Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Desenho animado: com quem você se identifica?

Vilma, Betty ou Marge? Afinal, com que personagem mãe de desenho animado você se identifica? Para comemorar o Dia das Mães, a revistapontocom listou as mais famosas mães retratadas pelos desenhos animados

Vilma, Betty ou Marge? Afinal, com que personagem mãe de desenho animado você se identifica? Para comemorar o Dia das Mães, a revistapontocom listou as mais famosas mães retratadas pelas animações. A lista é pequena. Surpreso? Pois é, a cada década que passa, as mães, que já não tinham tanto espaço assim, vêm perdendo ainda mais  importância nas histórias vividas pelos  personagens principais, hoje quase todos heróis-mirins.

Os super-heróis do passado, como Batman, Mulher Maravilha e Super Homem – deram lugar às meninas super poderosas, Bem 10 e Padrinhos Mágicos. A pesquisadora Raquel Salgado explica que os heróis mirins de hoje são e estão mais próximos da realidade. Para ela, a mescla de realidade com fantasia, tendo a criança como o eixo dos feitos heróicos, talvez seja o ingrediente especial que faz com que os desenhos animados atuais tenham uma estreita conexão com o imaginário infantil.

“Eles vão à escola, recebem bronca dos pais, ficam de castigo, desobedecem, reclamam por carinho e atenção, burlam as leis dos adultos, mas, ao mesmo tempo, são capazes de grandes feitos – impossíveis para os adultos -, como salvar a cidade de inimigos poderosos, criar maquinarias e aparatos eletrônicos que permitem comunicações interplanetárias, manipular com maestria os segredos do mundo virtual, viajar pelo mundo em busca de aventuras com seres estranhos sem a presença e o suporte dos adultos. Além disso, a autonomia e a independência que esses pequenos heróis apresentam em relação aos adultos despertam, e muito, o interesse das crianças”, pondera Raquel Salgado, em entrevista ao Centro Internacional de Referência em Mídias para Crianças e Adolescentes (Rio Mídia).

A falta de adultos nos desenhos animados pode ser um sintoma de uma sociedade na qual os pais cada
vez mais têm dificuldade de exercer autoridade sobre seus filhos, mais e mais autônomos e independentes. A figura hoje dos pais é, muitas vezes, secundária na educação dos filhos. Educação que acaba sendo exercida por outras instâncias, como a escola, e, particularmente, pelos conteúdos produzidos e divulgados pelos meios de comunicação. Uma reflexão que merece maior aprofundamento.

Por hoje, no Dia das Mães, vamos resgatar as figuras femininas mães que ganharam espaço. Conheça
o perfil de cada uma e reflita. Afinal, com que personagem mãe de desenho animado você se identifica?

 

 

 

 

Vilma Flintstones
É uma excelente dona de casa, adora preparar tudo para família, mas também não dispensa uma fofoca com a vizinha Betty. Alegre e divertida, Vilma exerce influência sobre o espírito exuberante de Fred e está sempre atenta para livrá-lo das confusões em que freqüentemente se envolve. É mãe da pequena Pedrita.

 

 

 

Betty Rubble
É a melhor amiga de Vilma Flintstones, e assim como a colega é uma excelente dona de casa, mas também uma grande feminista. Adotou o pequeno Bambam, que foi deixado na sua porta. O menino é conhecido por sua super-força, capaz de levantar um dinossauro.

 

 

 

 

Jane Jetson
Ela diz a idade. Tem 33 anos. É dona de casa, mas é obcecada por moda e engenhocas novas. Sua loja favorita é Mooning Dales. Ela também é uma esposa obediente que sempre tenta tornar a vida mais agradável possível para sua família. Fora de casa, ela é membro da Sociedade das Mulheres da Galáxia e fã de Leonardo de Vênus e Pia Picasso. Tem dois filhos: Judy Jetson e Elroy Jetson.

 


Marjorie “Marge” Bouvier Simpson
É a mãe de Lisa, Bart e Maggie Simpson. Ela é mais conhecida por causa de seus longos cabelos azuis e de sua personalidade muito paciente. Mesmo Homer aprontando inúmeras confusões, ela continua sendo uma esposa fiel e dedicada, assim como é para com os filhos.Com poucas exceções, Marge gasta a maior parte de seu tempo
como dona de casa, cuidando de Maggie, ajudando Lisa ou defendendo Bart da raiva de seu pai. Mas, ao longo dos episódios, sabe-se que Marge já foi viciada em caçaníqueis, foi presa injustamente e tornou
alcoólatra ao tentar acompanhar as bebedeiras do marido. Marge já abriu uma academia, foi policial em Sprinfield e também já foi professora substituta da sala de Bart. Depois de inúmeras encrencas e vexames, conseguiu se recuperar  Apesar da aparente imagem de esposa padrão americana, Marge se sente por vezes muito solitária e frustrada, principalmente porque ela tem dificuldades em fazer novas amizades e quando consegue alguma amiga, Homer põe tudo a perder com seu modo desajeitado de ser. Também já foi revelado em um episódio que ela tem verdadeira adoração pelo ex Beatle, Ringo Starr.

 

 

Judy Neutron
Cheia de bom senso, Judy se diverte com as palhaçadas de seu marido. Como uma típica mãe, ela sempre está preocupada com a arrumação de casa. Ela não tem muita tolerância com as peripécias que Jimmy faz no carpete da sala, mas está sempre cuidando de tudo. Aliás, Judy é a mecânica da família. E muito fácil encontrá-la   procurando coisas na garagem, olhando as tomadas queimadas enquanto cuida do seu filho.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar