Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Escolas de cinema do projeto Cinead apresentam produções

Encontro reúne trabalhos de seis instituições de ensino. Saiba como se inscrever.

Estão abertas as inscrições para o VII Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ, que será realizado entre os dias 27 a 29 de agosto, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Na edição deste ano, os participantes poderão conferir trabalhos produzidos pelas escolas de cinema criadas pelo projeto Cinema para aprender e desaprender (Cinead) em escolas públicas do Rio de Janeiro. A proposta nasceu a partir da experiência da Escola de Cinema do Colégio de Aplicação UFRJ, criada em 2008, com o apadrinhamento de Nelson Pereira dos Santos e da consultoria do professor e cineasta Alain Bergala.

“Em outubro de 2011, abrimos uma chamada às escolas públicas de Ensino Fundamental federais, estaduais ou municipais. Foram inscritas 28 escolas que, com a anuência do diretor, comprometia dois professores ou um professor e um funcionário para fazer um curso de 180 horas. O compromisso estendia-se à criação de escolas de cinema com uma atividade de no mínimo duas horas semanais e a organização de um cineclube com uma sessão, no mínimo, mensal aberta à comunidade. Para tanto, as escolas escreveram um projeto sobre a escola de cinema que sonhavam e ilustraram com fotografias um espaço possível para projetar filmes e um local seguro onde conservar os equipamentos, caso fossem contempladas. Dos projetos inscritos foram selecionados 15, o que representou um grupo de 30 participantes do curso”, explica a professora Adriana Fresquet, coordenadora do Cinead.

Das 15 unidades, quatro foram contempladas com aparelhos e um kit completo dos filmes da Programadora Brasil. Foram elas: o CIEP 175 José Lins do Rego; o Colégio Estadual José Martins da Costa; a Escola Municipal Vereador Antônio Ignácio Coelho e a Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão.

De acordo com Fresquet, o Instituto Nacional de Educação de Surdos e o Instituto Benjamin Constant foram convidados a fazer parte dos projetos do programa Cinead para criar conjuntamente um plano de trabalho particular dada sua especificidade. Somou-se ao grupo também o Instituto Fernando Rodrigues da Silveira.

No curso de formação dos professores e no trabalho nas escolas com as crianças foram trabalhados quatro exercícios, alguns dos quais serão apresentados no seminário: Minutos Lumière, filmado/montado; construção de um espaço fictício/real e plano comentado.

Faça aqui a sua inscrição

Confira a programação oficial:

Programação dia 27 de agosto

Manhã
9h30 – Apresentação do projeto de criação das escolas de cinema em escolas de Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Palestrantes: Adriana Fresquet (Coordenação CINEAD/UFRJ) e Clarissa Nanchery (Produção CINEAD/UFRJ).

Tarde
14h – Mesa redonda: A potência do cinema com gesto criativo nas escolas. Palestrantes: Débora Nakache (Universidade de Buenos Aires), Alexandre Ferreira Mendonça (FE/UFRJ) e Hernani Heffner (Cinemateca do MAM-Rio).

Programação 28 de agosto

Tarde
14h – Apresentação de alguns trabalhos audiovisuais realizados pelas escolas de cinema (Colégio de Aplicação CAp UFRJ, Escola Municipal Vereador Antônio Ignácio Coelho e Instituto Nacional de Educação de Surdos). Debate sobre as produções com Wenceslau Oliveira (Grupo Olho/UNICAMP) e Aline Veríssimo Monteiro (FE/UFRJ).

Programação 29 de agosto

Tarde
14h – Apresentação de alguns trabalhos audiovisuais realizados pelas escolas de cinema (Colégio Estadual José Martins da Costa, CIEP 175 José Lins do Rego e  Instituto Benjamin Constant). Debate sobre as produções com Débora Nakache (UBA), Hernani Heffner (MAM-Rio) e Angela Santi (FE/UFRJ).

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar