Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O cinema e seus caminhos

Por Patrícia Aguiar Branco de Araujo
Publicitária,  jornalista, roteirista, produtora, diretora multimídia e professora na graduação e pós-graduação de audiovisual na Universidade Estácio de Sá.

Hoje a indústria do cinema sabe que seu grande desafio é a internet. O download digital de filmes e a exibição on line tornaram-se uma realidade que alimenta temores de pirataria generalizada e colapso dos cinemas. Hollywood, porém já superou outros problemas e sabe adaptar-se às novas tecnologias e lucrar com elas.

Ainda é prematuro tentar prever se haverá declínio das produções dos blockbusters ou extinção de mais salas de cinemas, como nas mudanças e consequências ocorridas no cinema com o advento da televisão. O fato é que a rede mundial de computadores terá um repertório infinito, com quase nenhum custo e um público antes inimaginável em toda a história dessa forma de arte.

A questão está em entender quais os caminhos que serão tomados pelo cinema, com a internet cada vez mais popularizada, podemos prever algumas consequências acarretadas, como uma  possível mudança na linguagem dos roteiros e na linguagem cinematográfica, nos planos e na iluminação, no caso do cinema enveredar-se para a produções cada vez mais com conteúdos passíveis de  interatividade.

No que concerne as novas produções, por mais que hajam evoluções tecnológicas, possibilidades olfativas ou gustativas ou ainda no negócio cinematográfico, a característica principal que permanece determinante para o seu sucesso desde seu surgimento,  até hoje, é a  busca obsessiva por boas histórias. Há espaço bastante para o público decidir se irá interagir ou simplesmente assistir passivamente a solução apresentada pelo roteiro.

A internet desponta como o mais promissor ambiente, onde a distribuição e comercialização para o cinema serão facilitadas e mais baratas tanto para o produtor exibidor quanto para o público. Se as limitações técnicas ainda são grandes, com conexões lentas e não disponíveis para todos, não há como negar que no futuro assistir a um filme pela rede será algo habitual e cotidiano, onde junto com o circuito de cinemas e televisões, trará mais possibilidades ao público de acesso as produções cinematográficas. Tenham elas o formato e a linguagem convencional ou interativa.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar