Projeto: Jogos Matemáticos
Instituição: Colégio Marista Maria Imaculada
Localização: Canela – Rio Grande do Sul
Durante muitos anos, a Matemática foi considerada um bicho-de-sete-cabeças nas escolas. Para muitos alunos, a disciplina não era apenas difícil, mas também chata. Para contornar a situação, professores começaram a usar a criatividade com o intuito de atrair a atenção dos alunos e conquistar seu gosto pela matéria. Foi o que fez Dionéia Boch de Castilhos, professora do Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela, no Rio Grande do Sul. Ela criou o projeto Jogos Matemáticos, onde propõe desafios aos estudantes e os incentiva a criar novas brincadeiras para aprender.
O projeto vem sendo desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, desde 2005. Segundo a coordenadora do colégio, Liane Ramirez, o jogo tornou-se um instrumento pedagógico para a introdução e fixação de conteúdos matemáticos. Ela explica que o trabalho com jogos tem o objetivo de proporcionar aos alunos um contato mais prático com o componente curricular, desenvolver o raciocínio lógico, a habilidade de cálculo mental e possibilitar a compreensão de conteúdos matemáticos de uma maneira lúdica e prazerosa.
Segundo Dionéia, os jogos utilizados são simples: desde o de botão, para trabalhar números inteiros, ao de baralho. “Também utilizo jogos de varetas, jogos de computador, de tabuleiro. Todos adaptados ao conteúdo trabalhado”, afirma.
A coordenadora conta ainda que os alunos também são incentivados a criarem seus próprios jogos, onde têm total autonomia na invenção de regras. “Precisamos formar estudantes autônomos e criativos, competentes para estudar e pesquisar por si mesmos, visando também às exigências da sociedade e do mercado de trabalho. A Matemática, aprendida de maneira adequada, é útil nas profissões e na formação de cidadãos”, conclui.
Contato – [email protected]