Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Escola Municipal Engenheiro Álvaro Sodré faz uso de paródias e peça teatral para conscientizar estudantes sobre o programa Esse Rio é Meu

Leia o relato de experiência da professora Josiane Luzia Marques e Silva.

Relato de experiência
Professora Josiane Luzia Marques e Silva – Fundamental I
Escola Municipal Engenheiro Álvaro Sodré

A turma 1301 da Escola Municipal Engenheiro Álvaro Sodré, localizada em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio, ao longo deste ano, fez um trabalho interdisciplinar para desenvolver o programa Esse Rio é Meu e apresentá-lo à comunidade escolar. Como ponto de partida, realizamos um registro escrito de nossas experiências prévias sobre o rio: O que eu sei? O que eu quero saber? O que aprendi? Logo após a realização desta tempestade de ideias, fizemos a mobilização das famílias e engajamos todas elas na coleta de água, desde a nascente até a foz do rio em estudo (o Rio Morto) para evidenciarmos a poluição gradativa ao longo do seu leito.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Montamos uma maquete, na qual cada estudante fez a representação de sua moradia, em uma escala bem reduzida, e dispomos sobre ela tendo como referência central o rio estudado. Discutimos sobre as principais causas da poluição deste corpo hídrico e registramos como poderíamos colaborar para a conscientização da comunidade em relação ao descarte de lixo e de esgoto nos rios. Aprendemos sobre fossas sépticas e saneamento básico, com uma linguagem adaptada para a faixa etária. Partiu de uma estudante a explicação sobre Mutirão, pois ela vivencia este tipo de ação no Quilombo onde mora, próximo da nascente do rio. Decidimos que apresentaríamos à comunidade escolar o nosso projeto, através de uma apresentação teatral e de paródias.

A turma, de 29 estudantes, foi então dividida em 7 grupos e cada um apropriou-se de uma canção infantil para montar a sua paródia. Levamos algumas semanas para finalizar essa parte da proposta. Os grupos escreveram suas letras, construíram cartazes e fizemos um bloco de músicas com o tema do projeto. Além das paródias, também tivemos a ideia de realizar uma peça teatral, cujo título levaria o nome do programa. Os estudantes planejaram, escreveram e produziram tudo. De forma coletiva, ajustamos a escrita, ampliamos alguns conceitos e a peça teatral foi redigida.

Em paralelo, iniciamos a confecção do cenário da peça. Utilizamos materiais recicláveis, muita tinta e criatividade. Construímos rochas, peixes, jacarés, algas, chinelos, pneu, esgoto e trouxeram garrafas pet, latas, chinelos velhos e todo tipo de material que eles viram durante a visita que fizeram ao rio com as famílias. Ensaiamos muito para a apresentação! Preparamos todo o cenário e convidamos a escola para assistir ao teatro e as músicas. Foi um momento indescritível. Fizemos uma apresentação para a Educação Infantil e Especial. E outra para o Ensino Fundamental. Posso afirmar que a turma 1301 trabalhou intensamente e plantou uma sementinha de cidadania em todos os corações.

E se enganou quem achou que o trabalho terminou aí. Graças a colaboração de um pai de uma aluna, que é um dos responsáveis pelo projeto Ação Griô no Quilombo Cafundá Astrogilda, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma aula no próprio Quilombo, conhecendo um pouco mais sobre a cultura indígena e africana. Uma experiência sensorial que não sairá mais da memória das nossas crianças.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eliane
Eliane
5 meses atrás

Trabalho primoroso da professora Josiane junto a seus alunos e familiares .

Categorias

Arquivos

Tags