Operação Cosmos: melhor game educativo do NAVE

Por Marcus Tavares

Uma aventura interplanetária, centrada na exploração do espaço, no ano de 2250, e voltada para estudantes do Ensino Fundamental, dos 10 aos 14 anos. Este é o cenário e a proposta do game Operação Cosmos: a ameaça da gigante vermelha, vencedor do Prêmio Nave de melhor jogo eletrônico na categoria Educação, instituído pelo OI Futuro. A premiação aconteceu no dia 9 de outubro, durante a realização da edição do SBGames, no Rio de Janeiro. Baseado em uma das obras do físico Marcelo Gleiser, consultor científico do projeto, o game tem o objetivo de promover e facilitar o aprendizado dos alunos nas áreas de Geografia, Ciências, Astronomia, Física e Matemática.

Mas será que o jogo eletrônico que reúne entretenimento e educação consegue despertar a curiosidade dos jovens? O físico Marcelo Gleiser garante que sim. Segundo ele, o jogo mistura os dois elementos na dose exata. “Um game que mistura tecnologias avançadas e ciência de ponta, capazes de manter o interesse de qualquer estudante do planeta. Um game que usa gráficos modernos e técnicas de mensuração de resultados para introduzir os conteúdos de Física e Astronomia do sistema solar e muito mais”, destaca Gleiser.

Em Operação Cosmos, produzido pela empresa Redalgo, o estudante controla o protagonista de uma aventura ambientada em planetas e luas do sistema solar. Para avançar na história, o jogador enfrenta problemas de estratégia e de cálculo, fazendo links com vários conteúdos ligados à Matemática, Física, Astronomia e Ciências. A interface desses desafios se assemelha a um laboratório virtual. Caso o aluno não consiga resolver os problemas, ele terá que se esforçar para buscar o conhecimento por motivação própria.

Tiros e estímulos à violência são substituídos por disparos de conhecimento. Para evoluir nas fases do jogo, o usuário enfrenta uma série de eduk moments, desafios educativos incorporados à história. Em Operação Cosmos, aprender a decolar uma nave, calcular a velocidade correta para conseguir uma janela orbital e alinhar corretamente os planetas do sistema solar são exercícios que o jogador tem de resolver para avançar no jogo.

O jogo já foi testado na Escola Estadual Emygidio de Barros, no bairro do Butantã, em São Paulo, com enorme sucesso. Para avaliar o desempenho dos alunos, o sistema conta com um aplicativo capaz de mensurar o desempenho dos jogadores e os conhecimentos efetivamente adquiridos. A ferramenta de mensuração permite que uma Secretaria de Educação compare o desempenho dos alunos entre salas de aula, escolas e regiões do país. Com os resultados, a coordenação pedagógica pode redefinir estratégias de ensino e solidificá-las onde houver deficiência.

Confira o jogo em http://www.operacaocosmos.com.br/

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
hellyson
10 anos atrás

eu tambem

enzo orino de paulo
enzo orino de paulo
14 anos atrás

quero conhecer este jogo

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar