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Livro Digital Conectado permite interatividade inédita em publicações on-line

Imagine a cena: numa aula de matemática, alunos de uma classe acessam, pelo celular, um livro didático digital adotado para aquela disciplina. No final do capítulo, realizam, dentro da própria publicação, exercícios sobre o conteúdo que acabou de ser ensinado. As respostas são automaticamente encaminhadas para uma plataforma, na qual o professor consegue avaliar o desempenho e o desenvolvimento de cada estudante e as questões com maior incidência de erros e acertos, entre outras informações. Os jovens, por sua vez, corrigem a atividade em tempo real e ainda interagem com objetos didáticos no livro.

Conheça a plataforma

Essa descrição resume uma das várias possibilidades de aplicação do Livro Digital Conectado, criado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A solução inédita, lançada nesta quarta-feira (6), é baseada em tecnologias web abertas, podendo ser adotada sem qualquer custo por instituições educacionais, ou simplesmente por quem se interessar.

“O usuário terá à sua disposição uma publicação digital no formato aberto ePub e uma plataforma que recebe os dados originados da interação entre leitor e publicação. Na programação do livro digital, é necessário inserir uma codificação disponível nos arquivos do projeto. Essa mesma codificação estará conectada à plataforma. São apenas dois produtos que garantem a interatividade do livro digital”, explica o especialista em desenvolvimento web do Ceweb.br|NIC.br, Reinaldo Ferraz, um dos idealizadores da solução. Segundo ele, todas as funcionalidades já podem ser utilizadas em alguns e-readers mais modernos disponíveis gratuitamente no mercado.

Na avaliação de Ferraz, o grande mérito do projeto é tirar o leitor da passividade. “Com a solução do Ceweb.br, ele passa a interagir com o livro e este com o leitor. A nossa ideia é fomentar a discussão sobre potencial que o livro digital tem”.

O protótipo do projeto foi feito a partir de um exemplar da iniciativa Um Livro Aberto, que produz de forma colaborativa com professores e pesquisadores obras didáticas de matemática, oferecendo os materiais gratuitamente. “Estamos prevendo uma interação via formulário, com os alunos respondendo perguntas. Com base nisso, o professor vai poder avaliar a evolução do estudante, se ele está assimilando o conteúdo ou não. Isso tudo dentro de uma única plataforma em que o livro está inserido. Essa plataforma pode ainda exportar dados para sistemas tipo Learning Management Systems, de gestão educacional. Nosso objetivo é oferecer à sociedade uma ferramenta inclusiva”, explica Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br|NIC.br.

Diniz enfatiza que, além do ambiente escolar, a solução pode ser aplicada em diferentes contextos, de treinamento de empresas – que queiram fazer uma análise de desempenho com base nas respostas dos funcionários a um material específico –, a livros de ficção em que o autor pretenda coletar opiniões dos leitores. Entretanto, ela não está restrita ao uso de formulários para interação. É possível inserir gráficos longitudinais, por exemplo, sobre a evolução da inflação, que são atualizados automaticamente no momento da leitura do texto.

“Temos um potencial de aplicação enorme, cujo limitador será a criatividade”, complementa Reinaldo Ferraz. Para ele, a questão da acessibilidade é outro ponto importante do projeto. “O livro digital começa com a premissa de ser acessível e eliminar barreiras. O leitor poder acessar o livro digital a partir dos mais diversos tipos de dispositivos, como computador, tablet e celular, além de ter a chance de lê-lo em qualquer lugar e de interagir com a publicação. Isso é um ponto para democratização da informação”, ressalta.

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