Bicicleta e educação física escolar em tempos de pandemia inspiram professores

Em 2021, quando o ensino passou a acontecer de forma remota por causa da pandemia do novo coronavírus, professores de Monte Belo e Juruaia, no interior de Minas Gerais, perceberam um aumento do uso da bicicleta nas cidades e identificaram o potencial do veículo como conteúdo para suas aulas. E não deu outra: a discussão foi levada aos estudantes do Ensino Fundamental. O processo foi tão rico que os docentes resolveram catalogar toda experiência.

Os docentes, que então participavam do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Educação Física do campus Muzambinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, criaram uma publicação virtual com aulas que tratavam de diversos aspectos da bicicleta: a história, os equipamentos de proteção, orientações para aprender a pedalar, benefícios da atividade e a importância do veículo para a saúde, a mobilidade urbana e o meio ambiente.

A publicação intitulada “Pedalando na Educação Física Escolar – o percurso da Escola para a Sociedade” foi aceita pelas secretarias de educação dos municípios e produzido em formato digital e impresso. “Mais de 630 alunos nas duas cidades tiveram acesso ao material”, conta o professor e supervisor do Pibid, Fagner Passos.

Segundo o professor, o conteúdo foi elogiado pelos estudantes e suas famílias. “Os alunos relataram ter aprendido a andar de bicicleta a partir das atividades sugeridas e pediram a continuidade do projeto no retorno às aulas presenciais”. O projeto alcançou também educadores que trabalham com crianças com deficiência. A experiência foi apresentada em congressos e eventos de Educação e três pesquisas estão em andamento pelos beneficiários do Pibid.

O projeto, desenvolvido em parceria com os bolsistas Maria Eduarda Franco Silva, Isabela Lambardozzi Garcia, Miryan Isis Miranda, Alex Vitor de Assis, Luiz Felipe Silva, Iago Oliveira Garroni de Souza e Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão, também chegou à semifinal na 2ª edição do Prêmio Professor Transformador.

“Trazer para a escola, para a aula de Educação Física, um tema tão importante como o uso da bicicleta é uma peça fundamental para discutir não somente o andar de bicicleta e motivar as pessoas a estarem ativas fisicamente, mas possibilitar novos significados e trazer um debate mais próximo das questões sociais”, argumenta Fagner Passos. “Essa intervenção contribuiu para a formação dos bolsistas, no sentido de ampliar a diversidade de conteúdo na Educação Física Escolar e ampliar o seu leque de possibilidades para a área”, acrescenta ele, que defende a criação de políticas públicas para que o incentivo continue nas comunidades e nas escolas.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma