Filme brasileiro ganha prêmio da Unesco

Depois de ter conquistado o prêmio do júri popular no Festival de Curtas de Tóquio no mês passado, o filme brasileiro A Menina Espantalho, de Cássio Pereira dos Santos, acaba de ganhar dois prêmios no Uruguai. O curta participou da mostra competitiva do XVIII Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens (Divercine 2009), realizado de 29 de junho a 12 de julho, em Montevideo, onde ganhou o Prêmio do Jurado Infantil (melhor curta de ficção) e o Prêmio da Oficina da Unesco.

Conferido ao filme que mais se destacou entre concorrentes da América Latina e Caribe, o prêmio da Unesco consiste em apoio financeiro para que o diretor escreva um novo projeto destinado ao público infantil. Com o apoio da organização, Cássio Pereira iniciará o processo de escrita de um longa-metragem a ser rodado no interior de Minas Gerais.

O filme premiado, de 13 minutos de duração, conta a história de Luzia, uma menina que mora no campo com seu irmão Pedro e seus pais. Quando Pedro começa a frequentar a escola, Luzia manifesta vontade de acompanhar o irmão. O pai autoritário não respeita o desejo da filha e ainda a obriga a espantar os pássaros da plantação de arroz. Mesmo vivendo essa adversidade, Luzia dá a volta por cima e aprende a ler no meio do arrozal.

O curta estreou no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em novembro de 2008, onde recebeu uma menção honrosa, prêmio de melhor roteiro e troféu da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Halph
Halph
15 anos atrás

São raros os filmes que formulam problemas voltados às necessidades urgentes. Em geral, a maioria dos filmes prefere levantar problemas voltados aos desejos lascívios de seus autores (um problema particular), que faz questão de compartilhar com os cinéfilos. Enquanto o Brasil primar pela sacanagem nos telões, a gente sempre vai limpar o chão dos outros.
Legal esse filme e esses prêmios. Por curiosidade, existe prêmio para filme de sacanagem?

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar