Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Maior evento de tecnologias visuais da America Latina, VFXRio reúne grandes nomes para debater inovação, arte, ciência e o novo normal

Entre os convidados, Chris Evans, autor do projeto IL DIVINO: Capela Sistina de Michelângelo em VR, o coreógrafo Gilles Jobin, que mistura dança e Realidade Virtual em suas apresentações, além de profissionais da ILM, Unity, TV Globo  e outras importantes empresas do setor

No momento em que a realidade mundial estimula a capacidade humana de adaptação e acelera o uso de processos digitais, o VFXRio, maior evento de tecnologias visuais da América Latina, irá reunir, nos dias 26 e 27 de junho, grandes nomes para falar sobre inovação, arte, ciência, resistência e o “novo normal”. Entre os convidados, profissionais da iLM, Unity, TV Globo e outras importantes empresas do setor. Em sua sexta edição, o VFXRio será realizado pela primeira vez de forma on-line, sendo ao vivo e gratuito.

Doze convidados participarão de palestras, painéis e simulações ao vivo durante os dois dias de evento.  “Nosso objetivo é desenvolver o ecossistema de tecnologias visuais, ajudando empresas, governos e a sociedade a alcançar um desenvolvimento social, tecnológico e econômico e sustentável. Estamos empenhados em trazer know-how internacional para o mercado brasileiro e visibilidade para produções brasileiras”, afirma o idealizador do evento, Matteo Moriconi, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual.

Chris Evans, Wes Bunn e Chris Norden, que assinam o projeto IL DIVINO: Capela Sistina de Michelângelo em VR, vão falar sobre o trabalho de digitalização deste que é um dos maiores símbolos do Vaticano atualmente. As etapas do processo criativo, a tecnologia usada e as inovações surgidas durante essa produção também serão pauta da palestra marcada para o dia 26, às 20h, e com uma hora de duração, seguida de perguntas e respostas do público. Em tempos de quarentena, a Capela pode ser visitada remotamente, em 360°, por pessoas de todo o mundo. Será o turismo virtual uma tendência?

Neste mesmo dia, às 11h, será realizado o painel Novo Normal, que trará uma reflexão sobre o que o Covid-19 está impondo para a rotina e método de trabalho, no que se refere à colaboração remota, criação e educação. Participarão deste painel Gabriel Pinto, autor e pesquisador em Criatividade, Futuro do Trabalho e Inovação, e Luiz Velho, diretor do Visgraf Lab IMPA. Cada participante terá dez minutos de apresentação, seguidos de 20 minutos de bate-papo com perguntas feitas pelo público.

Às 14h, o painel Processos Digitais e inovação abordará temas como Modelagem em 3D, Motion, Personagens, Digital Paintings, Pesquisa e Desenvolvimento, Inteligência Artificial e Deep Fake. Haverá ainda neste painel as participações do especialista em tecnologias criativas para desenhos Uno de Oliveira, e do diretor técnico de VFX Pablo Bioni, ambos da TV Globo.

Às 15h30, Kurt Przybilla, afiliado ao Buckminster Fuller Institute, fará uma apresentação sobre os conceitos do BFI no cenário do mundo atual. Profissional de múltiplos talentos, Przybilla produz conteúdo para IMAX, domos projetados e games a partir de ideias alinhadas com pesquisa e desenvolvimento em ciência.

No sábado, dia 27, às 14h é a vez do painel Ciência, Arte e Resistência, cuja pauta é Realidade Virtual, Cenários interativos, Cultura e Dança. Entre os convidados, Gilles Jobin, dançarino, coreógrafo e diretor, que une dança e realidade virtual em suas apresentações premiadas mundialmente, Bruna Berford, supervisora de animação na Penrose Studios, e também da diretora, coreógrafa e bailarina Andrea Jabor.  

Às 15h30, Roger Guyett, diretor de efeitos visuais da ILM (industrial Light and Magic) vai falar sobre sua experiência como supervisor de VFX de Star Wars – A Ascensão de Skywalker (2019). A apresentação será mediada pela supervisora executiva da TV Globo, Lucia Modesto.

Os painéis serão mediados por Matteo Moriconi e Liana Brazil, arquiteta e cofundadora do estúdio experimental Superuber. “O formato on-line expande a audiênciaA tradução acontece em tempo real e permite que pessoas de todo o mundo tenham acesso ao evento, e interajam com os palestrantes. Nesta primeira edição on-line, esperamos também um público internacional que já conhece o VFXRio, mas ainda não teve a oportunidade de vir ao Rio em edições passadas”, destaca Moriconi. “O VFXRio Live é um espaço dinâmico que promove o cluster gravitacional de eventos, ideias inovadoras e novas redes e conexões”, completa. O VFXRio é um festival internacional afiliado à ACM Siggraph e patrocinado pela Intel e Globo.

Simulação ao vivo

Às 17h, Carlos Oliveira, diretor de tecnologia do estúdio SuperUber, apresentará uma performance audiovisual. No Live Coding – Cauã – Código, imagem, som e sinestesia, o código fonte é manipulado ao vivo para construir ambientes sonoros. Em paralelo, equações diferenciais constroem uma complexa teia visual, que reagem aos ambientes sonoros.     

A partir das 18h, a festa de encerramento on-line ficará por conta do DJ Rodrigo Penna, do Bailinho, que vai conectar participantes, dos quatro cantos do planeta, com uma set-list inspirada em filmes e em realidade virtual.   

  • Roger Guyett – diretor de efeitos visuais da ILM (industrial Light and Magic), onde ingressou em 1994. Assinou a supervisão de VFX de Star Wars – A Ascensão de Skywalker(2019). Foi indicado ao Oscar e ao Bafta por seu trabalho no filme Além da Escuridão – Star Trek. Por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban ganhou da Sociedade de Efeitos Visuais o prêmio de Melhores Efeitos Visuais.  Nos anos 90, supervisionou diversos filmes de alto orçamento, como A apresentação será mediada por Lucia Modesto, supervisora executiva da TV Globo.

17h – Simulação Live Code – Cauã – Código, imagem, som e sinestesia

  • Carlos Oliveira – Designer, programador, diretor de tecnologia da SuperUber

18h – After Party, com Rodrigo Penna  – Rodrigo Penna é ator, diretor, produtor musical de espetáculos teatrais, DJ eclético, cronista de impressos e de alguns sites. Com o teatro na veia e histórico de passagens pela tevê e cinema como ator desde a infância, e direção musical de peças premiadas, ele encontrou no hobby como DJ mais uma forma de expressar suas ideias, transformando seu caráter integrador em negócio. O Bailinho, criação de Rodrigo em 2007, nasceu no Rio de Janeiro e foi subvertendo o conceito de festas por quase todo Brasil.

Mais informações e inscrições em:

www.vfxrio.com.br

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar