Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Novas leituras de Harry Potter em e-book gratuito

Produção é assinada por professores da USP.

Que tal revistar a obra de Harry Potter, de J.K. Rowling? Fugindo da crítica tradicional, dez pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) oferecem novas interpretações e formas de interação da obra em um livro digital. Intitulado Harry Potter: caminhos interpretativos, o e-book foi lançado gratuitamente pela Pontes Editores e foi financiado pelo Edital da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, com apoio do Programa Santander Universidades e da Fundação de Apoio à USP (Fusp).

clique aqui e acesse a publicação

A publicação é organizada por Andrea Saad Hossne, professora e pesquisadora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e Beatriz Masson Francisco, que fez mestrado no mesmo departamento com a dissertação Leitores e leituras de Harry Potter. No estudo, Beatriz analisa como os desdobramentos do enredo de Harry Potter, vindo de estratégias de mediação de leitura, foram responsáveis por formar milhões de leitores ao redor do mundo.

Apesar da nova publicação ser dividida em três partes, as organizadoras afirmam que “o leitor do e-book talvez não estranhe uma quase circularidade que essa divisão e a sequência dos textos acaba por imprimir”. E acrescentam: “Se não são poucos aqueles que cresceram aguardando a publicação do livro seguinte, ou a adaptação seguinte de um dos livros já publicados, não serão em menor número aqueles que da tela chegaram aos livros”.

Na primeira parte, os artigos propõem a análise do texto literário de Harry Potter à luz de diversas correntes da crítica e de aproximações com outras áreas e saberes. A identificação do narrador, a construção dos personagens, a formação da maldade e até mesmo uma perspectiva feminista sobre as personagens Hermione e Luna são temas analisados nessa parte do e-book.

Na sequência, os artigos exploram o universo dos leitores, as interações dos fãs da saga no Brasil e na Bélgica e questões relacionadas à autora que perpassam os sete romances. Nesta seção, um dos autores traz um recorte de sua pesquisa de iniciação científica em Teoria Literária sobre a leitura de literatura de fantasia como fármaco por leitores deprimidos, focando nos modos de interação desses leitores com a obra. A última seção do livro, intitulada Para além do texto, contempla um outro aspecto da interação entre a série escrita por J.K. Rowling e instâncias externas a ela, detendo-se nas adaptações cinematográficas da obra.

.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar