Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

revistapontocom lança campanha ‘O mar começa aqui. O mar começa em ti’ para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos

A organização planetapontocom convida as escolas a trabalharem em prol da conscientização da comunidade escolar e do seu entorno sobre a poluição dos mares e oceanos no dia 08/06, Dia Mundial dos Oceanos, por meio da campanha “O Mar Começa Aqui. O Mar Começa Em Ti”. A proposta é que as escolas com os seus alunos façam uma intervenção artística nas ruas e bueiros próximos as escolas a fim de conscientizar sobre o lixo nas ruas. Cerca de 80% do lixo nos mares são resultado de detritos lançados nas ruas e rios.

Para isso, serão usadas tintas produzidas na própria comunidade escolar a partir de amido de milho, água e corante, evitando o uso de materiais tóxicos ao meio ambiente. O resultado das ações será divulgado nas redes sociais e em uma exposição virtual, promovida pela revistapontocom, que é disponibilizada gratuitamente para professores de todo o país.

A atividade é inspirada no projeto “O mar começa aqui”, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 2020, que mobiliza escolas de diferentes cidades em Portugal na conscientização da conservação de recursos hídricos e todo ecossistema que os engloba (a foto acima mostra uma das experiências em Portugal). Por meio das pinturas de bueiros, os alunos pedem para que as pessoas não joguem lixo, pois o mar aqui começa ali.

“A conscientização sobre a importância de manter as cidades limpas e do impacto que os lixos na rua causam, inclusive nos oceanos, é uma lição de cidadania. Quanto antes as crianças e adolescentes se entenderem como protagonistas das cidades, melhor para o meio ambiente”, acredita Silvana.

planetapontocom
O planetapontocom é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com mais de 20 anos de história e reconhecida pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras testadas e sistematizadas para serem disseminadas e, portanto, passíveis de se tornarem políticas públicas.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar