Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

planetapontocom comemora cinco anos

São muitas as atribuições da escola dos nossos dias e cada vez mais a comunicação é um dos pilares essenciais para o seu pleno desenvolvimento. Há quinze anos, um grupo de especialistas ligado à área da educação e da própria comunicação vinha pesquisando e produzindo uma série de estudos com vistas à melhoria da qualidade da educação pública brasileira na sociedade da informação. De diferentes formações, lugares e olhares, o grupo se encontrou, fundou e constituiu o planetapontocom.

evento comemora os cinco anos

O objetivo de contribuir para a reformulação da escola pública sob o ponto de vista da comunicação é nobre, mas nem um pouco fácil. Exige pesquisa, estudo, dedicação, investimento e, acima de tudo, profissionais engajados e comprometidos com a proposta.

Em apenas cinco anos, ousamos. Desenvolvemos uma metodologia própria de trabalho que converge e maximiza a mídia em favor das práticas pedagógicas e do cotidiano do universo de professores e alunos. Criamos uma proposta teórica e prática para o conceito de mídiaeducação, que, hoje, se configura em um novo campo de conhecimento da academia e objeto de políticas públicas consequentes.

Em apenas cinco anos, produzimos. De um projeto piloto em uma escola pública do Rio de Janeiro, nossa equipe resgatou a história comunicação, capacitou professores a distância, disseminou informações e conhecimentos com a publicação de livros, implantou cursos e oficinas e desenvolveu conteúdos em diversas mídias.

Em apenas cinco anos, crescemos. Com metodologias e projetos, estabelecemos uma série de importantes parcerias que nos ensinam cada vez mais. Com Unicef, desenvolvemos um projeto de capacitação dos conselheiros escolares. Com o Instituto OI Futuro, o planetapontocom participa da proposta pedagógica de um dos programas mais inovadores do Ensino Médio público do país: NAVE – Núcleo Avançando de Educação. Isso sem falar nos trabalhos em conjunto com o Discovery Channel, IBM, InfoGlobo, BandNews, Escola Viva de São Paulo e editoras Duetto, Segmento e Moderna.

Em apenas cinco anos, aprendemos. Aprendemos com nossos erros e acertos. Aprendemos com nossos parceiros. E, sim, com os nossos principais interlocutores: professores e alunos. Aprendemos também a trabalhar, internamente, com uma equipe multiprofissional num ambiente colaborativo, onde cada integrante é parte de todo o trabalho. Em reuniões semanais, trocamos ideias, sugestões, desafios e questionamentos. O trabalho em equipe é ponto de partida e chegada de todas as ações e frutos do planetapontocom.

Em apenas cinco anos, queremos mais. Acreditamos no trabalho colaborativo e dinâmico. Acreditamos nas alianças assumidas por governos, instituições, escolas e sociedade. Acreditamos na união de forças. E acreditamos na potencialidade da midiaeducação para a constituição de uma escola pública de qualidade, construtiva, autônoma, crítica, consciente e consequente.

Educar é o meio.
Este é o compromisso do planetapontocom

Silvana Gontijo
Idealizadora e coordenadora do planetapontocom

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar