Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Teatro na escola

O Colégio Estadual Manoel Vilaverde, no município de Inhumas, Goiânia, desenvolve desde 2007 um projeto de teatro com a participação de alunos de diversas turmas de Ensino Médio. A realidade escolar é outra.

Projeto – Teatro no dia a dia da escola
Instituição – Colégio Estadual Manoel Vilaverde
Localização – Inhumas – Goiânia

O Colégio Estadual Manoel Vilaverde, no município goiano de Inhumas, Goiânia, desenvolve desde 2007 um projeto de teatro com a participação de alunos de diversas turmas de ensino médio. De lá para cá, o projeto ‘O Teatro está em nós’ cresceu, conquistou toda a escola e ultrapassou os muros da escola, despertando vocações.

“Sempre nos norteou a perspectiva de um trabalho ‘costurado’ com outras disciplinas, o que ampliava as possibilidades de aprendizagem e outras vivências”, explica o professor José Carlos, que é formado em História e em Artes Cênicas.

Segundo ele, a idéia inicial das encenações partiu de uma parceria entre as disciplinas arte, história e química, na abertura de uma feira de ciências onde foi feito um retrospecto das principais descobertas científicas do homem ao longo da história. Com o passar do tempo, foram surgindo novos caminhos para as encenações, a partir de textos coletivos vinculados à realidade. “Pensava-se em um problema social e, em seguida, em sua possível solução. Isto gerou uma troca de informações e, claro, nos possibilitou ir além ao trabalho à medida que as discussões avançaram”, salienta o professor.

No ano passado, o colégio implantou algumas disciplinas optativas no currículo e o projeto foi inserido na disciplina de artes cênicas. O trabalho foi centrado, primeiramente, em jogos de socialização e sensibilização e, posteriormente, na criação de encenações pelos alunos. Reunidos em grupos, eles deviam elaborar esquetes sobre os temas enfocados – tais como família e geriatria, – construindo diálogos por meio da improvisação.

De acordo com o professor, os alunos relataram que as aulas de teatro proporcionaram uma maior concentração nos estudos, além de terem facilitado a socialização dos mais tímidos. Alguns alunos que já deixaram a escola continuam na universidade o estudo do tema.

Fonte – Jornal do MEC

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar