Esse Rio é Meu presente na 3ª edição do Flitabira

Presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo, participou de dois encontros.

Terminou no dia 5 de novembro a 3ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira). O evento, que aconteceu no Centro Histórico de Itabira, em Minas Gerais, teve como tema ‘arte, literatura e correspondências’. Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom e idealizadora do programa Esse Rio é Meu, esteve presente em dois momentos.

No primeiro, teve a oportunidade de conversar com as crianças da rede municipal de Itabira (Escola Municipal Coronel José Batista e Escola Municipal Efigenia Alves Pereira), apresentando a mais nova personagem da Turma do Planeta: Flora, a loba guará. E no segundo, dividiu a apresentação com o cientista político Sérgio Abranches, na mesa Cidade sem Rio.

“Foram duas oportunidades valiosas onde pude reiterar a importância de olharmos para a natureza, para os nossos rios. Infelizmente, a humanidade foi perdendo a capacidade de ler a natureza. A competência de olhar para uma planta, para um rio degradado, e se perguntar: o que posso fazer? O que tenho a ver com isso?”, destacou.

Na roda de conversa com as crianças, Silvana explicou que a personagem Flora foi inspirada na cidade de Itabira, na fauna e flora da região. “A cidade de Itabira é uma grande inspiração e a razão da criação da Flora”, contou, acrescentando que será lançado, em breve, um grande concurso para achar, entre as crianças do município, a voz da personagem. Na ocasião, as crianças se comprometeram a ajudar a Flora na recuperação dos rios de Itapira.

Na mesa Cidade sem Rio, Silvana anunciou a criação do programa Rios Literários que pretende pesquisar, reunir e divulgar os autores – e suas histórias – que envolvem os rios brasileiros. Apresentou detalhes sobre o programa Esse Rio é Meu, explicou que o município do Itabira foi o segundo do país a participar do programa e convidou a professora Marcilene do Patrocínio, do CMEI Dinorah Alvarenga, localizado no Bairro Chapada, para contar como o programa foi desenvolvido na unidade escolar. “Foi um projeto maravilhoso no qual conseguimos conscientizar as crianças e toda a comunidade, chamando a atenção, inclusive, do poder público. Aprendi com as crianças que nunca podemos subestimá-las”, finalizou Marcilene.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma