Imunidade coletiva é tema de jogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental

A Escola Superior do Instituto Butantan elaborou uma série de jogos educativos, relacionada à saúde pública, visando auxiliar professores da Educação Básica na condução de atividades junto a alunos e comunidade escolar. Cada jogo proposto aborda um tema diferente, como vacinação, imunidade coletiva e contágio de algumas doenças infecciosas, dentre outros. Dessa forma, procura-se contribuir com materiais educativos de fácil utilização e que auxiliem o trabalho em sala de aula, bem como apresentar conceitos e ideias-chave à compreensão de temas que vêm sendo amplamente discutidos na atualidade.

O jogo Imunidade Coletiva tem como objetivo apresentar e discutir conceitos importantes à compreensão da proteção coletiva por meio da vacinação. Tal assunto ganhou destaque no contexto da pandemia de COVID-19, pois a questão da vacina como estratégia individual e coletiva de enfrentamento da doença e a adoção de novas condutas, trouxeram a possibilidade de mudanças nos comportamentos e nas ações individuais e coletivas relacionadas à vida social e à ocupação do espaço público.

Clique aqui e acesse o jogo de tabuleiro

De acordo com os criadores, ele foi elaborado visando auxiliar aos professores na apresentação de aspectos relacionados ao conceito de imunidade coletiva, utilizando a vacina como forma de proteção a agentes infecciosos, para estudantes do Ensino Fundamental. “Compreendemos que professores(as) poderão adequar essa abordagem, de acordo com a faixa etária, o nível escolar e as particularidades relacionadas à sala de aula, dentre outros aspectos”, destacam os realizadores.

O jogo de tabuleiro é composto por 24 peões: os peões roxos representam as pessoas infectadas pelo vírus da gripe, e possuem por objetivo infectar os demais peões; os peões laranjas representam as pessoas que se vacinaram contra uma doença específica, eles não se infectam, mas também não compartilham com os demais peões a sua proteção adquirida; os peões amarelos representam as pessoas não vacinadas e não infectadas, que podem ser infectadas. Os peões podem se movimentar no tabuleiro em qualquer direção, obedecendo a regra de “andar” somente uma casa por jogada.

O jogo foi planejado para simular cenários onde diferentes porcentagens da população estão imunizadas (10%, 50% e 80%), assim, a cada rodada muda-se a configuração das peças iniciais no tabuleiro.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma