Depois de passar pela experiência de se submeter a sessões de quimioterapia, devido a um câncer, linfona não-Hodgkin, a americana Jane Bingham iniciou a campanha Beautiful & Bald Barbie no Facebook (http://www.facebook.com/BeautifulandBaldBarbie/info#!/BeautifulandBaldBarbie )
e em outras redes sociais para pedir que a Mattel, fabricante oficial da Barbie, criasse uma versão careca da boneca. O objetivo: diminuir a dor, o preconceito e a vergonha que algumas mulheres, mas principalmente crianças, têm pela queda dos cabelos, tendo que usar perucas e ou lenços para cobrir a cabeça.
A campanha deu certo. Jane conseguiu inclusive espaço na mídia tradicional dos EUA para levantar sua bandeira. “A beleza e a auto-estima não são dependentes do cabelo”, avisa Jane.
A Mattel se pronunciou. Disse que vai sim, a exemplo do que já fez com uma menina de Nova York, criar uma versão da Barbie sem cabelo e doar para crianças com câncer dos EUA. Jane aprovou a ideia, mas ainda quer que a empresa passe a vender a boneca nas lojas, pois não são todas as crianças que terão acesso às bonecas que serão doadas.