Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O mundo é dos blogs

Professora Raquel Recuero fala sobre o impacto dos blogs no cotidiano. Faça o download do livro Blogs.com, lançado em janeiro deste ano

Raquel Recuero

Por Marcus Tavares

Os dados impressionam: são mais de um bilhão de blogs ativos no mundo. E a conta não para por aí. De acordo com a empresa Technorati, responsável pela indexação de diários virtuais, a cada dia são criados 120 mil novos blogs, em média, 1,4 por segundo. Nessa blogosfera mundial, há de tudo um pouco, desde blogs que assumem o papel de antigos diários de meninas aos que trazem informações diferenciadas e em tempo real.

Uma boa radiografia dessa história está reunida no livro Blogs.com, lançado em janeiro deste ano, na Campus Party. A obra, organizada pelas professoras Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo, apresenta um panorama sobre os blogs no Brasil. O título reúne 12 artigos, divididos em dois capítulos. O primeiro – Blogs: definições, tipologias e metodologias – faz uma análise do objeto blog. O segundo – Usos e apropriações de blogs – estuda a influência da ferramenta em várias áreas, inclusive na Educação. Entre outros textos, a publicação traz um artigo da professora Rosa Meire Carvalho de Oliveira que discute os blogs e a escrita, e um outro, de Rogério Christofoletti, que analisa os blogs como possibilidade de ensino.

O livro pode ser baixado, gratuitamente, aqui

A revistapontocom entrevistou, por e-mail, uma das organizadoras do livro, a jornalista e professora Raquel Recuero, que vem pesquisando as redes sociais e as comunidades virtuais na web. Raquel destaca o fato de os blogs contribuírem para a democratização da informação.

Acompanhe:

revistapontocom – Qual é a utilidade dos blogs nos dias de hoje?
Raquel Recuero
– Os blogs são uma ferramenta que facilita a publicação pelos indivíduos e instituições. Com isso, contribuem para democratizar a informação. As pessoas têm mais acesso a informações e podem também publicar o que quiserem. Isso é positivo porque democratiza um processo que era, na mídia de massa, totalmente concentrado nas mãos de poucos.

revistapontocom – Essas são as principais transformações que os blogs trazem para o cotidiano?
Raquel Recuero
– Sim, os blogs aumentam as informações que estão disponíveis, auxiliam as pessoas a publicar. Mais ideias, posicionamentos e discussões circulam. Nem todas as informações que são publicadas nos blogs são relevantes. Porém, muitas são, como o blogueiro iraquiano que trazia notícias de Bagdá durante a guerra ou os blogs que trazem notícias jornalísticas de localidades que não possuem informativos.

revistapontocom – Blog é assunto de criança, adolescente ou de adulto?
Raquel Recuero
– Acho que aparece em todas as faixas etárias, porém mais entre os adolescentes e jovens.

revistapontocom – A senhora acha que os blogs podem ser utilizados pelos professores?
Raquel Recuero
– Sim, com certeza. Temos vários exemplos disso, tanto entre professores do Ensino Médio quanto do Ensino Superior, no sentido de usar o blog como instrumento de alfabetização digital, de construção e publicação do conhecimento etc. Há vários trabalhos já publicados que relatam experiências do tipo. Eu mesma costumo utilizá-los em sala de aula.

revistapontocom – É possível descrever o perfil do blogueiro brasileiro?
Raquel Recuero
– Essa é uma pergunta complicadíssima. Acho que tem várias faixas etárias com vários tipos de apropriação, não tenho dados a esse respeito.

revistapontocom – Blogs, microblogs, twitter… o que vêm depois?
Raquel Recuero
– Difícil dizer.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
karita
karita
14 anos atrás

Olá, achei mto interessante tanto a entrevista qto o livro sobre blogs. Também sou jornalista e pesquisadora na área de blogs e gostaria de obter o contato da Raquel para conversarmos um pouco. Parabéns pelo trabalho e pela revista (que eu conheci agora, fuçando na net, mas adorei)

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar