Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Universidade cria jogo interativo e gratuito para sala de aula

Projeto: Città
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Localização: Rio Grande do Sul

A criação de maquetes sempre foi uma atividade divertida e eficaz no ensino. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolveu um sistema que pode tornar esse uso mais tecnológico e atrativo na sala de aula. É o Città, do Projeto Civitas, um jogo elaborado para alunos do 3º e 4º ano de escolas do interior do Rio Grande do Sul, que utiliza software livre.

“O jogo é um programa de computador que permite a construção de ruas e edificações em um plano tridimensional. Posteriormente são agregadas outras funcionalidades, como alertas ecológicos”, explica Daniel Nehme Muller, um dos desenvolvedores. O projeto foi levado para 20 escolas de quatro municípios gaúchos: Sobradinho, Venâncio Aires, Mato Leão e Cruzeiro do Sul.

Uma das usuárias do programa, a professora Fabiana Chagas, diz que o jogo auxilia no desenvolvimento da ética, da cidadania, além da criatividade. “Unimos o lúdico à tecnologia para trabalhar melhor com os alunos. Muitos se sentiam isolados e agora interagem com o restante da turma para administrar as cidades que constroem”, afirma.

Segundo Fabiana, ela não apenas ensina como também aprende muito com os trabalhos e com as reações dos alunos nas atividades “virtuais”. Para a professora, a grande vantagem do desenvolvimento de um software livre está no acesso. “Seria difícil essas crianças terem acesso a esse tipo de atividade. A grande maioria sequer tem computador em casa. Da forma como foi desenvolvido, eles trabalham em conjunto, aprendem e também ensinam”, avalia.

O pesquisador Márcio André Rodrigues Martins trabalha na capacitação dos professores que atuam com o Città. Para ele, o jogo traz novas possibilidades para a educação. “Os educadores podem trabalhar a estética e a filosofia com os alunos na concepção da cidade. Eles aprendem desde cedo a construir conhecimentos voltados para conteúdos científicos, aprendem mais sobre a linguagem tecnológica e trabalham princípios de sustentabilidade”, destaca.

Faça o download do jogo

Conheça a proposta de criação do jogo

Contato – http://www.ufrgs.br/ufrgs/

Fonte – MEC

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bia
Bia
14 anos atrás

Estou maravilhada com o material que encontrei aqui!!! Baixei o Citta e vou sugerí-lo para os professores de minha escola.A proposta de criação é muito clara e objetiva,desvenda desmistifica o uso das mídias!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar