Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Rodrigo Maia e o seu projeto para Educação

Educação: o que eu quero para minha cidade? Este é o slogan da campanha da revistapontocom.Conheça a proposta e participe. Abaixo, você confere a entrevista concedida pelo candidato Rodrigo Maia à Prefeitura do Rio.

As entrevistas aqui publicadas não traduzem a opinião da revistapontocom. Sua publicação obedece ao propósito de promover o debate da política pública municipal de educação, no Brasil, com ênfase no Rio de Janeiro, e de refletir as diversas tendências de pensamento. O espaço está aberto a todos os interessados em se manifestar.

Por Marcus Tavares

revistapontocom – Como o senhor avalia a qualidade da Educação pública no município do Rio?
Rodrigo Maia – A Educação da Cidade do Rio tem os melhores professores de rede pública do Brasil. São mais de 1000 Escolas com muita tradição e organização. Nos últimos quatro anos, esta rede está enfrentando enormes desafios ligados à privatização da Educação e ao cerceamento do professor de desenvolver seus métodos de ensino.  O processo de privatização da Educação Pública de nossa cidade precisa ser estancada urgentemente.

revistapontocom – Quais são os dez principais desafios da Educação pública municipal do Rio?
Rodrigo Maia – 1º) Universalizar o acesso às creches; 2º) Garantir a Pré Escola para todas as crianças de 4 e 5 anos; 3º) Garantir que todas as crianças de 7 anos estejam lendo e escrevendo; 4º) Criar uma Agenda de Educação Integral; 5º) Ampliar o número de Vilas Olímpicas linkadas às escolas; 6º) Garantir que todos os alunos tenham professores em sala de aula; 7º) Garantir o aumento real [de salário] dos professores anualmente; 8º) Garantir a participação de pais no processo de gestão da Escola; 9º) Implantar o programa Professores da Família; 10º) Garantir que a média do Ideb das escolas, em 2015 seja de seis pontos.

revistapontocom – Se eleito, o que é possível ser feito em curto prazo? Há alguma prioridade?
Rodrigo Maia – É preciso devolver a secretaria de Educação para a gestão dos professores e acabar com a privatização. É preciso transformar o Rio em uma cidade Escola. Temos que garantir a experiência e os conhecimentos dos professores como componente integral da Política Municipal de Educação. Vamos acabar com a privatização e retomar a gestão da secretaria de Educação para o comando de nossos professores.

revistapontocom – O senhor conhece o dia a dia das escolas municipais e de seus professores ou é algo distante de sua realidade?

Rodrigo Maia Conheço de perto. Tenho profunda admiração pelo trabalho dos nossos professores, diretores de escola e servidores de Educação. Como Deputado Federal, há 14 anos, tenho trabalhado muito pela Educação da nossa cidade. A Educação da Cidade é um tema muito próximo na minha atuação política e como cidadão.

revistapontocom – Qual é a proposta de sua campanha para a área da Educação? Existe algum documento? Podemos ter acesso?
Rodrigo Maia Educação é uma das 5 urgências de nosso programa de governo (saúde, Educação, segurança, transporte e mobilidade ). Temos tudo detalhado no site da campanha www.rodrigomaia25.com.br Temos um programa de governo articulado com as metas do milênio. Nosso programa de Educação é uma construção coletiva com professores da rede de ensino que acreditam verdadeiramente no ensino público.

revistapontocom – Se eleito, o que é possível ser feito em curto prazo? Há alguma prioridade?
Rodrigo Maia – Acabar com a privatização da Educação. Garantir que os professores sejam respeitados. Reestabelecer a importância da Multirio e fazer da cidade uma Cidade Escola.

revistapontocom – O que está sendo realizado pela atual gestão da secretaria municipal de Educação que merece ter continuidade? O que é preciso mudar de imediato?
Rodrigo Maia Faremos esta avaliação com a comunidade Escolar. Vamos respeitar a decisão dos professores sobre o que deve continuar e são eles que vão conduzir o processo de mudanças necessárias.

revistapontocom – Pode-se dizer que a Educação será prioridade em seu governo? Como um prefeito pode, de fato, torná-la prioritária entre tantas demandas?
Rodrigo Maia – A Educação é sem dúvida a ação mais importante da Prefeitura e será assim no meu governo.  A Cidade do Rio no meu Governo será uma cidade Escola.

revistapontocom – Por que professores, funcionários, estudantes e suas famílias deveriam votar no senhor para prefeito?
Rodrigo Maia – Porque eu acredito e defendo a Educação pública de qualidade. Porque eu construí o programa de Educação em parceria com professores e sobretudo porque eu respeito a Educação de nossa cidade.

revistapontocom – Se eleito, que perfil de secretário de Educação o senhor buscaria?
Rodrigo Maia – Sem dúvida o Secretário de Educação será um professor de nossa Rede Municipal.

 

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar