Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Festival de cinema sobre energia nuclear

Evento será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 28 de maio. Mais de 40 filmes nacionais e internacionais serão exibidos.

Um filme dos Estados Unidos e Japão com os sobreviventes da bomba atômica que destruiu a Cidade de Hiroshima; um filme dinamarquês que mostra a inviabilidade de depositar os resíduos radioativos das usinas nucleares num lugar seguro e por mais de cem mil anos; um filme sobre a luta dos aborígenes e ambientalistas da Austrália contra uma mina de urânio em um parque nacional.

Estes são alguns dos filmes que participarão do Urânio em Movi(e)mento, o 1º Festival de Filmes sobre Energia Nuclear do Rio de Janeiro. Segundo Marcia Gomes de Oliveira, coordenadora do evento, o festival já recebeu mais de 40 filmes internacionais, documentários de curta e longa metragem sobre o ciclo nuclear de todos os continentes.

Os filmes mostram o mundo e os riscos nucleares. Desde a mineração de urânio às usinas nucleares, do transporte do lixo radioativo aos acidentes com navios nucleares, de Chernobyl e ao acidente com o Césio 137, em Goiânia; de Hiroshima ao escândalo da munição radioativa dos Estados Unidos nas guerras no Iraque.

O Festival pretende informar a sociedade e estimular produções independentes audiovisuais sobre energia nuclear e todo o ciclo nuclear, os riscos da radioatividade e especialmente sobre exploração, mineração e o processamento de Urânio. “Toda sociedade, todo povo tem o direito de escolha. Mas para decidir, é necessário informação. Acreditamos que informação independente é essencial para a cidadania global. Informação independente é o básico para decisões independentes”, ressalta a coordenadora.

O 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear acontecerá entre os dias 21 e 28 de maio no Rio de Janeiro e em junho em São Paulo.

Saiba mais:
http://www.uraniumfilmfestival.org

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcia
marcia
11 anos atrás

Convite: Filmes sobre energia nuclear no MAM Rio de Janeiro

O 3º Uranium Film Festival Rio de Janeiro – um festival der filmes sobre energia nuclear – anuncia os filmes selecionados.

48 filmes de 16 países sobre bombas atomicas, acidentes nucleares (Fukushima, Chernobyl) e mineração de urãnio foram selecionados para a Competição. Esses filmes serão exibidos na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) e concorrem ao prêmio Oscar Amarelo: Melhor Longa-Metragem, Melhor Curta-Metragem e Melhor Filme de Animação. O 3º Uranium Film Festival vai acontecer de 16 a 26 de Maio de 2013.

http://www.uraniofestival.org/index.php/pt/
http://www.uraniumfilmfestival.org
Contato: [email protected]

Marcia Gomes
13 anos atrás

URÂNIO EM MOVI(E)MENTO, o 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear acontece de 21 a 28 de maio 2011 no Rio de Janeiro. Com Mostra Itinerante em São Paulo (3 a 5 junho), Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza (agosto) e Salvador (setembro).

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar