Premiado no ComKids

Por Luanna Tavares

“Aquitã, o indiozinho” foi o grande vencedor da categoria Conteúdos Curtos do Festival Comkids Prix Jeunesse Iberoamericano 2017, realizado na semana passada em São Paulo.  A animação, que faz parte da série Que Medo!, dirigida por Francisco Tadeu, conta a história de um jovem indiozinho que parece não temer os perigos da floresta, mas que, à noite, precisa enfrentar o medo do escuro.

Produzida pela Empresa Municipal de Multimeios (MultiRio), a  produção também conta com uma versão impressa e com recurso interativo da realidade aumentada para “dar vida” ao personagem. O livro, que integra a coleção Que Medo!, pode ser baixado gratuitamente no Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br), basta clicar em Publicações, selecionar Livros e escolher a história. Para ter acesso ao conteúdo interativo, é necessário baixar o aplicativo Aquitã, o indiozinho no Google Play  e posicionar a câmera do smartphone em direção às páginas do livro que possuem um ícone específico no rodapé.

Para conhecer mais sobre o curta, a revistapontocom entrevistou Francisco Tadeu, conhecido como Frata Soares.

Acompanhe:

revistapontocom – Quanto tempo demorou para que o filme ficasse pronto?
Frata Soares – O filme levou cerca de 10 meses para ficar pronto. Não pudemos nos dedicar exclusivamente a ele, pois surgiam novas demandas que tínhamos que atender. Somos 4 pessoas ao todo na equipe.

revistapontocom – Qual a mensagem que você queria passar com a história?
Frata Soares – Auxiliar a criança na compreensão e na capacidade de entender aspectos da vida. Tudo tem a sua finalidade, cabe a nós aprendermos isso.

revistapontocom – Como é fazer filmes para o público infantil?
Frata Soares – É um processo complexo e ao mesmo tempo muito prazeroso. Requer o desenvolvimento de um olhar atencioso e acima de tudo responsável com aquilo que é passado para a criança, nunca desprezando o seu saber e a sua inteligência. Nós aqui da MultiRio, modéstia a parte, somos pioneiros nesse conceito de mídia educativa e ao longo de mais de 23 anos produzimos um acervo inestimável de produtos em várias mídias sempre com essa visão de qualidade e compromisso com as nossas crianças, alunos, professores enfim, de toda sociedade em geral.

revistapontocom – Aquitã morria de medo do escuro e você, quando pequeno, também era assim?
Frata Soares – Sim. Morei numa casa que ficava no final de uma vila que por sua vez, dava para um matagal. À noite, quando minha mãe esquecia de fechar a porta era um pesadelo…

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma