Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O cinema e a interatividade

Por Patrícia Aguiar Branco de Araujo
Publicitária,  jornalista, roteirista, produtora, diretora multimídia e professora na graduação e pós-graduação de audiovisual na Universidade Estácio de Sá.

A questão principal, para as próximas produções cinematográficas, que se apresenta atualmente é quanto ao conteúdo e sua roteirização. Não se trata mais aqui da questão da internet como canal de distribuição, onde a produção e a relação do usuário e o computador não sofrem interferência. Mas, a internet como apenas uma ferramenta a mais no esquema de distribuição dos estúdios, emissoras de TV ou locadores de vídeos e DVDs para com o público consumidor.

No cinema o conceito de novas mídias é aplicado a partir da existência de interatividade com o usuário.  A aplicação da interatividade se dá, com o uso da internet como veículo de comunicação e não apenas como meio de distribuição direta ao consumidor, mas como meio, onde haja troca de mensagens entre seus usuários.

Uma das possibilidades do cinema na internet é contar com o usuário na construção final da obra, quando o autor disponibiliza várias cenas prontas  em um determinado site para que o usuário faça a montagem das cenas. O usuário passa então a ser parte integrante na finalização da obra. Ele se torna um co-autor do produto audiovisual. Quanto as escolhas disponíveis, observa-se que um usuário em muitos casos,  para ser capaz de concretizar a obra no computador é necessário ter conhecimento do funcionamento de programas e softwares para se assistir ao produto. O autor da obra audiovisual tem que ter em mente esse usuário. O questionamento se dá em torno de qual o impacto que esse processo terá no usuário? Certamente não irá terminar com o processo de massificação.

Verifica-se cada vez maior a presença da interatividade no cinema,  na web e na telefonia celular. Essa interatividade acontece não somente por parte do público, mas também das empresas que necessitam comunicar-se com esse público. Quanto ao público de cinema, devemos considerar que são  exigentes e  esperam por qualidade e inovações nas produções cinematográficas, principalmente se exibidas nesse contemporâneo veículo chamado internet.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar