Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Cota de tela de filmes nacionais

Poucos, talvez, saibam, mas o Brasil, desde a década de 30, estabelece todos os anos a Cota de Tela. Trata-se de um decreto presidencial que determina a quantidade de filmes nacionais devem ser exibidos pelas salas de cinema de todo o país. 

Os números da Cota de Tela para 2011 foram fixados pelo Ministério da Cultura e pela Presidência da República a partir de estudos técnicos feitos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) após a realização de audiências com entidades representativas de produtores, exibidores e distribuidores da indústria cinematográfica, realizadas ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2010.

Ao longo de 2011, dependendo do número de salas de exibição do complexo, os cinemas terão que exibir, no mínimo, entre 3 e 14 filmes nacionais diferentes. Desde o ano de 2005 anos a quantidade de títulos obrigatórios variava de 2 a 11 filmes. Já o período mínimo de exibição de filmes nacionais foi fixado em 28 dias para cinemas de uma sala.

O aumento da diversidade mínima de títulos é compatível com o crescimento no número anual de lançamentos nacionais, que era da ordem de 30 títulos em 2001, e alcançou o número de aproximadamente 80 títulos no biênio 2009-2010.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar