Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O que representa o Orkut para as novas gerações?

As professoras Fernanda Bruno e Regina Viegas falam sobre seus estudos e experiências relacionados ao Orkut

Há cinco anos, a criação do Orkut transformou o dia-a-dia de muitos brasileiros. Fechado inicialmente para um pequeno grupo de vips, o site de relacionamento reúne, atualmente, pessoas de todas as classes sociais e cantos do mundo. Aqui no Brasil, virou febre, inclusive, entre crianças e jovens, embora seu acesso seja impróprio para menores de 18 anos. Febre, por sinal, contagiosa. Hoje, depois do Google, o Orkut é o site mais visitado no país. Estatística que levou a sede da instituição a se mudar da Califórnia para o Brasil, em agosto do ano passado. Afinal, não é para menos, 51,57% dos usuários são brasileiros, cerca de 23 milhões de pessoas.

Conscientes dessa popularidade, alguns educadores vêm pesquisando o assunto. Outros, trazendo, inclusive, as potencialidades do Orkut para a sala de aula. A revistapontocom ouviu duas pesquisadoras sobre o tema. São elas: Fernanda Bruno, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e do Instituto de Psicologia da UFRJ e coordenadora do Núcleo de pesquisa em tecnologias da comunicação, cultura e subjetividade (CiberIDEA); e Regina Viegas, professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-Rio).

As redes de relacionamento, como o Orkut, são um dos focos de estudo de Fernanda e objeto de ensino e aprendizagem de Regina, que vem trabalhando com a ferramenta dentro da sala de aula.

Vale a pena conferir as entrevistas:

Fernanda Bruno

Regina Viegas

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Smemnabecew
13 anos atrás

Thanks for the interesting blog!

fatinha
15 anos atrás

Muito interessante o orkut como ferramenta pedagógica. Sempre defendo a internet nas minhas aulas de TICs mostrando o lado bom, as pesquisas, as informações, os conteúdos pedagógicos como livros e outros. Já uso o orkut como ferramenta educacional desde o ano de 2008, já que é uma febre nacional, por que não ensinar nossos alunos a usá-lo corretamente? No ano passado resolví criar um projeto que tem como tema: São José no orkut educacional e foi um sucesso. Passei a divulgar os projetos da escola em que trabalho ao mesmo tempo aulia o trabalhos dos colegas. Procuro divulgar no orkut links que poderão facilitar as pesquisas, curiosidades, informações, mensagens e outros. Dentro do orkut criei a Comunidade do São josé e lá contém enquetes e fóruns. Também uso o blog como apoio aos projetos desenvolvidos. Viste nosso Orkut :
http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Fátima Silva
Professora Coordenadora do Laboratório de Informática do Colégio São José
Granja-Ceará

pablo alves
pablo alves
15 anos atrás

Sou professor no Espírito Santo e conheço o trabalho da professora Regina Viegas. Foi a primeira vez que vi uma professora utilizar estes recursos virtuais com sabedoria e aproveitando estes recursos de modo racional. Parabenizo a professora pelo trabalho e que esta iniciativa dê muitos frutos. Professor Pablo Alves (ES)

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar