Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Índios: por eles próprios

Para comemorar o Dia do Índio – dia 19 de abril – que tal conhecer a realidade das tribos brasileiras pelo olhar da própria comunidade local? Esta é a proposta da ONG Vídeo nas Aldeias. No site da instituição, professores e alunos podem acessar a coleção Cineastas Indígenas: um outro olhar, que reúne 20 documentários em DVD sobre cinco etnias brasileiras: Kuikuro, Huni Kui, Panará, Xavante e Ashaninka. Os filmes foram concebidos e realizados pelos próprios índios. No portal, há ainda o Guia para professores e alunos, com sugestões de usos em sala de aula e um farto material de referência sobre os povos retratados.

Os filmes,fruto de oficinas produzidas pela instituição nas aldeias do Mato Grosso e Acre, oferecem uma variedade de abordagens da temática indígena, que pode ser tratada nas aulas de História, Geografia, Meio-Ambiente, Cidadania, Ciências-Sociais, Filosofia e Artes.

Cada uma das etnias auto-retratadas nos filmes está representada no Guia, que inclui informações gerais, da localização e da população das tribos à sua cosmologia, atividades econômicas e ritos. O guia também desfaz mitos correntes sobre os povos indígenas brasileiros – como a idéia de um índio genérico, atrasado e em extinção – e propõe aos professores e alunos temas para debate.

Criada em 1987, a Vídeo nas Aldeias funciona como uma escola de cinema para índios. Com patrocínio do Ministério da Cultura e da Embaixada da Noruega, ela equipa e treina comunidades de etnias variadas para realizar seus próprios documentários.

Veja os filmes

Leia o guia

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar