Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Vencedor do Anima Mundi

Realizado em stop motion, o curta francês “Negative Space (Espaço Negativo)” foi o vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi da edição deste ano. Dirigido por Ru Kuwahata e Max Porter, o filme é uma adaptação do poema homônimo de Ron Koertge. Mostra a vida de um jovem e o relacionamento com seu pai que vive constantemente viajando.

“Um colega nosso postou o poema de Ron no Facebook e nos tocou o humor e a honestidade do texto. O poema traz apenas 150 palavras. Por ser tão mínimo, sentimos que havia espaço suficiente para trazer algo para a história com animação. Ainda assim, foi um ato de equilíbrio difícil de honrar: a simplicidade do texto e trazer algo para ele”, disse Ru em entrevista à revista digital Skwigly.

Nos segundos iniciais, o curta dá uma verdadeira aula de como organizar uma mala perfeita. A maior interação do protagonista com seu pai acontecia em volta de uma muda de roupas e de uma mala vazia, diferentemente da relação de outros meninos que jogam futebol, brincam de carro ou soltam pipa. Seu pai lhe incumbiu a tarefa de arrumar as malas dele sempre que fosse viajar a trabalho. Com uma simples mensagem no celular posteriormente: “perfeita”, o jovem ficava muito feliz.

Entretanto, o dia mais triste do filho foi o velório de seu pai. Onde destacam-se o uso das cores e a frieza do protagonista diante da morte daquele que foi a figura mais importante em seus anos de formação. O final gélido deixa um sentimento melancólico e um espaço vazio feito propositalmente pelos diretores.

O curta-metragem, que utilizou fantoches como uma das técnicas, foi eleito pelo júri profissional e pelos diretores do festival Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, e também venceu o prêmio de Melhor Técnica de Animação. Esse ano o Anima Mundi celebrou o centenário da animação brasileira, reuniu 182 produções entre curtas e longas-metragens.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar