Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Projeto Semear, no Recife

250 estudantes participam de projeto

No dia 6 de maio, cerca de 250 estudantes da Zona Sul do Recife participaram do Projeto Semear na Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, localizada em Boa Viagem. Eles representaram 46 escolas ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul, no evento promovido pelos alunos das unidades de ensino EREM João Bezerra; EREM Professor Fernando Mota; EREM Santos Dumont; e ETE Cícero Dias. O dia foi de muitas oficinas, palestras, apresentações culturais e depoimentos emocionantes de ex-alunos da Rede. O objetivo do projeto, criado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) em parceria com as GREs, é fortalecer o protagonismo juvenil desses estudantes.

Todo o evento foi elaborado pelos adolescentes, que há cerca de um mês trabalham fortemente na criação de atividades em cima da temática “O futuro pertence aqueles que acreditam nos seus sonhos”. Durante toda amanhã, eles colocaram em prática todas etapas de um grande evento de formação: fizeram desde o cerimonial a oficinas. Já a gestão da escola ficou responsável para dar uma oficina sobre o protagonismo para os gestores de escola.

“Eles (alunos) trabalharam a proposta de disseminar para os colegas de outras escolas o protagonismo juvenil que tanto estimulamos na Rede. Aqui, eles explicaram como atua um jovem protagonista na sua escola, como ele pode colaborar para o melhor funcionamento dela, entre outros atributos que abrem um leque de possibilidades para esse adolescente terem autonomia e se tornarem protagonista da sua própria vida”, explicou Aldineide de Queiroz, gestora da ETE Cícero Dias.

Após assistirem às apresentações culturais e depoimentos de ex-alunos, os protagonistas das escolas convidadas participaram das oficinas sobre identidade e projetos de vida. “Cada unidade de ensino traz quatro estudantes protagonistas para participar do evento, e, posteriormente, eles se tornam multiplicadores de todo o conteúdo dado aqui. Esperamos que eles semeiem esta ideia, pois não é só uma política da Secretaria Estadual de Educação, mas uma prática que eles podem levar para o resto da vida”, contou Martha Lira, gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul.

“Estávamos numa expectativa muito grande desde que fomos informados sobre o Projeto Semear. Chegando aqui, recebi muitas ideias de como ser mais ativa na minha vida, como ajudar nas atividades da minha escola e as pessoas, e como crescer como ser humano. Abracei toda a ideia, aprendi que posso ser alguém melhor em todos os aspectos e que posso praticar tudo isso na sociedade. Agora, vou levar tudo que aprendi para o restante do meu colégio”, disse a estudante Maysa Kelly de Holanda, 14 anos, da EREM Senador Paulo Pessoa Guerra.

Além da GRE Recife Sul, a gerência regional de educação do Agreste Meridional, com sede em Garanhuns, também realizou o Projeto Semear, no sábado.

 

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roan Saraiva
Roan Saraiva
6 anos atrás

Foi um momento lindo de troca!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar