Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Festival do Rio já começou

 

Por Marcus Tavares

O Festival do Rio já começou. E com um público bem especial: professores. Foi realizado no sábado, dia 17, o Primeiro Encontro de Educadores da Mostra Geração, seção do festival voltada para crianças e adolescentes. Na sala 3 do Estação Sesc Espaço, o público assistiu à exibição do filme Tainá 3 – a origem, que está em fase de finalização para estrear em janeiro de 2012, e conversou com parte da equipe de produção. “Sem dúvida, vocês, professores, são os grandes parceiros na divulgação e promoção do filme”, frisou a diretora Rosane Svartman.

clique aqui e saiba mais sobre o filme Tainá 3

veja aqui os filmes internacionais que farão parte da Mostra Geração

Os professores aplaudiram. Fizeram algumas sugestões na trama, por exemplo com o objetivo de realçar a presença dos vilões da história, que são contrários à natureza e à tribo de Tainá. Destacaram a beleza da fotografia, o filme foi filmado em Alter do Chão, em Santarém, no Pará, e na Ilha de Santarém, no Amapá. E se emocionaram com o encontro de Tainá com sua mãe e a cena final, onde a esperança, a paz e a alegria vencem.

O filme Tainá 3 – a origem, em fase de finalização, vem sendo exibido em circuitos fechados para que a produção possa trocar ideias e informações com o público antes do lançamento. A revistapontocom já tinha acompanhado a exibição do longa na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em junho deste ano. Na exibição de sábado, era possível observar que as sugestões do público do sul foram levadas em consideração: cenas foram retiradas, outras incluídas, falas reescritas e outras mudanças.

Criador e produtor da saga Tainá, Pedro Rovai também esteve presente no encontro dos educadores. “Vocês gostaram? Recomendariam? Que cena tirariam do filme? Em que momento se emocionaram?”, perguntava Rovai à plateia. “É importante que vocês nos ajudem a divulgar o filme para os alunos e suas famílias, entre os amigos e os parentes, formando uma corrente por meio das redes sociais para criarmos um fenômeno viral de informação e divulgação da nova obra que vai competir e muito com os blockbusters do verão”, conclamou Rovai.

Mostra Geração 2011 – Antes da exibição do filme, as coordenadoras do encontro, Felicia Krumholz e Bete Bullara, explicaram que a Mostra Geração é, na prática, composta de quatro segmentos: o encontro de educadores, que apresenta filmes inéditos de interesse do magistério; o programa internacional, que traz uma seleção de filmes internacionais sobre infância e juventude; o programa vídeo fórum, que apresenta produções audiovisuais de crianças e jovens, dos 5 aos 18 anos;  e as oficinas geração, voltadas para adolescentes com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a linguagem audiovisual.

Encontro de Educadores – Além da exibição de Tainá, a edição deste ano contará com mais uma sessão, que vai acontecer no dia 8 de outubro, a partir das 9 horas, na Estação Sesc Espaço. Os professores estão convidados a assistir ao longa Capitães de Areia, baseado no clássico de Jorge Amado e dirigido pela neta do escritor, Cecília Amado. “A exemplo do Tainá 3, teremos, após a exibição do filme, a presença da equipe de produção para conversar com os professores”, avisa Felicia. Informações e reservas pelos telefones – (21) 3035-7101 / 3593-0434 / 3592-0434 / 2539-6142.

Programa Internacional – De 6 a 18 de outubro, serão exibidos oito longas de diferentes temáticas. Escolas podem marcar de levar seus alunos. “Acreditamos na importância da diversidade na curadoria da mostra”, conta Bete Bullara. Datas e horários ainda serão definidos pela coordenação. Informações e reservas pelos telefones – (21) 3035-7101 / 3593-0434 / 3592-0434 / 2539-6142. Confira aqui a relação dos filmes selecionados.

Programa Vídeo Fórum – Trata-se da 12ª edição da mostra de produção audiovisual de crianças e jovens – dos 5 aos 18 anos. “É o espaço onde eles podem exibir seus trabalhos em tela grande, trocar informações com colegas realizadores da mesma idade e aperfeiçoar cada vez mais seu impulso criativo. O Vídeo Fórum, além de tudo isso, vem se tornando uma grande vitrine do que acontece na escola. Há alguns anos quando ninguém falava sobre o bullying, já tínhamos algumas histórias sobre o fato. Hoje, podemos dizer que já começaram a aparecer roteiros que abordam o sentimento de melancolia dentro da sala de aula. É um prato cheio para quem também estuda a interface entre o cinema e a educação”, explica Felicia Krumholz. Informações e reservas pelos telefones – (21) 3035-7101 / 3593-0434 / 3592-0434 / 2539-6142. Confira aqui a relação nominal das produções selecionadas.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marialva Monteiro
Marialva Monteiro
12 anos atrás

Ótima matéria! Bem informativa e esclarecedora. A Mostra Geração está cada vez melhor!!

Marialva Monteiro
Marialva Monteiro
12 anos atrás

Ótima matéria1 Bem informativa e esclarecedora. A Mostra Geração está cada vez melhor!!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar