretora de uma escola estadual no Rio de Janeiro, chamou a atenção de uma aluna por sua indisciplina e foi chamada, como resposta, de “puta velha”. Encaminhou então a garota para a sala da diretoria e chamou a mãe, para conversarem sobre a conduta da aluna. Para sua surpresa, quando a mãe chegou, a acusou de ter constrangido a filha ao tê-la mandado para a sala da diretoria na frente dos colegas. Ainda segundo a mãe, por ser negra e pobre, a filha não poderia ter sido mandada para a sala da diretoria, apenas por ter chamado a própria diretora da escola onde estuda, uma profissional com mais de vinte anos no magistério e mãe de família, de “puta velha”, isso não é nada, não é mesmo? Coisas como respeito aos mais velhos, a alguém que exerce um cargo de autoridade e que estava apenas tentando conseguir da aluna uma conduta mais civilizada não significam literalmente nada. O resultado disso é que minha amiga está respondendo a um processo por constrangimento da aluna em questão. Em tempo: minha amiga é mulata, filha de pai negro e mãe branca, e é casada com um negro e, se não chegou a passar fome na infância, com certeza lutou muito para chegar onde chegou, mas apesar de ter sido xingada, a errada foi ela, pelo fato da aluna ser negra e pobre… E depois, alguém ainda pergunta se vale a pena ser professor?

cleusa Maria Martins Silva
cleusa Maria Martins Silva
Reply to  Lena Vieira
10 anos atrás

Sabe estou desapontada com nossa educação! Hoje alunos passam de ano como se soubessem a matéria. Infelizmente o governo quer quantidade e não qualidade. Alunos que não tem educação, gritam e até agredem professores. Eu ainda sou das antigas que acha que educação vem de berço. O pior é que os pais não dão educação e acham que quem tem que dar é a escola. Você acredita nisso. A mãe de meu aluno me perguntou se tinha reposição de aula todo sábado, porque ela achou ótimo aulas neste dia. Assim ela poderia descansar mais do filho. Eu não sei onde vamos parar……

Luana Tayana Lima Ferreira
Reply to  Lena Vieira
9 anos atrás

É lamentável saber que o professor passa por essa situação. Sendo que este, dedicou toda uma vida de estudo para forma cidadães. E quando na realidade ele se transforma em alvo de coação, desrespeito, violência e acima de tudo é visto pela maioria da sociedade como culpado como o vilão da história. Por que não soube compreender o aluno quando lhe xingou, pois essa é a realidade do aluno em casa. Hei, para ai, professor não dar aula para unicamente um aluno, e sim para 30/40 como ele pode investigar a vida de um aluno e abandonar a dos restante? Gente um médico psicologo ele não atende 30/40 paciente de uma vez. E sim um de cada vez, dai a resposta para buscar a profundar na vida do paciente. O professor não tem esse privilegio, ele tem sua sala super lotada. Com pouco ou nada de material pedagógico para trabalhar. E um milhão de papel para desenvolver do tipo: Mãe/Pai, psicologa, amiga, irmã, tia, médica, professora dentre outras…E o salario muito baixo.

wilker]
Reply to  Lena Vieira
9 anos atrás

fale sim

Tânia (professora)
Tânia (professora)
10 anos atrás

Respeito a opiniao da Sra. Ingrid, mas na minha opinião essa é uma fala de diretora, ou cordenadora que não está na sala de aula, já fui ofendida por uma aluna simplesmente por que pedi seu caderno para vistar, a diretora nada fez, a mandou de volta pra sala de aula, agora meu comportamento mudou, se sou desrespeitada, pego meu material digo para a coordenadora que estou com dor de cabeça (assumo minha falta aula) e só entro nas duas aulas seguintes, por ficarem sem aulas de sociologia e história proximos do período de provas, mudaram o comportamento, e se dão problemas novamente, pego meus materiais e.. Hasta la vista… bater boca com aluno e me estressar… nunca mais, se quiser fazer faz… se não quiser o problema (não é mais meu)…

Rosangela (professora)
Rosangela (professora)
11 anos atrás

Espero que esta Lei seja aprovada e MUITO BEM ELABORADA. Mas, será que um, dois, três dias de suspensão irão resolver os problemas? Essas aulas deverão ser recuperadas???? Mais trabalho para o professor??? Ou será prêmio para o aluno “folgar” um dia durante a semana?
Estou muito desiludida com tudo isso. Na verdade, não acredito que esta Lei vá melhorar a situação que vivemos na escola. Sabemos que os alunos indisciplinados não respeitam os pais. Muitos desses pais defendem seus filhos dando-lhes a razão, reclamam dos professores e da escola.
A Escola trabalha sozinha. Não há apoio da sociedade. Muitas empresas não liberam funcionários para reuniões na escola. Ah, a escola deve oportunizar reuniões em outros turnos: os professores trabalham em duas, três, quatro escolas, manhã, tarde, noite, sábados…. E os pais que comparecem (poucos), são os responsáveis pelos bons alunos, educados, dedicados, comprometidos. Os rendimentos escolares deveriam fazer parte de concursos, vestibulares, testes para vaga de emprego…..
Quais as punições legais que existem para os alunos mal educados, indisciplinados, que atrapalham a aprendizagem dos colegas, que agridem fisicamente e psicologicamente professores e colegas?????
Qual Univertsidade que prepara o professor para lidar com isso tudo??????
Qual profissional que trabalha por amor à profissão????
Professor não é trabalho voluntário!!!!!! Professor é gente! Profissional que investiu numa carreira!!!! Vamos criar o EPE (Estatudo dos Profissionais da Educação)!!!!!!

Desculpem-me pelo desabafo. Estava precisando.

Professor municipal
Professor municipal
11 anos atrás

Bem, pelo que vejo acima, alguns professores ainda acreditam em papai Noel, e que vão conseguir mudar o mundo. Bem, A GENTE SÓ CONSEGUE MUDAR NOSSO PRÓPRIO INTERIOR, e quando queremos. O caso é que muitos alunos estão na escola OBRIGADOS pelos pais, e não se enganem: muitos pais obrigam estes alunos a irem para a escola por causa do belo BOLSA FAMÍLIA. Concordo e anseio por esta lei, e que seja SIM aprovada. Se não fosse preciso LEI para proteger o cidadão, não seria nem preciso o famoso ECA: PARA QUEM NÃO SABE: LEIS EXISTEM PORQUE SERES HUMANOS SÃO DIFÍCEIS DE LIDAR! Se a LEI vai resolver o problema é outra questão. Afinal, o ECA não resolveu muita coisa, não é mesmo?! Estamos caminhando para o caos na educação. Daqui a pouco, ninguém vai mais querer ser professor…para quê? Para ganhar pouco e ainda ser mal-tratado por quem devia lhe agradecer? Professor não é NEM DEVE SER jesuíta!

ismaelisaias82@yahoo.com.br
Reply to  Professor municipal
9 anos atrás

Penso que os políticos deveria pensar mais na classe que trabalha e fazer e aprovar leis mais sérias que impõem respeito aos menores .Por que toda a baderna que está acontecendo no Brasil: tráficos , roubos ,assassinatos e outras. A violência dos políticos que quer fazer com que os brasileiros tem vergonha de ser honestos . Quando vi na TV um deputado repudiando Xuxa e sendo estupidamente enxotada do seu direito de representante maior senti traído duas vezes por ele ser impedido e pela Xuxa me traí , pois cresci vendo Xuxa e ela não convive com menor infrator para decidir, a população nas ruas é mais importante do que ela, e eles ouviram só ela . Que vergonha! Políticos estão querendo tirar a fada as armas da policia , será que ainda não acadaram que se mexer na constituição nós não vamos ter paz . Que tal o comado militar novamente !

Nilton
Nilton
Reply to  [email protected]
7 anos atrás

Mas somos um povo colonizado por degredados o que esperar por isso?
Um país de 1* mundo já tem pena de morte aqui não fazem porque os legisladores não se sentem bem fazer lei desse tipo. Porque eles não querem para si esse tipo de lei.

maykou
maykou
11 anos atrás

aluno que não se presta que não faz nada na escola que agride e ofende os professores deveria ser expulso !!!!!!

Adriane
Adriane
Reply to  maykou
9 anos atrás

Quando tinha expulsão dos alunos, esses ou se modificavam, ou ficavam sem estudar, com a Nova Lei de Obrigatoriedade à Educação dos 4 aos 17 anos, isso tende a aumentar, penso que do jeito que estava era melhor, a obrigatoriedade no Ensino Fundamental, e o Médio só para aqueles que realmente querem estudar, o fato não é deficit de aprendizagem, mas deficit de respeito com a autoridade dos profissionais e principalmente com o outro. Assim a alguns anos não teremos mais profissionais da educação, pois são desvalorizados economicamente, estudar 4, 5, 6, … para não ser valorizado, isso é uma vergonha, os alunos que não querem nada com nada, deveriam ser reprovados, os que realmente tentam e não conseguem atingir uma media, deveriam ser beneficiados com a recuperação, no final do ano, como era antigamente, assim os alunos se esforçariam para não perderem um tempo a mais de férias, do jeito que está fica fácil, não estudam, só reclamam, desrespeitam professores e outros profissionais da educação e no fim, são eles que saem sorrindo, enquanto o professor é desvalorizado e humilhado, quase sempre na frente desse aluno, tirando a autoridade do mesmo, e depois ainda esse profissional tem que aguentar o comentário de que não tem domínio de turma.
Desculpe-me mas estou revoltada com essa falta de educação da educação brasileira!

Jack Power
11 anos atrás

Infelizmente, nós professores, estamos como medo dos alunos. Eu por exemplo, já fui humilhado por uma aluna na frente do diretor e do coordenador, nada fizeram, ficaram somente olhando e escutando as palavras deploradoras sobre a minha imagem, puxa vida!!. Sou um professor muito exemplar, respeito o próximo, sou de dar bom dia as pessoas, mas, é castatrófica a idéia de hierarquia de que o professor é uma autoridade máxima. Já era, a hora paresse-me que é desreipeitar, humilhar e denegrir a imagem do professor-herói( todos são), pois, o trabalho não acaba na escola levamos pilhas e mais pilhas de livros, trabalhos, etc. para podermos concluir o trabalho ainda em nossa casa. Francamente é sofrimento, só fica como professor, quem realmente gosta, porque, eu não sei como irá ser mais adiante!!!!!!!!!!??????

Junior Nicolely
Junior Nicolely
11 anos atrás

Ótimo projeto. Espero que seja aprovado. Atualmente os casais querem fazer filhos mas não quererm educá-los. A falta de educação destas crianças que estão atualmente nas escolas é asustadora, e pior, quandos os pais chegam as escolas para falar com os pedagógos, também faltam com respeito a estas profissionais, pois sempre os seus filhos estão certos. O povo braseileiro esta se esquecendo dos costumes básicos de educação como bom dia, por favor, etc.
Os direito humanos vieram para contribuir muito. Entretando, em alguns pontos, foi dado direito a fazer o que quizerem.
Um professor ser tratato do modo que esta sendo é um absurdo.

Wellington Tibério
Wellington Tibério
11 anos atrás

Convenhamos, alguém acredita que com mais essa lei alguma coisa vai mudar na sala de aula? Precisamos prestar atenção ao que se configura como mais uma armadilha. Os alunos precisam se proteger dos professores, os professores precisam se proteger dos alunos, as escolas precisam se proteger de alunos e professores, e assim construimos, com as nossas boas intenções, uma realidade insuportável.
O respeito ao professor, algo antes imposto pela força (se é que isso produzia respeito, e não medo) ou conquistado pela habilidade de um professor dedicado e seguro de seus compromissos e responsabilidades, sempre de maneira circunstancial, com atenção e sensibilidade voltadas para as situações concretas que se constituíam de maneira singular, aberto a negociações, aberto aos desencontros, mas garantidor do mínimo que constituía uma relação de confiança necessária entre alunos e professores, passou agora a ser uma questão de Estado, e não por um viés opressivo, que expropria os professores de seus afazeres contra sua vontade, mas por solicitação dos próprios. Impressionante essa transformação.
É claro que a realidade mudou, mas o problema talvez seja o fato de que a construção cotidiana e circunstancial do respeito dá trabalho, exige dedicação e sensibilidade. As dificuldades da realidade, em grande parte gerada por maneiras de olhar e entender as dinâmicas das relações sociais, especialmente nas escolas, também podem ser encaradas como tensões que nos convocam a estranhar esse mundo que criamos e assim, quem sabe, caminharmos de forma um pouco mais leve nesse percurso incerto que chamamos de vida.
Me parece que precisamos ter coragem e habilidade nos encaminhamentos de nossos problemas e não engrossarmos esse lamento entediante que nos enfraquece. Outra opção razoável é abandonarmos o barco, o que também requer coragem de quem só faz reivindicar mais tutela.
Por mais fortes que sejam as palavras da nossa colega Ingrid, ela tem razão.
Ah, para ter um mínimo de reconhecimento da legitimidade do que digo informo que sou professor da rede pública há 5 anos.
muito obrigado Deputada, mas nesse quesito não precisamos do seu serviço.

Cirlene
Cirlene
12 anos atrás

Parabéns à Deputada e à revista pela matéria. Até que enfim alguém está tentando fazer algo em prol dos professores.
Sou Professora da rede pública há mais de 20 anos e, com tristeza, tenho acompanhado o problema da falta de respeito e agressividade de muitos alunos contra os professores. Esse tipo de comportamento vem afetando a saúde do educador, causando-lhe grande desgaste físico e emocional, fazendo com que perdure o sentimento de impunidade neste país e a dúvida quanto ao futuro desses alunos “rebeldes sem causa”.
Espero realmente que as autoridades tomem consciência do problema e todos aprovem a lei em questão.
Um grande abraço a todos!

Pat
Pat
12 anos atrás

Olá a todos!
Li todos os comentários e também já havia escrito o meu comentário anteriormente. Discordo da posição da colega quando pede aos responsáveis do site para retirarem os comentários da Ingrid. Isto me preocupa! Por mais equivocado que se possa parecer o comentário da mesma. Está no direito democrático dela., OU não? Onde todos podem emitir seu pensamento! A sua opinião! Não estou aqui para julgar o pensamento da Srª Ingrid e sim absorver o que tem pertinência ao assunto! Mais uma vez me coloco preocupada com esta questão! Pois, o verdadeiro foco do problema não é a família, não é o “delinquente”! É a política que está instalada neste País que provoca tal situação. E vejo: professor x aluno e aluno x professor! E eu pergunto: Aonde está a Filosofia Educacional Estadual, Municipal e do Ensino Privado? A Estadual está preocupada com estatística, a Municipal com o coronelismo e a Particular com o dinheiro que entra em seus cofres.. Portanto, ninguém está preocupado com o significado da palavra EDUCAÇÃO. E me preocupo também com a postura do professor! Tenho uma amiga professora que defendeu e sustentou a ajuda a estes jovens ditos delinquentes e hoje , os mesmos, adultos a respeitam. Será que devemos jogar as “laranjas podres no lixo” e ficar só com as boas??? Claro, eu posso estar equivocada! Porque, não nos movimentamos para tirar as “laranjas podres ” da: Política Estadual, da secretaria de educação, da Governo Federal…..Me parece que todos estamos bem satisfeitos! Pois, não vi ninguém chamar políticos infames de delinquentes! Será que roubar na nossa cara , não é uma violência??? Big Brodher não é violência??? Deixo claro,que a disciplina , o conselho tutelar, o Juizado de menores, tudo isto já faz parte dos deveres e direitos da sociedade. Mas ,a aplicação está nas mãos da própria sociedade. Porém, devemos ter certos cuidados, pois o nosso papel é o de educar, não julgar. Podemos pedir justiça,sim, mas não temos a toga do juiz. Desejo um País melhor para todos! Sem rivalidades e ou diferenças! Professores e alunos juntos na luta para o melhor! Nem separados por questões sociais , políticas, religiosas e ou contextuais.

ROSANGELA
12 anos atrás

Sra. Ingrid Müller Xavier,
Alguém aqui falou em palmatória!!! Em que época a Sra está!!! Do mais, sem comentários! Não vale a pena, já que deu a impressão de que não pertencemos ao mesmo mundo!!!!

ROSANGELA
12 anos atrás

Salvaguardando as devidas investigações, antecedentes e “proteções”, eu concordo! Sou professora e lido o tempo inteiro com alunos que não trazem o mínimo de censo moral, respeito, cidadania de casa. Fazemos vários projetos, conversamos, dialogamos, confrontamos situações, etc, mas parece que nada é apreendido. A concorrência é desleal com os professores: pais ausentes e permissivos, mídia sem critérios, sociedade consumista e individualista, governos com medidas populistas… Os alunos tem que ser protegidos! Concordo! Mas nós professores estamos reféns de delinquentes!!! Algo tem que ser feito a respeito, porque do contrário a relação ficará insustentável em sala de aula! Sem uma relação de respeito, de ambas as partes, o processo ensino-aprendizagem não se desenvolve!!! Fico imaginando como estará o Brasil daqui há uns 10 anos, com a juventude que estamos formando (família-escola-sociedade). Trafego pelas ruas à noite e vejo “hordas de zumbis” (os viciados em crack), recebo notícia de aluno de 13 anos morto a pauladas, entre outras coisas.

nery gabriel
nery gabriel
12 anos atrás

Estou cursando o segundo ano do ensino médio, e portanto já não aguento tanto barrulu e bagunça na sala de aula, atrapalha o desempenho e a concentração, portanto se torna quase impossíve o aprendizado . Esta lei será bem vinda.

Geanice Cristina
Geanice Cristina
12 anos atrás

Há três anos, conclui minha formação para Biologia Licenciatura. Não se engane, não fiz licenciatura pelo prazer ou pelo desejo de educar… O horário me fez optar por esse módulo. Assim que formei, recebi um convite para lecionar em uma escola próximo a minha casa. Aceitei, pois precisava de um emprego. Minha idéia era ficar apenas por poucos meses. Se passaram três anos..De muita insatisfação. O fato de ter uma idade quase na mesma faixa de meus alunos, facilitou. Mas o que me impressionava era a falta de educação da maioria dos meus alunos. Os pais, cansados pela rotina de trabalho, deixam a responsabilidade de educar seus filhos, diretamente para a instituição educadora. Isso faz os alunos, nos verem como seus “alvos”. Mentem, chamam a atenção, gritam, batem e até mesmo se agridem. Nunca sofri violência física por parte dos meus alunos. Mesmo com desejo, também nunca levantei a mão em direção a eles. Educação vem de berço. Esse papel de bater, agredir fisicamente, não é meu papel na sociedade. Claro que, os responsáveis precisa chamar para si, suas próprias responsabilidades

Naty
Reply to  Geanice Cristina
9 anos atrás

Do ponto vista educacional esse é o nosso maior problema. Estamos pelo Brasil a fora com muitas pessoas licenciadas, mas não pelo prazer ou pelo desejo de educar. E daí só quero um diploma nas mãos. Infelizmente, onde estão estas pessoas? Na sala de aula, “educando” pessoas que infelizmente não trouxeram educação de casa. Muitas pessoas atuando em área diferente de sua formação ou com nenhuma formação? Onde vamos parar? Vejo isso como uma problemática para as nossas crianças? Acorda professores! Estamos precisando de educadores!

Professora
Professora
12 anos atrás

Olá, a todos!
Acredito que este assunto é de extrema gravidade; deveria ser discuitdo com os professores antes de virar lei. Afinal, se refere ao nosso dia a dia. Pois, mesmo que a lei venha a trazer uma suposta justiça. Não temos dados de como esta lei vai funcionar! Pode ser uma lei com tantas burocracias que na prática pode não acontecer. Pois, a violência, infelismente, acontece de todos os lados em nossa sociedade.Trabalho na coordenação e vejo que há uma falta de sintonia dos 2 lados. Professor e aluno. O aluno agride: sim, mas há colegas de trabalho que também o fazem; de uma forma velada . Em pleno 2011 há colegas que chamam alunos de “burros e retardados”.
O que esperar de um aluno, se há exemplos equivocados de determinados profissionais. NÃO ENTENDAM ,QUE NÃO SOU CONTRA A LEI, MAS É PRECISO DISCUTIR ! POIS, A CAUSA DA VIOLÊNCIA É A TOTAL DESESTRUTURA SOCIAL!
SERÁ QUE ESTA PARLAMENTAR CHAMOU OS PROFESSORES PARA DISCUTIR ESTA QUESTÃO? DESPEJAR A INTOLERÂNCIA PELOS LONGOS ANOS DE REPRESSÃO , TAMBÉM NÃO RESOLVE! ESPERO QUE ESTA LEI, TENHA ARTIGOS DE EXECUÇÃO COM BASTANTE EQUILÍBRIO E JUSTIÇA. . NÓS AINDA SOMOS EDUCADORES! CONSTRUTORES DA SOCIEDADE, GOSTANDO OU NÃO!

patricia
patricia
12 anos atrás

Olá, a todos!

MYCAELLI
Reply to  patricia
10 anos atrás

NOSSA EU QUE NÃO TERIA A FALTA DE RESPEITO DE AGREDIR UM PROFESSOR QUE FAZ TANTO ESFORÇO PARA NOS ENSINAR

Renata Menezes
Renata Menezes
12 anos atrás

Muito boa a matéria e muito boa também este conceito em defesa dos educadores. Eu, como professora, já sofri com alunos agressivos e mal educados; infelizmente, na época, a direção da escola (particular) agiu em comum com o(s) aluno(s) dispensando o meu trabalho para não perder a mensalidade paga. “Pago você pra isso” foi o que ouvi quando me defendi.
Nós, educadores/professores, estudamos dia após dia e trabalhamos doando o que há de melhor em nós para vivermos em uma sociedade melhor, justa e consciente.

Olga Maria
Olga Maria
12 anos atrás

Sra. Ingrid Muller Xavier. penaliza muito nos depararmos com um comentário de sua parte tão fora da realidade nossa de educadores. Estudamos e nos formamos para trabalharmos com os alunos por vontade própria e tentando sermos profissionais competentes mas também respeitados em nosso trabalho diário. É claro que a palavra palmatório atualmente não é a mesma que se usava na época em que eu era criança, mas com o sentido de coibir o abuso de alunos e seus familiares que acham que tudo podem, aplicando sansões frente ao desrespeito que sofremos diariamente porque até os pais, que não educam mais porque sentem medo dos próprios filhos, sentem-se no direito de dar de dedo no rosto de nós professores. Tudo que nos cerca precisa de limites e esta lei, dará um basta a esse desrespeito que nos persegue e que nos desgasta em nosso honrado trabalho. Que venha a lei, por favor!!!

Marcia Marques
Marcia Marques
12 anos atrás

ESCOLA É PARA TODOS, TODOS QUE QUEREM ESTUDAR!
Sou professora em escolas públicas há mais de 20 anos e sempre gostei de ir para as escolas que trabalho, porém últimamente vejo a degradação da escola pública, não pelo o professor nem pelos alunos que querem estudar, mas por aqueles que vão por uma política de escolas para todos, pois eles tem que estar na escola e vão para atrapalhar os que querem ensinar e os que querem aprender….Temos que garantir o direito de quem quer estudar!
O ambiente escolar está se tornando um lugar imsuportável e ao contrário do comentário da Ingrid Xavier, quero dizer que se não houver uma atitude firme a respeito das agressões nas escolas, esse lugar que sempre foi um lugar agradável de se ir e aprender, de formar relações sociais vai no futuro ser um espaço onde impera a baderna e a impunição…

Lilia Souza
Lilia Souza
12 anos atrás

Nossas crianças precisam ser protegidas e ter seus diretos garantidos, sim. Contudo, para que se formem cidadãos, precisam, além de se saberem respeitadas e protegidas, aprender que também têm deveres – incluindo o respeito aos professores, aos pais, a qualquer pessoa.

Joselito F Almeida
12 anos atrás

Eu acredito que a Educacão possa preparar as pessoas para saber que os seus direitos estão atrelados aos seu deveres, ou seja, é necessário que cada um entenda que os limites existem e os seus direitos não podem coibir ou prejudicar os direitos de quem quer que seja. Atualmente há uma versão equivocada que os alunos podem tudo e nós professores devem assisti-los mesmos que eles sejam rebeldes. Acredito que a punição não é a palavra certa, pois levar a uma atitude violenta, porém quando uma pessoa tem uma atitude fora dos padrões da justiça e do respeito, essa pessoa deve ser penalizada por isso, porém sem violência. Creio que uma advertência é o mínimo que se espera, e se houver reincidência, adotar uma segunda medida e quantas forem necessárias, sempre de uma forma civilizada e respeitando a integridade das pessoas. Creio que a relação professor/ aluno será melhorada se essa lei for aprovada…

Ana Rosa
Ana Rosa
12 anos atrás

Estou 100% de acordo. Sempre digo aos meus alunos que temos direitos quando cumprimos com nossos deveres. É claro que a palmatória não cabe mais nos dias de hoje e o referido projeto não fala disso. Trabalho na rede municipal RJ e sei das mazelas sofridas pelos colegas tanto por parte de alunos como de seus respectivos responsáveis. ISSO TEM QUE ACABAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Márcia
Márcia
12 anos atrás

Educação vem de casa sim, os pais modernos acham que professores não podem chamar a atenção de seus filhos, criando assim adolescentes rebeldes , desrespeitadores e agressivos.
Culpa dessa mudança radical de comportamento vem de casa, os próprios pais que relaxaram na educação e na formação de seus filhos. A criança e o adelescente precisam e gostam de limites.
Nas salas de aula, cabe ao professor uma postura digna, mostrar para seus alunos que o repeito deve existir e se souber passar conhecimento de uma forma prazerosa, os alunos enxergarão esse ser de uma forma diferente e passararão a respeitá-lo e admirá-lo como pessoa e mestre.

julia
julia
12 anos atrás

Cara Ingrid,

vc leu a matéria? Pela minha compreensão não foi dito em nenhum momento que a palmatória deveria voltar. E sim que os alunos devem ter direitos e deveres, já que os deveres estão ficando esquecidos, principalmente pelas famílias que querem transferir toda a educação que deveria vir de casa, para a escola.
“As sanções envolvem suspensão e encaminhamento aos órgãos judiciários competentes, em caso de reincidência.”

Respeito ao professor sim!!! Contem comigo!!!

Jamaci Fontes da Silva
Jamaci Fontes da Silva
12 anos atrás

Prezados colegas e prezados editores da revista pontocom.
Boa Noite
Gostaria de demonstrar minha insatisfação quanto ao comentário da colega “Não contem comigo”.
Tal comentário além de desnecessário revelou-se totalmente ofensivo aos policiais militares. Peço a revista que retirem o comentário e orientem a colega. Acredito que o espaço é para comentar o projeto de lei (extremamente necessário) e não para ofender determinadas categorias profissionais. Obrigado

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar