Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Oi Futuro disponibiliza plataforma para apoiar professores e gestores nos desafios da educação remota

Professores e gestores do ensino médio de todo o país podem usar a plataforma para criação de aulas no ambiente digital

O NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa do instituto Oi Futuro, lançou neste mês a plataforma Midia_LAB Digital, voltada para a formação de professores e de gestores para o ensino remoto e híbrido. Educadores das redes públicas de ensino médio de todo o Brasil poderão usar a ferramenta para criação de aulas no ambiente digital.

“O NAVE é um laboratório de experimentação em educação, onde desenvolvemos soluções customizáveis para toda a rede pública. Neste cenário da pandemia, é nosso compromisso compartilhar as experiências do programa para apoiar educadores nos desafios da aprendizagem em mídias digitais” diz Carla Uller, gerente executiva de Educação, Comunicação e Inovação Social do Oi Futuro. “São tutoriais criados de educador para educador, com recursos simples, acessíveis e gratuitos, para produzir com agilidade conteúdos de qualidade e que engajem os alunos”, completa.

Criado a partir da experiência de educadores do programa NAVE, a plataforma Midia_LAB Digital (bit.ly/midialabdigital) apresenta tutoriais, vídeos e exemplos reais de soluções para adaptar conteúdos para os meios digitais. O diferencial da plataforma é trazer cases que mostram como outros educadores utilizaram na prática as ferramentas disponíveis para interagir com os alunos e mediar os processos de ensino e aprendizagem remoto.

Leia entrevista sobre a iniciativa o coordenador de Educação do Oi Futuro, Fábio Meirelles:

Qual o principal objetivo do programa de Educação do Oi Futuro ao disponibilizar a plataforma Midia_LAB Digital para professores e gestores do Ensino Médio de todo o país?
Apoiar educadores nos desafios da aprendizagem remota e híbrida com diferentes estratégias formativas a partir da vivência do NAVE.

Quantos educadores a plataforma Midia_LAB Digital pretende alcançar com essa iniciativa?
A plataforma permite acesso ilimitado e prevê atualizações periódicas. Pretendemos alcançar nas trilhas formativas todos os educadores brasileiros que tiverem interesse com as temáticas ofertadas.

Desde quando existe a plataforma e o que motivou sua criação?
A plataforma foi lançada no dia 15/06/2020. Inicialmente, os vídeos tutoriais e mentorias seriam disponibilizados somente para os educadores dos Naves. Entretanto, com a avaliação positiva da iniciativa e alta demanda de redes e escolas por instrumentos e orientações para o ensino remoto, o Midia_LAB decidiu extrapolar os Naves e expandir seu atendimento, se constituindo como estratégia de disseminação do Programa.

A equipe que propõe e produz os conteúdos é formada por quem?
A equipe é formada por midiaeducadores especialistas em cultura digital e educação midiática dos Naves.

Saiba mais sobre o plataforma: conteúdo é agrupado em trilhas formativas:

•         Videoaulas: Como planejar, produzir e publicar videoaulas de forma simples e atrativa;

•         Ferramentas Google: Como estruturar sua sala de aula virtual, ministrar aulas ao vivo, realizar reuniões virtuais, preparar avaliações digitais, criar playlists com conteúdos diversificados e construir documentos compartilhados;

•         Podcasts: Como desenvolver roteiro e estruturar conteúdo para podcasts. Como utilizar ferramentas gratuitas e simples para produção e edição de áudio;

•         Interatividade: Como criar atividades interativas síncronas ou assíncronas com a turma, estruturar atividades colaborativas, selecionar ferramentas para dinâmicas de interação e abordagens ativas, fomentar a curiosidade e a criatividade com jogos simples.

Sobre o Nave
Com 14 anos de atuação, o NAVE é um programa de inovação em Educação criado pelo Oi Futuro, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, na modalidade ensino médio integrado ao profissional, com foco nas economias criativa e digital. Instaladas no Rio e em Recife, as escolas do programa funcionam como espaços de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas para escolas de todo o país por meio de publicações digitais distribuídas gratuitamente e da formação de mais de 1.000 educadores das redes públicas de 53 municípios do Rio de Janeiro e Pernambuco em cursos sobre uso pedagógico de tecnologias, robótica educacional e midiaeducação.

O Midia_Lab é o laboratório criativo de experimentações em cultura digital do NAVE, presente fisicamente nas duas escolas, com parceria técnica da Baluarte Cultura. Anualmente, o laboratório oferece cursos gratuitos semipresenciais em educação midiática para professores da rede pública.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar