A Escola Superior do Instituto Butantan elaborou uma série de jogos educativos, relacionada à saúde pública, visando auxiliar professores da Educação Básica na condução de atividades junto a alunos e comunidade escolar. Cada jogo proposto aborda um tema diferente, como vacinação, imunidade coletiva e contágio de algumas doenças infecciosas, dentre outros. Dessa forma, procura-se contribuir com materiais educativos de fácil utilização e que auxiliem o trabalho em sala de aula, bem como apresentar conceitos e ideias-chave à compreensão de temas que vêm sendo amplamente discutidos na atualidade.
O jogo Imunidade Coletiva tem como objetivo apresentar e discutir conceitos importantes à compreensão da proteção coletiva por meio da vacinação. Tal assunto ganhou destaque no contexto da pandemia de COVID-19, pois a questão da vacina como estratégia individual e coletiva de enfrentamento da doença e a adoção de novas condutas, trouxeram a possibilidade de mudanças nos comportamentos e nas ações individuais e coletivas relacionadas à vida social e à ocupação do espaço público.
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De acordo com os criadores, ele foi elaborado visando auxiliar aos professores na apresentação de aspectos relacionados ao conceito de imunidade coletiva, utilizando a vacina como forma de proteção a agentes infecciosos, para estudantes do Ensino Fundamental. “Compreendemos que professores(as) poderão adequar essa abordagem, de acordo com a faixa etária, o nível escolar e as particularidades relacionadas à sala de aula, dentre outros aspectos”, destacam os realizadores.
O jogo de tabuleiro é composto por 24 peões: os peões roxos representam as pessoas infectadas pelo vírus da gripe, e possuem por objetivo infectar os demais peões; os peões laranjas representam as pessoas que se vacinaram contra uma doença específica, eles não se infectam, mas também não compartilham com os demais peões a sua proteção adquirida; os peões amarelos representam as pessoas não vacinadas e não infectadas, que podem ser infectadas. Os peões podem se movimentar no tabuleiro em qualquer direção, obedecendo a regra de “andar” somente uma casa por jogada.
O jogo foi planejado para simular cenários onde diferentes porcentagens da população estão imunizadas (10%, 50% e 80%), assim, a cada rodada muda-se a configuração das peças iniciais no tabuleiro.