Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O cinema brasileiro contemporâneo e convergência de linguagens

Por Patrícia Aguiar Branco de Araujo
Publicitária,  jornalista, roteirista, produtora, diretora multimídia e professora na graduação e pós-graduação de audiovisual na Universidade Estácio de Sá.}

Analisando a retomada do cinema brasileiro, na década de 1990, no governo de Itamar Franco, vemos claramente, a convergência de linguagens tornando-se uma realidade a partir dessa fase.  As junções das linguagens televisivas e publicitárias trouxeram uma estética nova para a grande tela. Isso ocorreu em parte, devido a falta de trabalho dos diretores de cinema, que com a  extinção da Embrafilme, migraram para a televisão e  para o mercado publicitário. Quando esses profissionais retornaram ao cinema, aplicaram seus conhecimentos com maior acuidade. Essa convergência permanece até hoje  com a aplicação e utilização  de uma estética diferenciada, novos ângulos de câmera, direção de arte trazida de dentro do estúdio, entre outras influências.

No Brasil, a situação ainda é muito precária onde produzir filmes não significa exibi-los. O país que superou o déficit de produção do início da década de 90, tem ainda  problemas na fase de  distribuição do conteúdo audiovisual nacional.

Na web, ainda são muito poucas as possibilidades de acesso a filmografia nacional. Um site ainda pouco conhecido e assistido é o TV Banana que somente veicula curtas e longas-metragens nacionais, realizando ainda festivais online. A programação é gratuita e diária, de 20hs à meia noite, com o conteúdo também cedido gratuitamente pelos realizadores. O site é feito de maneira caseira com as transmissões sendo feitas da sala da casa do idealizador.

Os festivais tem sido incentivadores da convergência de linguagens. No Brasil, ações pontuais como a Zeta Filmes e o Justoaqui, promoveram em setembro de 2008 o Brasil Digital, o 1o. Festival Brasileiro de Cinema na Internet, exibindo 40 trabalhos produzidos entre curtas, animatecs e ficcionais, exclusivamente através da internet. No Brasil muitos outros festivais de menor porte tem surgido, trazendo a possibilidade de conhecimento de um universo onde qualquer um com uma idéia pode fazer um filme até de longa metragem.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar