Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Kuddle… para crianças

Por Inês Garcia
Do Público PT

Um grupo de noruegueses criou uma aplicação de partilha de fotos destinada a crianças mas com controlo parental. Chama-se Kuddle, quer prevenir o bullying e introduzir os mais pequenos no mundo das redes sociais de uma forma calma.

Nos dias que correm, jovens e adultos, desconhecidos e famosos, têm uma conta de Instagram – a aplicação de partilha de fotos e vídeos tornou-se uma das mais populares nos últimos anos e há de tudo um pouco, desde conteúdos adequados aos mais impróprios, principalmente para os mais novos.

A nova rede social Kuddle funciona da mesma maneira que o Instagram, mas tem um elevado nível de segurança e foi desenhada para ensinar a “etiqueta da Internet”, isto é, o modo correcto de navegar.

As crianças podem partilhar fotos, legendá-las, fazer desenhos e dar asas à imaginação. Mas não existem comentários nem são permitidos hashtags para não haver hipótese de ofensas (cyberbullying), não há localização geográfica e os ‘gostos’ nas fotos dos amigos são feitos de forma anónima para evitar competições e concursos de popularidade.

Sempre que se partilha uma fotografia, a aplicação faz ainda perguntas como “concordas que o bullying online é tão mau como na vida real?”. O objectivo é deixar as crianças a pensar sobre o comportamento adequado a ter em fóruns online. A aplicação tem até uma mascote: um urso chamado Kodi Kuddle, o primeiro amigo de quem se regista pela primeira vez na app.

É recomendada para crianças com menos de 13 anos mas para se conseguirem inscrever é obrigatório ceder o e-mail de alguém maior de 18, que ficará responsável por activar a conta e controlar tudo o que a criança quiser publicar. Este tutor conseguirá também adicionar ou eliminar amigos.

Na página de Facebook, os criadores têm respondido aos comentários de pais e outros curiosos acerca da aplicação e agradecem o interesse de todos. “A imprensa tem escrito sobre a nossa app sem esquecer o foco anti-bullying, isso é importante”, dizem.

A Kuddle está disponível para iOS e Android, gratuitamente, em nove línguas (português ainda não é uma delas).

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joana Lopes Saraiva
Joana Lopes Saraiva
7 anos atrás

Gostaria de saber como posso criar um grupo no Kuddle?

Joana Lopes Saraiva
Joana Lopes Saraiva
7 anos atrás

Gostaria de saber como se cria um grupo no Kuddle??

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar