Em 2021, quando o ensino passou a acontecer de forma remota por causa da pandemia do novo coronavírus, professores de Monte Belo e Juruaia, no interior de Minas Gerais, perceberam um aumento do uso da bicicleta nas cidades e identificaram o potencial do veículo como conteúdo para suas aulas. E não deu outra: a discussão foi levada aos estudantes do Ensino Fundamental. O processo foi tão rico que os docentes resolveram catalogar toda experiência.
Os docentes, que então participavam do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Educação Física do campus Muzambinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, criaram uma publicação virtual com aulas que tratavam de diversos aspectos da bicicleta: a história, os equipamentos de proteção, orientações para aprender a pedalar, benefícios da atividade e a importância do veículo para a saúde, a mobilidade urbana e o meio ambiente.
A publicação intitulada “Pedalando na Educação Física Escolar – o percurso da Escola para a Sociedade” foi aceita pelas secretarias de educação dos municípios e produzido em formato digital e impresso. “Mais de 630 alunos nas duas cidades tiveram acesso ao material”, conta o professor e supervisor do Pibid, Fagner Passos.
Segundo o professor, o conteúdo foi elogiado pelos estudantes e suas famílias. “Os alunos relataram ter aprendido a andar de bicicleta a partir das atividades sugeridas e pediram a continuidade do projeto no retorno às aulas presenciais”. O projeto alcançou também educadores que trabalham com crianças com deficiência. A experiência foi apresentada em congressos e eventos de Educação e três pesquisas estão em andamento pelos beneficiários do Pibid.
O projeto, desenvolvido em parceria com os bolsistas Maria Eduarda Franco Silva, Isabela Lambardozzi Garcia, Miryan Isis Miranda, Alex Vitor de Assis, Luiz Felipe Silva, Iago Oliveira Garroni de Souza e Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão, também chegou à semifinal na 2ª edição do Prêmio Professor Transformador.
“Trazer para a escola, para a aula de Educação Física, um tema tão importante como o uso da bicicleta é uma peça fundamental para discutir não somente o andar de bicicleta e motivar as pessoas a estarem ativas fisicamente, mas possibilitar novos significados e trazer um debate mais próximo das questões sociais”, argumenta Fagner Passos. “Essa intervenção contribuiu para a formação dos bolsistas, no sentido de ampliar a diversidade de conteúdo na Educação Física Escolar e ampliar o seu leque de possibilidades para a área”, acrescenta ele, que defende a criação de políticas públicas para que o incentivo continue nas comunidades e nas escolas.